Como fazer Time Lapse: entenda o que é e como fazer! 

Quer aprender a fazer vídeos de encher os olhos? Então, aprenda a fazer time lapse! Esta técnica está presente na fotografia para encantar os espectadores, e digo para você, vídeos em time lapse são tão especiais, capazes de nos fazer ficar de queixo caído.

Pensando nisso, nós pedimos para os nossos especialistas preparar um conteúdo explicando certinho o que é e como fazer time lapse. Além disso, ainda separamos algumas dicas para deixar a produção ainda melhor. Então, vamos aprender?

O que time lapse?

É um longo período de tempo exposto em vídeos curtos, é como filmar um dia de vinte e quatro horas e resumi-lo a um vídeo de 1 minuto.

É uma sequência de mudanças na imagem que a olho nu não percebemos, precisamos de uma câmera gravando a variação para enxergamos os detalhes. Com certeza, você já deve ter assistido a uma fruta madurar ou a uma flor nascer. Ambos exemplos foram feitos usando a técnica de time lapse.

Esta técnica é muito usada em filmes, novelas e séries para mostrar a variação do tempo. Quem não conhece a cena típica da cidade anoitecendo? É um clássico ver os movimentos da cidade, as luzes acendendo aos poucos ou até mesmo o movimento dos carros pelas vias.

Nas redes sociais, onde esse tipo de vídeo é bem comum, até para os amadores é perceptível a quantidade de frames acumulados em apenas um segundo. Considerando tudo isso, nós vamos ensiná-lo a filmar a sua aventura com esta técnica e registrar momentos incríveis! A seguir já temos algumas dicas.

Como aplicar a técnica do time lapse?

Quem te contou que eram apenas algumas fotos está muito enganado. Tem uma fórmula para saber a quantidade exata de imagens para produzir curtas-metragens dignas de Pullitzer.

A fórmula é simples: tempo do evento/quantidade de frame do vídeo.

O resultado desta conta é o valor que você precisa configurar no intervalômetro. Vamos a um exemplo prático:

Imagine o seguinte, você tem uma road trip que dura 4 dias pelas rodovias do Brasil. O objetivo é ter fotos de todos os dias da viagem e transformá-las em um time lapse de 30 segundos.

Dica: para o resultado final ser completo é preciso 30 frames por segundo, logo para um vídeo de 30 segundos, precisamos de 900 frames (30×30=900). Então, é só pegarmos esses dados e colocá-los na nossa fórmula.

Importantíssimo: faça as conversões até chegar em segundos. Portanto, o evento é de 4 dias, quantos segundos temos em 96h? Isso mesmo, 345.600 segundos – muito bem!

Agora, vamos colocar tudo na fórmula:

345.600 (tempo do evento)/ 900 (quantidade de frames do vídeo) = 384 segundos.

A cada 384 segundos é preciso tirar uma foto, ou melhor, 6 minutos e 40 segundos. Viu como fazer as contas não é tão complicado? Agora, é só fazer os cálculos referentes a sua aventura. Para o vídeo ficar mais-que-perfeito nós preparamos algumas dicas. Continue lendo para conferir.

3 dicas fundamentais para time lapse perfeitos

Além de ensinarmos a fazer os cálculos, nós preparamos um checklist com dicas fundamentais para produzir vídeos com qualidade profissional. Sabendo disso, acompanhe a leitura para descobrir quais são:

1. Estabilize a imagem com acessórios

Esta é a dica fundamental! Para que o efeito do time lapse seja completo e perfeito, é preciso que a câmera permaneça parada, desde a primeira foto até a última. Por isso, é essencial usar estabilizadores, fixadores e outros acessórios para mantê-la imóvel durante o período da captura das imagens.

Imagens com borrões, ruídos ou tortas, estragam toda a sequência e tiram a perfeição do resultado final. Pensando assim, invista em acessórios para conseguir produções de cair o queixo.

Para entender ainda mais sobre a importância do estabilizador, leia o conteúdo completo e conheça tudo sobre o assunto.

2. Configure corretamente

A chave para conquistar um bom resultado é configurar corretamente a câmera ou o smartphone. Uma vez que o intervalo entre cada captura seja configurado errado, o resultado final é menor que o esperado. Por isso, faça os cálculos com calma e treine a configuração previamente.

Algumas câmeras e smartphones ainda não possuem essa função, por isso utilize um intervalômetro. Ele é um acessório próprio para produzir conteúdo de time lapse em aparelhos que não dispõem desta técnica.

Outro ponto muito importante é a perspectiva. Faça testes anteriormente na posição da câmera e veja a melhor forma de posicioná-la. Para ajudá-lo, nós temos um conteúdo bem interessante sobre perspectiva em fotos. Confira!

3. Utilize aplicativos de edição próprios

A edição de fotos é uma parte fundamental do vídeo, isso porque ela pode num passe de mágica transformar uma imagem básica em profissional. Se quiser se aprofundar mais nesse assunto, confira os 12 melhores apps e softwares para edição de fotos.

Nesse caso, como a carga de imagens é muito alta, é necessário editar as fotos em aplicativos e softwares potentes. Logo, faça em uma das seguintes opções:
⦁ Lapse It,
⦁ Droid Timelapse,
⦁ iLapse
⦁ Framelapse

Dentre os melhores ainda há quem sem destaca, concorda? Logo, o Lapse It é o aplicativo mais completo para a criação de vídeos deste modelo. Isso porque está disponível para Android e iOS, além de permitir a inserção de filtros e compartilhar as criações direto nas redes sociais.

Os demais também são interessantes, porém o Droid Timelapse não possui versão em português, portanto é um pouco mais complicado realizar os ajustes finos e é apenas para Android. Já o iLapse está disponível apenas para iOS, aliás oferece até opções de mesclagem de imagens.

Em relação ao Framelapse, a sua versão gratuita é muito limitada e cheia de anúncios. Dessa forma, as funcionalidades de troca de câmeras, autofoco e zoom, estão disponíveis apenas para a versão paga.

Extra: Hyperlapse, o Instagram possui o próprio programa de edição de time lapse para seus usuários, o melhor é que consegue estabilizar as imagens e produzir vídeos incríveis.

Gostou do conteúdo? Agora, você que já sabe como produzir vídeos encantadores das suas viagens, já arrume a sua go pro no teto do carro e vamos eternizar essa aventura.

Aproveite para ler o conteúdo sobre as aventuras off road, lá nós listamos tudo o que precisa para uma viagem nas estradas. Vamos?

Nos vemos no próximo post!