Como usar a lente macro para celular: guia prático

Expressarmo-nos por meio de fotos e vídeos nos permite criar a extensão do que nós realmente somos e deixar marcado para sempre, seja nas redes sociais, em álbuns ou em galerias, e tudo isso somente é possível graças à evolução da tecnologia que sempre nos surpreende com sua inovação.

Uma dessas inovações é a lente macro para celular, que permite a captação de imagens de pequenos itens e detalhes imperceptíveis a olho nu. Esse acessório se popularizou entre os apaixonados por fotografia por causa da sua funcionalidade e também do excelente custo-benefício, já que é possível encontrar lentes com os mais variados preços.

Com o objetivo de te ajudar a entender o que é uma lente macro e como usar esse acessório nas suas produções, selecionamos as informações mais pertinentes sobre o assunto e trouxemos neste post de maneira prática. Tudo isso a fim de que você tenha total autonomia para escolher a sua e surpreender seus amigos com suas fotos e vídeos.

O que é uma lente macro?

As lentes para celular são criadas com tecnologia voltada para aumentar a qualidade da foto e ainda trazer novas camadas para as produções, por meio de cores, texturas e angulações. A lente macro, por sua vez, é um acessório capaz de permitir que as pessoas façam registros muito próximos do objeto sem prejudicar a qualidade.

Além disso, com a lente macro é possível descobrir um grandioso universo presente em uma gota d’água, na asa de um inseto ou na folha de uma árvore. Tudo isso porque elas têm a capacidade de ampliar a câmera em até 10 vezes (variações podem acontecer para diferentes marcas e modelos), garantindo fotografias suaves e com foco reduzido.

Se você trabalha na área da jóias e bijuterias, pode aproveitar a funcionalidade dessa lente para fotografar os detalhes das peças mais lindas e ter como resultado imagens impressionantes, que realmente sejam capazes de encantar e instigar seus seguidores nas redes sociais da marca.

Uma dica importante para quem deseja fazer registros a nível profissional é utilizar um tripé para evitar borrões, assim você também será capaz de fazer suas produções sem a necessidade de contratar uma equipe inteira. Basta você, sua câmera, a lente macro e um tripé para ter resultados surpreendentes.

Como usar a lente macro?

Usar a lente macro é simples, porém existem algumas dicas importantes que podem te ajudar a garantir fotos ainda melhores. A primeira delas é se atentar ao foco da câmera, tendo em vista que tirar fotos com o foco do aparelho desconfigurado pode prejudicar totalmente o resultado.

Confira nas configurações do seu dispositivo a possibilidade de escolher a funcionalidade “foco” e veja que ao ativá-la, já vai te ajudar nas produções. Além disso, como você conferiu no tópico anterior, ter a câmera estável é essencial para registros mais nítidos e com detalhes de tirar o fôlego.

Por isso, procure uma superfície plana e use um tripé para evitar interferências. A boa iluminação, por sua vez, também é imprescindível para capturar particularidades do objeto.

Dessa forma, procure garantir um flash dedicado ou utilize um acessório de iluminação para favorecer o item fotografado.

Por fim, mas não menos importante, a sensibilidade do fotógrafo é essencial para tirar boas fotos macro. Isso porque é necessário que o profissional tenha muito claro a mensagem que ele deseja passar por meio dos seus registros tão delicados.

Qual a melhor lente macro para celular?

Saber como usar a lente macro para celular é muito importante, porém identificar a melhor opção desse acessório para a sua necessidade também influencia diretamente no resultado que você deseja garantir. Por isso, trouxemos duas das melhores marcas de lentes macro capazes de fornecer aquilo que você precisa nas fotos detalhadas.

A marca Apexel, por exemplo, reconhecida por muitos fotógrafos pela sua qualidade e eficiência, conta com várias opções de lente macro com ampliação 10x, que vêm com um pequeno clip adaptador e a própria lente, assim, é capaz de se adaptar a diferentes modelos de smartphones.

Além disso, essa marca também produz lentes 2 em 1, ou seja, pode ser usada em duas aproximações distintas – basta acoplar ou desacoplar as lentes e começar a fotografar. Uma dica é que se você deseja usar somente a de aproximação 12x, é necessário rosquear a lente para que elas se separem. Utilizando juntas, você garante aproximação em 24x.

A marca Ulanzi também é muito bem indicada pelos profissionais de fotografia. Sendo uma das mais recomendadas, a lente 75mm possibilita tirar fotos a uma distância entre 4 a 7,5 cm do objeto, assim, é ainda mais poderosa, capaz de registrar imagens magníficas.

Sendo produzida com vidro óptico multicamadas (HD), essa lente ainda promove a melhor clareza e um efeito requintado, bem próximo ao nível DSLR. Para instalar no seu dispositivo, é necessário somente inserir o clip de alumínio na lente da câmera e apertar para fixá-la. depois disso, aparafusar a lente e conferir se está centralizada.

Por fim, agora que você conheceu as informações mais importantes sobre as lentes macro, pode dar asas à sua liberdade e começar a enxergar o mundo de uma outra maneira: mais próxima e mais ampla. Aproveite para fazer seus registros fotográficos com mais qualidade utilizando esse acessório e surpreenda seus amigos.

Continue nos acompanhando aqui no blog da FUNPro para conferir novos conteúdos relacionados a câmeras, acessórios e dicas voltadas a esse universo tão vasto e rico que é a fotografia. Toda semana você é capaz de aproveitar um post exclusivo e cheio de novidades que te auxiliarão a se tornar ainda melhor nessa arte.