Conceito básico das fotos em RAW: conheça os principais benefícios

câmera profissional

O formato RAW de uma foto ou áudio quer dizer que ela está em seu estado original, ou seja, é possível editá-la sem perder os dados originais, mesmo realizando a edição e reedição por muitas vezes.

Assim, entendemos o porquê muitos profissionais da fotografia usam essa ferramenta para realizar suas fotos, tendo em vista que é possível garantir uma alta resolução e ainda ajustar os defeitos.

Para te ajudar a entender mais sobre esse assunto, preparamos um conteúdo com o conceito básico e também indicamos os principais benefícios para que você comece a tirar suas fotos e gravar seus áudios com mais eficiência e qualidade a partir de hoje.

O que é foto em RAW: conceito básico

camera

Ao definir o conceito de RAW, pode-se dizer que é um formato de arquivo disponível na câmera que permite que as fotos tenham todas as suas informações originais, sem a influência de edições automáticas do aparelho.

Em algumas marcas de câmeras, o RAW está visível com um nome diferenciado, no caso da Canon, é .CR2, já nos modelos da Nikon, .NEF. Já no caso das câmeras GoPro, o formato RAW é disponível apenas no modo de captura de foto e no momento que a faixa dinâmica ampla está inativa.

Se você está começando a trabalhar com fotografia ou tem essa atividade como hobby, saiba que ao usar o arquivo RAW para fazer suas fotos e áudios, você garante ainda mais qualidade na resolução.

Resumindo, um arquivo em RAW é aquele que possui a qualidade original e adequada para receber os ajustes necessários.

Benefícios de tirar foto em RAW

Agora que você já sabe o que é foto em RAW e qual é a sua importância, apresentaremos neste tópico alguns dos principais benefícios ao escolher esse formato na sua câmera fotográfica.

1. Qualidade superior comparada ao formato JPG

fotos com qualidades dferentes

Ao tirar fotos com o formato RAW, você garante todas as influências externas nos registros, diferente do formato JPG, no qual a própria câmera faz os ajustes nas cores e temperaturas. Assim, se você deseja ter a foto original sem a influência de edições automáticas, vale a pena escolher esse formato antes de fotografar.

2. Fidelidade ao cenário e detalhes nítido

Para quem deseja fazer fotos profissionais com riqueza de detalhes, ao utilizar a opção RAW, é possível garantir as cores originais das imagens tendo como resultado uma reprodução fiel do cenário, além disso, conseguirá mexer na nitidez e no grão das imagens sem perder a qualidade. Independente do aplicativo ou programa de edição que você usar, você pode ajustar esses dois com muito mais tranquilidade, do jeito que você preferir.

3. Edite as fotos do seu jeito

imagem sendo editada

Como consequência do tópico anterior, ao escolher a função RAW, você tem seu arquivo original para fazer as alterações que você desejar, quantas vezes achar necessário. Comparado ao formato JPG, em todo momento que você verificar o arquivo para fazer modificações, o registro perderá a qualidade.

4. Maior controle dos níveis, luzes e exposição

Se você já trabalha com a fotografia, sabe que se a foto tiver um alto nível de qualidade, mais possibilidades de fazer ajustes você terá e o formato RAW é um aspecto importante para isso. Afinal, com ele é possível ter um controle maior dos níveis, luzes e exposição da imagem, que referem-se as partes escuras e claras das fotos.

Dessa forma, você pode usar seus equipamentos de iluminação à vontade, ajustando conforme as suas necessidades no momento, pois poderá ajustar o balanço da imagem sempre que possível.

5. Resultado profissional e mais qualidade na impressão

varias fotografias impressas de mulheres

Um dos principais aspectos exigidos por quem contrata um fotógrafo profissional é a qualidade na impressão, afinal, tão importante quanto os momentos registrados, a forma que estão estampados no papel faz toda a diferença nas horas de recordá-los.

Com a possibilidade de identificar a melhor opção que a gráfica necessita para fazer as impressões, ao fotografar em RAW é possível ter ainda mais autonomia nas suas fotografias e conseguir ajustá-las conforme necessário.

Desvantagens ao tirar foto em RAW

camera

Até aqui falamos sobre as vantagens de tirar fotos em RAW, porém, algumas pessoas que têm mais habilidade com a câmera não recomendam esse formato na hora de fazer os cliques.

Como o formato RAW é mais pesado, alguns cartões de memória acabam sendo completados rapidamente e, assim, acaba sendo necessário fazer sua troca várias vezes durante as sessões.

Outra desvantagem desse formato é a grande necessidade de edição das cores da imagem, tendo em vista que as fotos saem cruas, com cores lavadas e apagadas, assim, exige aplicar edições para garantir cores mais vivas.

Além disso, dizem que ao optar por esse formato, as capturas tornam-se mais lentas, porém, isso acaba sendo uma questão específica de cada câmera. Por isso, ao escolher sua câmera profissional, atente-se com suas especificações para não se arrepender depois.

Por fim, sabe-se que nós, apaixonados por fotografia, sempre queremos o melhor resultado em nossas produções, por isso, vale a pena fazer testes usando esse formato e comparar com outros para compreender quais deles mais se adequam com as nossas necessidades.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre esse tema, comente aqui embaixo com a sua pergunta ou até mesmo com sua opinião, nós da FUNPro vamos curtir! Além disso, envie este conteúdo para seus familiares e amigos que, assim como você, desejam estar por dentro dos assuntos relacionados ao universo da fotografia. Até o próximo post!