Fotos em grupo: saiba como capturar cliques incríveis com a galera!

quatro pessoas tirando selfie em grupo nas alturas

Quem nunca esteve em um almoço de família, ou confraternização com os amigos, e presenciou a dificuldade que é tirar fotos em grupo? Pois é! E é sempre uma confusão, pois todo mundo quer uma foto perfeita para as redes sociais, concorda?

É difícil ter que escolher entre a foto que alguém piscou na hora exata, ou não olhou para a câmera, e – ainda pior – saiu com uma reação completamente estranha. Mas calma! Existe solução para isso!

A FUNPro consultou seus especialistas em fotografia e selecionou dicas incríveis, e que dão super certo, para que nunca mais você tenha que perder a paciência tendo que tirar fotos até conseguir que uma fique boa. Continue rolando a página e confira o conteúdo na sequência!

Como tirar fotos em grupo?

É inegável, estar no meio das pessoas é quase sempre motivo de muita alegria, e cliques, é claro! Hoje, como qualquer pessoa pode ter um celular com câmera razoavelmente boa, as fotografias em grupo se tornaram muito mais comuns e fáceis de serem capturadas.

três amigos tirando uma selfie coletiva com acessório para celular

Quer dizer, nem tão fácil assim, não é mesmo? Por mais que a gente invista em um ótimo smartphone, lentes adicionais e até mesmo tripés, às vezes nem mesmo tendo equipamentos tecnológicos e acessórios qualificados é possível conseguir um clique perfeito – em que todo mundo se sinta bonito.

Por isso, muita gente tem procurado maneiras funcionais de coordenar as fotos em grupo. E não é que realmente existem técnicas para esse momento? Fáceis de serem executadas, elas podem ser feitas por qualquer pessoa – inclusive muitas tem resultado digno de fotografias profissionais.

Planejamento, observação do espaço, e poses “espontâneas” levemente coordenadas, são alguns dos truques que nós reunimos para você, que deseja aprender de vez como agradar todo mundo logo na primeira foto!

1 – Planejamento

Por mais que a selfie seja uma fotografia basicamente simples e instantânea, quando feita em grupo é sempre um grande desafio. Uma maneira de deixar a situação mais fácil é planejá-la.

Mesmo em família, é possível considerar algumas coisas naquele momento em que sua mãe fala “filho tira uma selfie de todo mundo?”. Você pode, por exemplo, observar se o local é apropriado para a fotografia, verificar se a distribuição das pessoas está harmônica – lembre-se dos baixinhos, tudo bem? – e escolher a melhor iluminação.

Se você é o fotógrafo oficial da família ou entre seus amigos, conhece mais ou menos o que cada um não gosta na foto. Por isso, pode trocar as pessoas de lugar para conseguir o melhor ângulo de cada um.

2 – Iluminação

A iluminação é a melhor – ou pior – amiga da fotografia. Mesmo com câmeras profissionais, com capacidade de captura incrível, ou até mesmo no caso das câmeras de ação, que são super indicadas para fotografias em movimento, sem uma boa luz fica impossível conseguir o enquadramento perfeito!

De fato, a melhor iluminação ainda é a natural. Claro que você pode investir em um modelo artificial, como os ring lights para celular. Porém, como a intenção é facilitar o clique, uma ótima dica é testar a luminosidade antes de fazer a foto.

três amigas tirando foto segurando taças champanhe com auxilio de acessório

Você mesmo pode averiguar isso com facilidade. Coloque a câmera no modo frontal e gire em 360º graus para encontrar em que ângulo a luz incide melhor. Faça isso somente depois de ter estabelecido o espaço em que será tirada a foto, pois pode ser que a luz mude se você fizer em outro.

Caso a fotografia aconteça durante a noite, aqui mesmo no blog nós temos um conteúdo ótimo que pode te ajudar! Ele aborda técnicas simples e muito acessíveis para tirar fotos noturnas! Dê uma passadinha por lá depois!

Além disso, caso você não tenha um estabilizador para nivelar a foto e precise fazer a foto esticando os braços, essa dica previne que a luz não estoure no seu rosto, criando aquele efeito fantasma, típico de fotos tiradas próximas à face!

3 – Espaço

O espaço é muito importante na fotografia, e não é somente pelo caráter embelezador que ele pode transmitir, mas também quando pensamos em enquadramento. Você já passou por aquela situação em que não cabia todo mundo na foto?

Pois é! É claro que isso também tem a ver com o fato de o braço às vezes não contemplar a distância apropriada para a foto – nesse caso vale a pena investir em um bastão de selfie – mas também em razão do lugar não contemplar todo mundo.

quatro pessoas tirando selfie com a praia ao fundo

Além disso, aquela foto com todo mundo encolhido e espremidos está muito batida! A ideia é usar todo o espaço hábil com poses diferentes, que mostrem a felicidade e descontração do momento!

Por isso, a melhor maneira é organizar para cada pessoa ficar no seu devido lugar. Óbvio que em alguns casos não é possível posicionar todo mundo certinho, com espaço de folga. Mas quando conseguimos, vale a pena pedir para as pessoas fazerem poses mais espontâneas e descontraídas.

4 – Poses

Eis que a gente chega em um momento muito complicado para a maioria das pessoas: o que fazer no momento do clique? Bem, essa dica pode parecer um pouco paradoxal, pois é preciso misturar posturas mais naturais em uma situação planejada.

Mas – com as dicas certas – é possível fazer com que as pessoas pareçam mais descontraídas e em uma pose mais natural. Ao tirar a foto, você pode contar algo engraçado, e no momento exato efetuar o clique.

Cinco pessoas tirando uma foto em grupo com o auxilio de um bastão de selfie

Ainda, é possível pedir para as próprias pessoas encenem alguma atividade, seja conversando, brincando com o cachorro dentre outras coisas. Isso funciona muito quando a fotografia não é do tipo selfie, pois – como não iremos sair na foto – podemos dirigir melhor a imagem.

5 – Comunicação

Finalmente – e pode parecer frase feita – a melhor saída para toda a confusão na fotografia é o diálogo. Converse com as pessoas que irão sair na foto, explique o planejamento e demonstre como de determinada forma o resultado sairá melhor.

Durante o momento da foto, você pode dar comandos e observar detalhes, que podem prejudicar o resultado, antes de efetivar o clique. Além disso, tenha paciência! Para muitas pessoas é difícil ser fotografado por outra pessoa.

Ah, e tenha em mente que mesmo com todas essas informações, até você pegar o jeito leva tempo, então provavelmente você ainda terá que repetir a foto algumas vezes, certo? Além disso, é possível usar um aplicativo de edição para uma ar mais profissional nas fotos. O importante é não desistir e continuar buscando formas de aperfeiçoamento.

Quando o assunto é fotografia, o blog da FUNPro é especialista. Por isso, continue acompanhando nossos conteúdos! Por aqui nós trazemos textos semanais sobre diversos temas do universo fotográfico.

Ah, e por falar em fotos em grupo, que tal você aprender dicas fundamentais para fotografia com celular e acrescentar todo esses conhecimentos nos cliques com a galera? Nos vemos no próximo post.