4 dicas para escolher a melhor câmera para viagem

Câmeras Sony e GoPro na montanha

Desfrutar intensamente da sua aventura fica muito mais fácil quando se tem uma boa câmera fotográfica para viagem à disposição. É verdade que momentos especiais, acima de tudo, foram feitos para se viver!

Contudo, usar alguns minutos para ajustar as lentes e conseguir o enquadramento perfeito pode intensificar ainda mais a sua experiência! Trata-se de construir lembranças que poderão ser visitadas muitos anos depois.

Na verdade, falando com sinceridade, muitas vezes as fotos conseguem capturar uma beleza que nossos próprios olhos não são capazes de ver. Tudo graças aos avanços tecnológicos incorporados ao mundo das câmeras.

O poder de uma DSLR ou a resistência de uma GoPro permitem explorar um mundo cheio de novos detalhes, perspectivas e cores. Dessa forma, uma experiência que já seria riquíssima, ganha ainda mais valor!

Levar sua melhor câmera para viagem nas suas aventuras, além de todo o brilho que ela adiciona à maneira como registramos a experiência, fornece uma atividade para ser compartilhada com quem estiver com você.

Registrar é Viver

Tirar a melhor foto, ou gravar um vídeo interessante dificilmente são atividades solitárias, mas sim formas de reunir todos em torno de uma arte profundamente humana e envolvente.

3 pessoas em frente a um monumento

Fazer poses, gravar enquanto os amigos interagem à beira da praia, registrar uma festa ou momento de relaxamento são atividades que tendem a nos conectar ainda mais com a experiência e as pessoas da viagem.

Talvez, justamente por causa da diversidade de possibilidades, é que acabamos ficando em dúvida na hora de escolher qual modelo de câmera levar na bagagem. São tantas funcionalidades e fatores para se pensar!

Para te ajudar nesta escolha importante, preparamos uma lista com informações vitais. Queríamos fornecer orientações empolgantes, mas que também fossem realistas, sem esconder os detalhes da discussão.

Logo, aqui estão nossas confissões sobre como escolher e usar a sua câmera para viagem!

Descubra sua Identidade

Mulher tirando foto com uma Canon

Vale muito a pena evitar ir na onda das fotografias com dispositivos profissionais sem antes refletir sobre qual seu próprio estilo audiovisual. Pense sobre a razão de você fazer seus registros.

Muitas pessoas não sabem que podem, por exemplo, conseguir efeitos profissionais usando o celular. Elas acabam comprando câmeras DSLR, e se arrependendo depois.

DSLRs (Digital Single Lens Reflex) são câmeras que oferecem alto grau de qualidade na fotografia, mas servem melhor para pessoas que desejam investir tempo na edição dos registros.

Se você tem vontade de se aprimorar profissionalmente, ou quer elevar o grau de seriedade das suas fotografias, a DSLR é um ótimo começo. Elas são maiores e mais pesadas, mas compensam no resultado.

Para quem é mais casual, só o peso do equipamento pode ser um verdadeiro incômodo, uma vez que ele pode pesar mais de 500 gramas, sem contar possíveis acessórios que você venha a usar!

Estas câmeras exigem um pouco mais de familiaridade para serem usadas, o que torna mais difícil pedir para alguém tirar uma foto para você: nem todo mundo tem o jeitinho com câmeras DSLR.

Por essa razão, pense bem em qual tipo de fotógrafo é você. Se a ideia é se tornar um guru da fotografia.

Câmeras de Ação Oferecem o Equilíbrio

3 mulheres no alto da montanha com uma GoPro

Enquanto as DSLR são as favoritas dos profissionais e, de fato, fornecem um grau mais elevado de detalhamento, certamente não devem ser a primeira escolha para quem busca unir praticidade e qualidade nos registros.

É um mito comum pensar que os registros de uma viagem só serão realmente aproveitados com equipamentos profissionais. Hoje, a tecnologia nos proporciona funcionalidades incríveis em aparelhos mais intuitivos de se usar.

No caso da GoPro, conexão Wi-fi, tecnologia de estabilização e transmissão ao vivo se unem em uma câmera que, além de tudo, é à prova d’água. 

Como dissemos, com certeza você não precisa de um super câmera profissional para ter uma experiência proveitosa. Seu estilo é que influencia na escolha do equipamento!

Câmeras de ação, como a GoPro, oferecem alta resistência e qualidade nas fotos. Ela é bastante resistente à choques mecânicos, ainda mais se você empregar uma boa caixa estanque.

O tamanho reduzido confere grande versatilidade e mobilidade. Isto permite posicionar sua GoPro em lugares que uma câmera comum não poderia nem sonhar em ir para tirar as melhores fotos.

Menina em baixo da Torre Eiffel

Quando o assunto é qualidade da imagem, esta câmera também não decepciona. Fotos em HDR são a marca da GoPro, além do uso de até quatro tipos de lentes e do visor digital, que permite o enquadramento perfeito.

Dessa forma, as câmeras de ação se tornam um verdadeiro exemplo de equilíbrio, combinando praticidade, facilidade no uso, além da qualidade nos registros.

A Melhor Câmera Exige Planejamento

Dizer que é importante ter sua GoPro sempre à mão para uso nas viagens não quer dizer que basta levar a câmera para onde quer que se vá. É preciso pensar na forma como ela será usada.

Por exemplo, qual a utilidade de se levar a câmera e acabar esquecendo as baterias, ou levar baterias descarregadas? Por incrível que pareça, isso pode acontecer se você não se atentar!

Câmera GoPro com seus acessórios

Nada mais frustrante do que descobrir, na hora do uso, que a câmera não está em condições de funcionar. Pior ainda é descobrir que ela está com pouquíssima carga, e que você tem apenas alguns minutos para registrar.

Por essa razão, é indispensável planejar, mesmo que mentalmente, os lugares onde serão feitos os registros. Será um lugar isolado ou um lugar com fontes de energia elétrica disponíveis?

O planejamento pode ir além: pense na vegetação e no clima. Consulte a previsão do tempo para os dias em que você vai viajar, isto ajudará, inclusive, a saber de quais acessórios você pode precisar.

Fazendo este tipo de programação, você pode até mesmo buscar conhecimentos que irão te auxiliar a fazer os melhores registros da viagem.

Imagine que você vai praticar mergulho em uma praia de águas límpidas e calmas, este pode ser o momento ideal para ler um pouco sobre como tirar fotos subaquáticas!

Explore a Criatividade

Por fim, como já falamos aqui no blog, seja um amigo íntimo da sua câmera, conhecendo cada função e efeito que ela oferece na hora de tirar sua fotos e gravar vídeos.

Não deixe para usar sua GoPro apenas por ocasião de viagens ou datas festivas, este comportamento acaba impedindo que você crie um vínculo com o equipamento.

Se você estiver acostumado com sua câmera quando a viagem acontecer, certamente seus registros serão bem melhores. A razão para isso é que você poderá manuseá-la com mais agilidade e efetividade.

Usar bastante sua câmera significa menos tempo perdido ativando funções de maneira errônea, e menos chance de perder momentos únicos por falta de familiaridade com os seus mecanismos.

Agora é só arrumar as malas e partir para mais uma aventura! Não esqueça de registrar tudo e de deixar um comentário, dizendo o que achou deste post. Escreva críticas, sugestões e elogios, adoraríamos te ouvir.