Dica FUNPro: Como tirar fotos profissionais com o celular?

Gravando festa com o celular

O smartphone já faz parte do dia a dia de inúmeras pessoas e não há como ser diferente, afinal, em um único aparelho é possível estudar, trabalhar e garantir inúmeras opções de entretenimento. E quando pensamos no mundo das imagens, a expansão é ainda maior, basta saber como tirar fotos profissionais usando o celular!

As câmeras fotográficas são perfeitas para imagens profissionais, mas costumam exigir um conhecimento bem mais profundo e um investimento maior que os aparelhos, por isso, nem sempre elas são uma opção. Com a ajuda de alguns acessórios para celular, dicas de usabilidade e muita criatividade, é possível garantir imagens incríveis também com o celular.

Está pensando em explorar as funcionalidades da câmera do seu celular, mas não sabe como aprimorar sua capacidade? Sem problemas, a equipe do blog FUNPro separou algumas dicas imperdíveis para te ajudar a usar a câmera do celular para garantir fotos profissionais. Venha conferir!

Confira também nossas dicas sobre como tirar fotos sozinha com o celular!

É possível tirar fotos profissionais com o celular?

A resposta à essa pergunta precisa vir acompanhada de alguns recortes, mas sim, é possível capturar imagens com qualidade apenas com o celular. Para trabalhos profissionais, onde o material é feito com o intuito de ser vendido, as câmeras ainda dominam, mas para uso pessoal, a alternativa é cheia de possibilidades.

Ensaio fotográfico com o celular

Assim como o mundo dos aparelhos eletrônicos têm evoluído e a cada dia nos deparamos com uma nova tecnologia, os celulares e suas câmeras, também acompanham esse ciclo. Com configurações customizáveis, níveis de zoom que não perdem a qualidade da foto, e os aplicativos de edição de imagem, as possibilidades se tornaram infinitas.

E não pense que as fotos profissionais se limitam ao seu feed das redes sociais, se você é um micro empreendedor e deseja melhorar a imagem da sua marca online, não precisa mais investir pesado em equipamentos no início. Um bom celular, combinado a alguns truques e acessórios, já podem destacar o melhor de seus produtos.

Acessórios para melhorar suas fotos profissionais com o celular

Quando o assunto são fotos profissionais com o celular, o segredo de garantir a versatilidade das câmeras na palma da mão, está em usar e abusar de acessórios multifuncionais. São eles que expandem seu horizonte e permitem imagens nada óbvias de diferentes cenários.

Celular na vertical no tripé

Os tripés e monopés são sim seus melhores amigos, por mais ágil que você seja com a câmera do celular, são eles que garantem a qualidade naquele ângulo mais difícil. Para produtos, combine o tripé com alguns papéis e elementos relacionados para compor as fotos com mais informação.

Para fotografar cenários ou pessoas, lembre-se de apostar em tripés ou monopés, que ofereçam mais extensão e mobilidade do suporte. Com essa dinâmica, é possível movimentar a imagem sem exigir muito esforço do modelo e sem correr o risco de perder aquele momento perfeito na natureza.

Assim como tripé é capaz de oferecer versatilidade, os estabilizadores e gimbals estão a seu dispor para se livrar, de uma vez por todas, das fotos tremidas. Esse é o acessório perfeito para imagens em movimento, ou para inspirações mais criativas onde o ângulo da imagem precisa ser mais “mirabolante”.

Os estabilizadores também funcionam muito bem em gravações de vídeos, em pequena escala, como um overview 360° de um produto, ou para imagens com muitas pessoas, onde o cenário é a “estrela” do vídeo.

E por último, mas nem de longe as menos importantes, temos as lentes e filtros para fotografia com celular. Elas são as opções mais versáteis para capturar imagens profissionais com o celular, e com os kits da FUNPro é possível garantir efeitos únicos, como o macro, o olho de peixe, e até mesmo um zoom bem mais elaborado.

Lentes para câmera de celular

Os acessórios de celular para fotografia oferecem inúmeras vantagens, principalmente no aspecto do transporte e manuseio de cada um deles. Com uma câmera de viagem convencional, é necessário um grande espaço para lentes, cabos e tripés, já com os acessórios para celular, uma caixa organizada na bolsa já comporta tudo que você precisa!

4 truques para fotos ainda melhores!

Independente do destino da sua foto, se ela vai ser utilizada para surpreender seus seguidores nas redes sociais ou se vai servir como material para promover um produto na internet, existem alguns truque básicos que, quando complementados com os acessórios certos, podem fazer toda a diferença para a imagem final.

Várias tentativas, inúmeras possibilidades!

Assim como na selfie, é raro a primeira foto já ser a sua favorita, para fotos profissionais com o celular, quanto mais fotos você tirar, maiores são as chances de encontrar aquela em que o momento foi melhor capturado.

Aproveite essa necessidade de mais fotos e misture ângulos diferentes, poses mais fluidas e se dê a oportunidade de ir pensando nas possibilidades conforme os takes mudam no celular. O improviso aqui vale muito a pena, já que ele pode te surpreender com imagens fora do comum, e ainda mais especiais.

Resolução é a chave do negócio!

Mesmo que muitos celulares oferecem resolução em Full HD ou 4K, a opção com menor qualidade normalmente fica condicionada como o padrão da câmera. Apesar dessa funcionalidade evitar uma memória cheia, em menor tempo ela pode prejudicar o aspecto profissional das fotografias.

Antes de começar a clicar, certifique-se de analisar as configurações e encontrar a opção que mais combina com o intuito daquela imagem.

Cenário e criatividade andam juntos!

Pôr-do-Sol na cidade

Mesmo com todos os acessórios e as dicas em mãos, uma foto pode ser completamente perdida se a distância do celular para o objeto fotografado não for a mais correta. Por isso, seja em uma fotografia mais aproximada, ou de um amplo cenário aberto, teste distanciamentos diferentes para capturar o melhor recorte da cena.

O cenário também faz parte do toque profissional nas fotos, e uma harmonia deve ser respeitada para que o foco não seja perdido. Objetos desnecessário não precisam aparecer no enquadramento central, então, não tenha medo de arrastar alguns móveis ou buscar um ângulo alternativo que não destaque os outros turistas ao seu redor.

Não se esqueça da iluminação!

Muitos profissionais da área afirmam que o segredo de uma boa foto profissional está na iluminação. Seja ela difusa, mais noturna, ou limpa como nas primeiras horas do dia, é indispensável pensar nesse aspecto para as fotos com celular.

Moça no mato com Sol ao fundo

A luz natural é sempre a mais indicada, então na hora de pensar seu cenário, busque sempre a luz que entra por uma janela ou porta bem ampla. Luzes artificiais foram necessárias? Lembre-se de brincar com as sombras, e evitar aquela iluminação direta!

Confira outras dicas fáceis para tirar fotos com o celular aqui no blog FUNPro!

Mesmo que a fotografia profissional com celular seja uma realidade, ainda é possível apostar nas dicas e truques da FUNPro, brincar com as configurações do seu aparelho, e garantir imagens incríveis!

Continue acompanhando nosso blog e garanta todos os lançamentos exclusivos da nossa loja online. Até o próximo post!