Como tirar foto em movimento com sua GoPro: 4 dicas essenciais

foto em movimento gopro

Para dominar a arte do registro audiovisual e aprender a como tirar fotos em movimento precisamos primeiro entender algumas características da nossa GoPro, e até mesmo algumas características da nossa sociedade!

Hoje em dia, a palavra que mais define o nosso dia a dia é velocidade. Estamos a todo momento envolvidos com diferentes atividades e ritmos de vida. Seja no trabalho ou no lazer, parece que estamos sempre em movimento.

O diferencial da sua GoPro está exatamente no fato de se adaptar perfeitamente a todo esse movimento. Ela te acompanha em todas as velocidades, sempre garantindo que você consiga registrar os momentos que desejar, com qualidade!

Vamos entender um pouco melhor o que a estrutura do seu equipamento tem de especial para fornecer toda essa superioridade. Caso você ainda esteja refletindo sobre comprar uma GoPro, talvez precise de uma ou cinco boas razões para comprar já a sua câmera!

A Tecnologia a Favor da Arte 

câmera compacta GoPro

Sabemos que tirar fotos e gravar vídeos são atividades muito comuns hoje em dia, mais do que no passado, e nem por isso elas deixam de ser atividades essenciais, que expressam parte importante da nossa maneira de ver e viver o mundo

Existem algumas razões que fazem da GoPro um instrumento muito indicado para quem quer exercitar a arte de capturar fotos e vídeos em movimento:

  • Tamanho: a câmera é um aparelho pequeno com diversas funcionalidades desenvolvidas especialmente para a aventura e fotografia de ação, tais como o modo burst, do qual falaremos mais adiante.
  •   Ângulo: por causa do tamanho, a GoPro pode ser posicionada nos mais diversos ângulos, o que garante que a sua câmera participe de qualquer viagem ou atividade, mesmo nas posições mais inesperadas 
  • Acessórios: a diversidade de acessórios que podem ser usados para refinar ainda mais as capacidades da GoPro vão elevar sua capacidade artística para o primeiro escalão de qualidade! 

Todas os fatos que acabamos de listar são conhecidos de quem já faz parte da família GoPro, e já usa com frequência a sua câmera de ação. Entretanto, como a prática revela, é preciso saber explorar todo o potencial oferecido pela GoPro.

Sobretudo quando a ideia é gravar momentos de ação e movimento constantes, vale a pena se atentar para algumas condutas que ajudam a garantir uma maior qualidade das imagens.

 Dicas Para o Take Perfeito em Movimento

Existem técnicas que, quando seguidas, ajudam a garantir o aproveitamento máximo da sua câmera, mesmo quando você ou o objeto a ser registrado estiverem em movimento intenso. Para te ajudar a seguí-las, aí vão nossas dicas:

  • Invista em Suportes

acessórios GoPro para bike

Os suportes podem ser  usados na cabeça, no peito e até no pulso! O maior benefício destes dispositivos está na estabilidade que proporcionam, além da maior proteção à integridade da câmera.

Sua GoPro pode ser acoplada a um suporte para ganhar muito mais estabilidade nos registros. Isto contribui para evitar o efeito “tremido” que assombra tanto as fotos feitas durante o movimento.

Além disso, o suporte também permite que você possa realizar qualquer atividade livremente , uma vez que você não precisará segurar a câmera. Isto significa mais potencial para realizar manobras e movimentos com ângulos super originais e divertidos!

  • Se Aproveite do Tamanho

Como dissemos, sua GoPro tem um tamanho bem pequeno, o que favorece ser posicionada em lugares inesperados. Isto é importante porque cria possibilidades de fotos totalmente inéditas.

Dessa forma, você pode dar uma boa olhada nos equipamentos que vai levar para a sua viagem e determinar se algum deles oferece um lugar estável para acoplar sua câmera. Por exemplo, se você vai surfar, talvez seja uma boa escolha posicioná-la bem na ponta da prancha.

  • Abuse na Segurança

caixa estanque para GoPro

Sabemos que atividades de movimento e impacto podem oferecer riscos de dano a todos os seus equipamentos, assim como a você mesmo.

Se você está receoso quanto à segurança e integridade da sua GoPro, aposte na prevenção. Usar a caixa estanque é uma ótima escolha para acabar  com as preocupações. 

Este dispositivo, fabricado em acrílico, oferece alto grau de proteção contra a ação de ambientes extremos, como debaixo d’água, além de ser uma barreira excelente para evitar que partículas de sujeira alcancem a câmera.

É muito importante estar tranquilo e confiante quanto à segurança dos seus equipamentos. Realizar seus registros sem as devidas medidas de proteção pode ser altamente estressante, o que irá afetar sua criatividade e a qualidade das fotos.

  • Faça uso do Modo Burst

foto com modo burst GoPro

O modo burst é uma função da GoPro que permite tirar fotos capturando cenas continuamente. Com ele, você não precisa acertar o momento exato da foto, mas consegue tirar diversas fotos em um pequeno espaço de tempo.

Para se ter ideia, hoje as câmeras podem oferecer uma razão de até 10 fotos por segundo! Assim, em três segundos, você terá 30 chances para escolher a foto perfeita. Além disso, o burst permite criar gifs super legais!

Como deu pra perceber, os acessórios são cruciais para elevar ainda mais a qualidade das suas fotos. Se você quer se aprofundar melhor neste tópico, vale a pena conferir nosso post sobre cinco acessórios imperdíveis para usar com a sua GoPro.

E aí, o que achou das nossas dicas? Antes de continuar navegando pelo blog, escreva um comentário pontuando suas impressões, nós gostaríamos muito de saber.