Já ouviu falar no filtro ND? Descubra aqui para que serve e quando usá-lo!

segurando filtro nd com a mão esquerda e cidade no fundo

Muito antes de termos à nossa disposição os filtros do Instagram ou as ferramentas de edição que o Photoshop, Lightroom e o Snapseed oferecem, os fotógrafos já contavam com os filtros de lentes para as câmeras fotográficas.

Um deles é o Filtro ND — sigla para neutral density — que, mesmo com as facilidades trazidas pelas ferramentas de edição de fotos, continuam populares entre os amantes da fotografia.

Este filtro é utilizado em situações específicas e é um verdadeiro “quebra galho” para os fotógrafos na hora de fazer fotos em ambientes com bastante luz.

Mas, afinal, você já conhece o filtro ND e sabe como e quando usá-lo? Se sua resposta for negativa, acompanhe a leitura: aqui nesse post a FUNPro separou essas e outras informações para te apresentar as fotografias incríveis que podem ser criadas com esse filtro.

O que são os filtros ND?

Os filtros ND são filtros de densidade neutra. Não se confunda: se trata de um filtro físico, que é acoplado à lente da câmera nos momentos de captura de imagens. Sua função principal é diminuir a entrada de luz pelas lentes.

montagem mostrando diferença de foto com e sem filtro nd

Sua atuação é semelhante com a dos óculos escuros: são uma camada opaca, mais escura, que protegem os “olhos” da câmera da luz.

Os filtros podem ser encontrados em diferentes formatos: existem os redondos, que se prendem de forma prática às lentes das câmeras profissionais; os filtros quadrados, também específicos para as câmeras profissionais; e os filtros em formato de acessórios específicos para os celulares, câmeras GoPro e drones.

Quando e como utilizar o filtro de densidade neutra em fotos?

O filtro de densidade neutra é utilizado em situações em que você queira tirar fotos de longa exposição, mas a quantidade de luz é muito grande para isso. Situações em que você precisa trabalhar com grandes aberturas de diafragma e com obturador lento para chegar na imagem que você tem em mente, mas que a luz ambiente não é favorável.

segurando filtro nd redondo com a mão esquerda

Assim, o filtro entra como uma barreira para a luz natural do ambiente, possibilitando capturar imagens que antes não seriam possíveis.

Um bom exemplo de seu uso é para a gravação de time lapses durante o dia: o uso do filtro ND nessa situação permite capturar o movimento dos carros de forma “borradinha”, característica das time lapses.

O filtro é útil também em outras situações que capturam movimento da melhor forma: rios, cachoeiras, pessoas em movimento por exemplo. Nas fotografias com quedas d’água, especificamente, ele permite criar aquele efeito de suavidade no fluxo d’água, dando a aparência de véu.

foto de cachoeira em longa exposição

Existe ainda um tipo específico de Filtro ND: o Filtro ND Graduado. Nele, apenas parte do filtro recebe a cobertura protetora de densidade neutra. Esses são ideais para tirar fotos de paisagens, quando a claridade do ambiente não permite capturar as cores do céu. Com o filtro gradiente, apenas o céu estaria coberto pelo filtro, possibilitando uma foto fantástica!

Passo a passo: como tirar fotos com o filtro ND

Por requerer bastante exposição e um tempo maior de captura, as fotos com o filtro ND podem levar um tempinho para serem capturadas. Agora, imagine levar alguns minutos para tirar a sua foto e só depois perceber erros que deixaram a imagem de um jeito que não era o que você tinha imaginado? Para evitar isso, separamos algumas dicas:

Deixe tudo limpo

Este é um passo básico, mas não custa lembrar: antes de tirar suas fotos, certifique-se de que suas lentes e filtros estão limpos, sem poeiras, marcas de dedos, gotículas de água ou qualquer outro tipo de sujeira que pode atrapalhar suas capturas. E dependendo de onde você vai, limpar seus filtros e lentes no local talvez não seja a melhor escolha. Por isso, a recomendação é limpá-los antes de sair para a captura e levar consigo um lenço de microfibra — ou de outro material recomendado para a limpeza segundo o fabricante de seus equipamentos — para realizar limpezas de última hora caso necessário.

limpando lente da câmera traseira de um iphone preto com paninho laranja

Crie a sua composição

Dependendo da câmera e do tipo de foto que você quer tirar, a captura da imagem com o filtro ND pode tomar algum tempo mais longo que o normal. Por isso, a recomendação é criar suas composições e tirar fotos testes antes de adicionar o filtro à sua lente. Com isso, você poderá definir se a posição da câmera está boa e se a nitidez e a exposição estão da forma que você imaginou para a fotografia.

Prepare a câmera para a longa exposição

Aqui é o momento de colocar sua câmera no manual e setar as configurações necessárias. Anote a abertura e o tempo de captura do obturador da sua última foto, coloque a câmera no modo de longa exposição e insira estes mesmos valores. É preciso também colocar o foco no manual e ajustá-lo conforme sua preferência para a imagem.

Adicione o filtro e tire suas fotos

Enfim, você pode finalmente colocar o filtro de densidade neutra em sua lente e começar a captura das imagens. Cheque se as imagens estão saindo como deveriam e, se necessário, faça os últimos ajustes nas configurações da câmera, principalmente na velocidade do obturador.

colocando filtro nd em gopro

Seguindo estes passos você poderá capturar imagens nítidas, com boa exposição e com um visual fantástico!

Filtro ND para diferentes lentes!

Já estamos acostumados com os filtros de lente para as câmeras profissionais, que são os tradicionais. Mas hoje em dia sabemos que a fotografia não se restringe apenas às câmeras profissionais ou semi-profissionais: outros aparelhos também são capazes de tirar fotos fantásticas!

Por esse motivo, o filtro ND pode ser encontrado em diversos formatos, que se adaptam às diferentes câmeras dos aparelhos.

Os filtros ND para drones possibilitam capturas de imagens dignas de cinemas, com as filmagens nas alturas em dias claros. Pela redução da claridade captada pela câmera, esse filtro possibilitará, por exemplo, captar o azulzinho do céu perfeitamente nos dias mais ensolarados.

colocando filtro nd em lente de câmera de drone

As câmeras GoPro, perfeitas para aventuras, normalmente são utilizadas para capturas de imagens na natureza e com belas paisagens. Por esse motivo, são encontrados também filtros ND que se encaixam às  lentes das câmeras GoPro.

Por fim, não podemos deixar de citar os filtros e acessórios de fotografia para os celulares. Esses aparelhos de certa forma popularizaram e democratizaram a fotografia, já que possibilitaram que muita gente carregue sempre uma câmera no bolso. Com isso, podemos ver também a evolução das câmeras que encontramos nos aparelhos celulares, que permitem cada vez mais configurações de captura de imagens mais profissionais. Por esse motivo, os filtros ND também podem ser utilizados para a captura de grandes imagens até mesmo com os celulares mais comuns.

filtro nd preso com presilha no iphone

E se a sua vibe for começar por equipamentos como estes, que tal conferir nosso post aqui no blog sobre como tirar fotos profissionais com o celular? Lá você confere dicas e truques que podem te ajudar a tirar o melhor do que a câmera do seu celular pode proporcionar!

E quanto aos filtros ND, esperamos que nossas dicas aqui do post tenham te ajudado! Caso tenha dúvidas, fique livre para deixá-las nos comentários abaixo. Nós amamos fotografia, e se você ama também, te convidamos para conferir um pouquinho mais o blog da FUNPro: aqui você confere novidades e dicas de fotografias, assim como esta.

Te vemos no próximo post!