8 dicas sobre como tirar fotos a noite com o celular

Mao segurando celular que tira foto de um predio a noite

É tarde da noite de sábado, você está com aquela pessoa especial conversando sobre a vida, observando a lua e as estrelas e, de repente, deseja registrar esse momento, porém a memória inesquecível pode ser ofuscada pela qualidade da foto?

Saber como tirar fotos à noite com celular é essencial nessas horas, pois mesmo sem um equipamento profissional, é possível registrar memórias incríveis como se você tivesse feito uma super produção.

Isso porque com algumas técnicas e acessórios as fotos têm muito mais qualidade. Quer ver? Confira 8 dicas de como atingir a excelência até mesmo durante a noite e comece a mandar bem nas suas fotos noturnas.

Como tirar fotos a noite com o celular: dicas essenciais

mulher tirando foto de predios a noite

Independente do modelo do seu smartphone, existem algumas técnicas e acessórios que te auxiliam para tirar fotos com aspecto profissional. Sim, é possível registrar momentos com qualidade como se você tivesse feito uma preparação digna de estúdio.

No entanto, durante a noite essa tarefa pode ser um pouco mais complicada, afinal a iluminação é reduzida e, assim, as chances de fazer registros perfeitos se tornam mais limitadas. Por isso, aproveite essas dicas:

1 – Mantenha o foco

Depois das 18h a iluminação natural diminui, assim, a cada hora que passa fica ainda mais difícil tirar uma foto que foque no objeto. Por isso, a primeira dica é manter o smartphone estático, assim você tem muito mais chances de ficar satisfeito com o resultado.

celular em um tripe

Porém, se você ainda não se sente seguro o suficiente para deixar o aparelho em uma posição fixa, vale a pena optar por um tripé ou monopé, que são capazes de apoiar o seu smartphone em qualquer lugar.

2 – Flash: use da maneira correta

O flash é o grande herói nos momentos em que você deseja tirar uma boa fotografia em um local escuro. Além disso, esse recurso pode ser posicionado de diferentes formas para eliminar características indesejadas da imagem, como sombras no rosto.

Porém, a melhor maneira de usá-lo é a seguinte: ao fotografar algo de perto, o flash terá um efeito excelente, pois iluminará exatamente o ponto que você fixou, já para lugares amplos ou distantes, é recomendável abrir mão dele e buscar outras formas de iluminar a imagem, com pontos maiores de luz ou na edição digital.

3 – Iluminação artificial

homem em frente a uma luz artificial

Essa é para aqueles que desejam investir um pouco mais para garantir fotos excelentes. A iluminação artificial com os iluminadores de LED é ótima para você atingir uma qualidade mais profissional durante a noite.

Hoje em dia você também encontra acessórios como ring lights com tripé e até mesmo iluminações de mesa. Assim, vale muito a pena para quem fotografa por hobby e até mesmo quem está iniciando no universo da fotografia.

4 – Use os recursos do celular ao seu favor

Cada modelo de smartphone conta com recursos específicos na câmera, por isso, se você ainda não conhece todos os modos que o seu aparelho disponibiliza, vale a pena desbravar todas as possibilidades e, assim, saber o que ele é capaz de fazer.

Alguns deles contam com ajustes de brilho, foco e contraste, o que facilita muito na hora de registrar aquele momento especial sob a luz baixa.

5 – Para viagens: use o bastão de selfie

Os bastões de selfie são acessórios que se popularizaram há alguns anos, e continuam sendo usados até hoje para estabilizar o smartphone e, assim, capturar detalhes incríveis durante a noite.

mulher tirando foto com celular em um bastao de selfie

Com esse tipo de acessório você tem mais autonomia para registrar seus momentos favoritos em viagens. Os bastões oferecem a alternativa de chegar ainda mais perto dos pontos que você deseja focar e de captar cenários maiores, com um número maior de elementos ou pessoas.

6 – Aplicativos para smartphone

Os queridinhos do momento são fundamentais para elevar o nível da qualidade das suas fotos. Alguns deles contam com ferramentas incríveis para aumentar o brilho, equilibrar os tons da foto e diminuir a saturação.

Portanto vale super a pena baixar alguns app como o Adobe Lightroom e o AfterLight para tratar os seus registros noturnos e postar nas redes sociais.

7 – Aproveite o modo HDR do smartphone

Se o seu smartphone conta com o recurso HDR, capaz de balancear as áreas claras e escuras das imagens, você tem ainda mais chances de ter sucesso nas suas fotos noturnas.

pessoa tirando uma foto a noite

Uma dica muito importante para usar essa função é deixar o smartphone parado, pois isso garante uma imagem mais limpa e com uma nitidez impecável.

8 – Cuidado com o zoom

Às vezes é impossível se aproximar dos itens a serem fotografados, não é mesmo? Seja pela prevenção de riscos com a sua integridade física ou até se você não consegue chegar mais perto por causa da sua localização.

Por isso, ao usar o zoom, verifique se o seu aparelho possui a configuração do zoom óptico, que diminui a sensibilidade e dessa forma é mais fácil focar no objeto.

Mesmo com todas essas dicas sobre como aprender a tirar fotos à noite com o celular, ainda é importante praticar bastante. A prática leva a perfeição e a imagens cada vez mais criativas, então continue combinando as dicas da FUNPro com os acessórios certos e desenvolva suas habilidades em medo!.

Então, o que achou deste conteúdo? Deixe um comentário aqui embaixo com a sua dúvida ou opinião, nós da FUNPro teremos o prazer em respondê-lo. Aproveite também e compartilhe esse post com os amigos que precisam de algumas dicas para registrar momentos incríveis à noite.