FUNPro explica: 5 dicas sobre como tirar foto sozinha!

Moça loira com chapéu tirando selfie

A evolução das redes sociais revelaram um outro lado das fotografias nesse meio. Agora, com um aspecto mais profissional e cheia de truques, é fácil se pegar analisando poses, ângulos e backgrounds que ofereçam a melhor captura. Mas você realmente sabe como tirar foto sozinha?

Seja para eternizar memórias, ou para simplesmente aproveitar a autoestima em dia um dia relaxante, as fotografias podem revelar um novo lado de quem se auto fotografa. Esse pode ser um exercício de conhecimento e percepção de tudo aquilo que você ama em si mesma, mas na correria do dia a dia não se lembra de admirar. 

E para te mostrar que esse não deve se tornar um momento estressante, a FUNPro separou 5 dicas básicas para pôr em prática e garantir aquela selfie perfeita. Seja em viagens, ou para aproveitar a produção de um dia especial, se lembrar de alguns truques pode ser essencial!

Conheça também 4 dicas para tirar fotos incríveis com seu celular!

3 truques sobre como tirar foto sozinha

Não é segredo para ninguém que as selfies são a nova forma de registrar momentos, e como elas são, normalmente, criadas sozinhas, é necessário alguns truques para garantir a melhor imagem. Como qualquer habilidade desenvolvida, a prática das selfies não deve ser subestimada. 

Então não perca tempo! Prepare seu celular e comece agora mesmo a testar essas 5 dicas:

Mil e um ângulos diferentes:

Moça tirando selfie

Se você o tipo de pessoa que ama se registrar, já conhece aquele ângulo favorito do rosto. Porém, mesmo que esse truque seja o mais prático de todos, não se limite a uma única pose e explore seu rosto de uma forma mais criativa.  

Incline a cabeça para um lado não muito usual, movimente o celular na horizontal ou na vertical de uma forma diferente, ou aposte em poses mais distantes da câmera, onde o rosto é “emoldurado” por seus ombros e colo. 

Também vale a pena brincar com cortes na foto. Que tal quebrar a regrinha dos elementos centralizados? Posicione-se mais à esquerda do quadro ou deite-se em um ângulo diferente com o corpo. Brincar com os cabelos, acessórios e elementos também pode render fotos divertidas, mas lembre-se sempre, a naturalidade é sempre linda!

As câmeras de ação são ótimas para brincar com os ângulos, confira nossas opções!

O cenário e a iluminação podem mudar tudo:

Uma das definições mais simples da fotografia é que ela representa um “desenho com luz e contraste”, e apesar de básico, esse conceito diz muito sobre o elemento fundamental das imagens. A iluminação é capaz de transformar qualquer imagem, e dependendo de como ela se posiciona no momento da foto, diferentes sentimentos podem ser transmitido.

Moça com a luz da janela

A luz natural é sempre a mais indicada quando o assunto é selfie, principalmente se essa fotografia busca evidenciar um aspecto natural e fresh. Uma janela que recebe a luz do sol é sua melhor amiga nessa situação, por isso, explore diferentes poses, sorrisos e ângulos em frente a ela, e deixe a mágica acontecer.

Mesmo que você seja o foco principal dessa imagem, o cenário pode fazer total diferença na harmonia da foto. Busque posicionar-se em um espaço clean, quanto menos informação melhor. A melhor janela da casa fica em frente ao cantinho da bagunça? Arraste alguns móveis ou aposte em um tecido lisinho para um fundo improvisado!

Fotografe tudo, de diferentes formas:

Apesar da selfie ser conhecida como aquela fotografia que destaca o rosto, saiba que ela não precisa contemplar sempre essa parte do corpo. Para alimentar suas redes sociais com mais criatividade, aposte em cliques das mãos, dos pés, detalhes da maquiagem, ou de outros elementos combinados entre si.

Mão na chuva

Para produzir fotos criativas, o mais importante é explorar os elementos que mais façam sentido para você. Você é apaixonada por acessórios? Combine anéis e pulseiras com aquela bolsa poderosa e registre um recorte que evidencia os itens. O pet faz truques fofinhos? Combine alguns brinquedos no chão e registre tudo de um ângulo aconchegante.

O flat lay também é perfeito para registrar detalhes da sua rotina. A técnica consiste em clicar objetos em um ângulo de 90 graus, onde eles podem estar alinhados, ou dispostos em uma bagunça organizada. O mais importante aqui é combinar objetos que expressem sua personalidade e ofereçam uma imagem despojada para compor o feed.

Câmera sony sobre a mesa

Para diferentes ângulos e opções no celular, conheça os filtros e lentes da FUNPro!

Acessórios são seus melhores amigos!

Os acessórios são os melhores amigos para quem ama tirar fotos sozinha. São eles que garantem a praticidade e as possibilidades de capturar com as dicas citadas acima. O bastão de selfie extensor, ou “pau de selfie”, é uma das opções mais essenciais para esse processo, principalmente para fotos externas. Garanta o seu o mais rápido possível!

Para as fotos capturadas em casa, ou em um ambiente mais controlado e tranquilo, nos tripés e monopés são ótimas opções. Com eles, é possível garantir uma variedade melhor de ângulos, já que você ganha versatilidade de posicionamentos, sem perder a qualidade das imagens.

Celular com tripé pendurado no poste

O tripé flexível também é ótimo para estabilizar e garantir imagens sem ruídos, mas essas não são suas únicas vantagens. Com as pernas articuladas, a produção de imagens fica mais versátil e os ângulos podem ser explorados em qualquer lugar que ofereça um suporte, horizontal ou vertical, para ele ser acoplado.

Improvisar também é importante

Mesmo com as dicas básicas, e alguns acessórios, a criatividade continua comandando as fotos tiradas sozinha. Seja em uma imagem do seu rosto, de alguns detalhes do look, ou até mesmo de objetos da casa, saiba que com alguns truques de improviso as fotos podem mudar completamente.

O fundo das imagens é um dos aspectos que mais pedem improviso, por isso, não tenha medo de ousar. Tecidos, papéis, tapetes, lençóis e até mesmo texturas de paredes ou piso podem compor de uma forma divertida e estilosas suas fotos. Porém, não se esqueça de refinar os detalhes para o resultado final não ser poluído de informações.

Seu celular não oferece tanta qualidade na câmera frontal? A câmera traseira é sua aliada nesse momento, e apesar de dificultar um pouco o processo das selfies de rosto, não abra mão de utilizá-la. Aposte nos recursos de lentes, estabilizadores, espelhos de apoio e na criativa para explorar seus recursos!

Tirar fotos sem auxílio de outras pessoas não precisa ser um mistério, você só tem que encontrar um tempinho na agenda para treinar algumas poses e ângulos. Explorar a criatividade com personalidade é o verdadeiro desafio, mas não se assuste, com nossas dicas esse processo vai se tornando cada vez mais natural!

Confira outras dicas aqui no blog FUNPro e não deixe de garantir as principais novidades do mercado no nosso site!