Como montar um estúdio fotográfico em 5 passos! Aprenda com a FUNPro!

Trabalhar com fotografia requer muita desenvoltura e criatividade, mas acima de tudo um planejamento bem estruturado. Isso porque, qualquer negócio de qualidade precisa de um desenvolvimento que leve em consideração, inclusive, os equipamentos necessários para que as atividades funcionem. Assim, você sabe como montar um estúdio fotográfico?

O primeiro passo para montar um estúdio é definir bem qual seu público alvo. Ou seja, se você irá trabalhar com casamentos, batizados, etc. Assim será possível determinar quais equipamentos serão necessários, assim como local e estrutura física. Você tem ideia sobre qual segmento deseja atender?

A FUNPro elencou 5 passos fundamentais para iniciar a montagem do seu estúdio, que vão te ajudar a compreender melhor tudo o que envolve o início nesse ramo. Quer ficar por dentro das nossas dicas? Continue a leitura na sequência!

Conheça também nosso conteúdo com técnicas de fotografia para resultados profissionais!

5 passos para iniciar a montagem do seu estúdio fotográfico!

Pensando além dos equipamentos fotográficos, montar um estúdio fotográfico requer – atenção em alguns outros passos muito importantes, justamente para que você consiga realizar todas as atividades que deseja no seu espaço:

1 – Planejamento

Para iniciar o planejamento de um estúdio é preciso estabelecer parâmetros essenciais, tais como o capital que será investido, uma boa equipe de marketing – para delimitar qual será sua identidade visual, assim como outras atribuições relacionadas à publicidade – bem como um nome que ressalte e expresse a personalidade da sua empresa.

Se você já é fotógrafo e está acostumado a fazer o trabalho em áreas externas, é possível que você tenha certa dificuldade de adaptação, tendo em vista que o espaço e a iluminação influenciam muito na qualidade da fotografia!

No entanto, isso não impossibilita que você busque leituras, cursos e mais informações sobre como fotografar em espaços fechados. Basta que você se especialize mais e tenha sempre em mente que atualização é uma necessidade essencial para que seu trabalho se torne único.

2 – Nicho

Perfeito! Agora que você já estruturou seu planejamento, existe um outro aspecto que resolvemos dar maior atenção, já que ele irá determinar muitos outros que ainda estão por vir em nossa lista: o público alvo, ou persona!

Assim, determinar qual nicho sua empresa irá atender é uma etapa muito importante já que é a partir deles que você irá estabelecer toda a estrutura do seu negócio, quais equipamentos precisa adquirir para trabalhar com mais propriedade, e com qual público irá se comunicar.

Como assim? Bem, quando você trabalha com um público como pais e mães, procurando fotógrafos para registro de seus bebês, o atendimento e os acessórios necessários são, em sua maioria, diferentes daqueles utilizados para fotografar casais, por exemplo.

É claro que você pode trabalhar com mais de um nicho, porém tenha sempre em mente que para qualquer um deles a qualidade do serviço deve estar em primeiro lugar, o que ocasionará um aumento no investimento de capital da sua empresa!

3 – Localização

Você já está no ramo de fotografia, mas agora deseja dar um passo e desafiar-se em ambientes internos. Para isso, você precisa encontrar um lugar que comporte seus equipamentos, seja agradável para seus clientes e tenha espaço suficiente para montar o estúdio, correto?

Além da montagem do estúdio em si, é importante que você considere a localização deste espaço, afinal, ele precisa ser de fácil acesso para o seu nicho atual e futuros clientes. Uma localização central ou em bairros que já tenham estabelecimentos semelhantes são ótimas oportunidades, mas uma boa divulgação do espaço também se torna indispensável!

4 – Estrutura

A estrutura física é algo importante também, porém muitos fotógrafos querem começar em espaços amplos e com diversas salas, o que em qualquer início de empresa acaba sendo uma aposta arriscada, considerando que todo começo requer muito investimento de capital, além da busca por clientes novos.

Assim, um estúdio com tamanho suficiente para produção de fotos necessita de uma área mínima de 12m², conforme indicam especialistas. É importante também adicionar ao orçamento um espaço para recepção dos clientes e, caso necessário, uma sala de tratamento das imagens.

5 – Equipamentos

Um dos momentos que certamente você mais estava esperando é a etapa de aquisição de equipamentos. Nesse caso, não precisamos nem dizer que o mais importante deles é uma câmera fotográfica profissional, certo?

Além desse item de extrema necessidade, existem outros – senão igualmente importantes – essenciais para que as suas fotos saiam com qualidade. Para isso, nós trouxemos uma lista com os itens fundamentais para você começar a montar seu estúdio fotográfico:

  • Flashes externos e fotômetros: lembra quando nós falamos da necessidade de delimitar qual tipo de fotografia desejamos fazer? Pois é, aqui você começa a compreender o motivo de termos te alertado disso. Em situações como casamentos e batizados, um flash externo de qualidade é essencial, uma vez que ele ajuda a controlar melhor a luminosidade do ambiente!Além disso, trabalhar com fotômetros é outro aspecto igualmente importante, já que esse tipo de equipamento ajuda a medir a luz do ambiente, bem como as variações de cores que ele possui.

  • Softbox, refletores, tripés, dentre outros: esses equipamentos também são importantes para controle da luz. Softbox e refletores ajudam no melhor controle da luz em cima das imagens, melhorando sua densidade e o foco que precisa, ou não, ser iluminado.Já os tripés são ótimos para garantir uma melhor estabilidade na fotografia, garantindo sustentação ao equipamento nas capturas em movimento ou na precisão de poses mais estáticas.

  • Planos de fundo: ao contrário das fotografias em áreas externas, em estúdios fotográficos é necessário muito mais criatividade, considerando que não há a natureza para fazer o papel de cenário, concorda?Assim, é preciso investir também em planos de fundos com temáticas estratégicas que possam atender com satisfação o seu público. Mais uma vez estamos te alertando sobre a necessidade de definir bem o seu nicho, viu?
  • Acessórios: os acessórios entram para dar uma força a mais na montagem do cenário. Em situações como fotografias para casamento e de recém nascidos, o uso de certos adereços é bastante importante, pois nesse caso o fotógrafo tenta contar uma história com o ambiente!

Começar no ramo da fotografia requer bastante cuidado e planejamento, já que trabalhar com imagem pessoal é algo que pode trazer muito reconhecimento, mas também – quando não é feito com atenção – transtornos e marketing ruim. Por isso, busque sempre ampliar seu conhecimento.

Aqui no blog da FUNPro, nós temos diversos conteúdos sobre o mundo da fotografia, que tal continuar conosco e conferir nosso post sobre conceitos básicos das fotos em RAW? Venha conferir nossas dicas para se tornar um verdadeiro expert no ramo!