3 Dicas Fundamentais para Filmagem com Drone

jovem controlando drone para fazer filmagem

Se você já tem um drone e está enfrentando dificuldade na hora de realizar uma filmagem aérea, ou então está pesquisando para em breve comprar esse equipamento, este texto é perfeito para você. Seja para fazer fotografias aéreas, mas, principalmente, para fazer vídeos de qualidade com Drone é preciso ter uma certa prática. Não se trata de um equipamento de difícil controle, mas até você pegar o jeito pode levar um tempo. 

Para te ajudar a passar por esse processo com mais facilidade e conseguir fazer imagens aéreas impressionantes, separamos 3 dicas fundamentais para filmagem com Drone. Confira! 

1. Planeje o Voo

casal planejando voo de drone

Antes de tudo, pense em qual o resultado desejado e explore o lugar onde você vai realizar o voo. Tenha em mente o principal objetivo da filmagem com Drone, quais locais e ângulos você deseja explorar e quais os possíveis obstáculos que vai enfrentar. Neste momento, não esqueça de checar as condições climáticas e qual o melhor horário do dia para sua produção.

*Assim como outros tipos de filmagem, aproveitar as horas douradas (nascer e pôr do sol) também é um boa dica para conseguir a iluminação ideal. 

A partir de então, tente fazer um mapeamento do local e planejar as suas manobras de voo. Assim você pode prever suas dificuldades e, inclusive, treinar o que deseja filmar antes de realizar. Nesse momento, lembre-se também de fazer um check list antes de colocar seu Drone no ar: o que é indispensável para esta filmagem? Assim você garante que tudo está  em ordem para seu trabalho começar. 

Estes primeiros passos podem parecer óbvios, ou mesmo desnecessários, mas o planejamento é uma das partes mais importantes! Seguindo esta dica, você garante que não será pego de surpresa com imprevistos e que alcançará seu objetivo com mais assertividade.

2. Conheça bem o equipamento

jovem treinando manuseio de drone

Antes de colocar seu Drone no ar, dedique algum tempo para conhecer minuciosamente as configurações do seu equipamento. Leia o manual de instruções ou procure na internet sobre marca e modelo, dependendo do Drone que você escolheu, há muito material online que pode te ajudar a saber TUDO sobre seu equipamento

Explore as possibilidades do seu Drone e aprenda a controlar altitude, velocidade e ângulos de voo. Então separe um tempo para praticar tudo que você aprendeu. Saber pilotar seu Drone bem é a garantia de que conseguirá fazer imagens de qualidade e será capaz de alcançar os objetivos desejados com o equipamento. Por isso não economize tempo nesta modalidade. 

*Uma dica é optar por um local aberto, sem muitos obstáculos, que você já conheça bem para começar o treinamento. Praças e campos de futebol são locais bem indicados. 

Foque primeiro no básico (decolagem, pouso e controle). Depois pratique padrões de voo que serão importantes na hora da sua filmagem com Drone. Você verá que com a prática, cada vez mais estará bem preparado para capturar vídeos com qualidade profissional. 

3. Invista em Pós-Produção 

jovens editando video de drone

Pode ser que de primeira, com seu vídeo bruto, mesmo em uma simples tentativa de teste ou mapeamento aéreo, as imagens não fiquem exatamente da maneira que você gostaria. Neste momento, é essencial que você conheça estratégias de Pós-Produção para aprimorar a qualidade dos seus vídeos e evitar que seu material seja perdido. 

Investir em técnicas de pós-produção e tratamento de imagem também é essencial para que você não dependa do bom tempo e de uma série de outros fatores para alcançar alguns padrões em suas filmagens com Drone

Então uma boa dica é dedicar um tempo para conhecer ferramentas de pós processamento de imagem, nas quais você possa realizar ajustes como correção de lentes, exposição, cor, nitidez, dentre tantos outros efeitos. 

Pesquise também sobre os acessórios para Drone disponíveis no mercado. Muitos deles são de simples instalação, baixo custo e ainda podem aumentar as suas possibilidades na hora de filmar

Onde comprar Drone e acessórios?

Se você ainda está procurando o melhor equipamento para fazer uma filmagem aérea com Drone, encontre as marcas mais prestigiadas do mercado, além de diversas opções em modelos e preços, acessando o site da FUNPro

Sendo uma das primeiras empresas a atuar nesse mercado no Brasil, hoje a FUNPro é um dos principais fornecedores de Drones e acessórios para Drone que você vai encontrar. Trabalhando com importação das melhores e mais variadas marcas, é o parceiro perfeito para  apoiar as aventuras com seu novo veículo aéreo.