Light Painting: conheça a técnica de fotografia!

mulher de vestido vermelho fazendo light painting no deserto de noite

A fotografia vai muito além de apenas capturar fotos. Não bastasse eternizar os momentos mais especiais, com uma boa câmera e criatividade é possível criar, experimentar e fazer arte! O light painting, por exemplo, é uma ótima demonstração de como a fotografia e a arte podem se dar muito bem.

Essa é uma técnica capaz de criar imagens incríveis e, também, garantir um momento descontraído na hora de capturá-las brincando com a luz. Seja sozinho ou acompanhado de uma boa galera, se aventurar com esse tipo de fotografia é uma ótima pedida para os amantes de criatividade e fotografia.

É pensando nisso que a FUNPro preparou esse post, em que você poderá conhecer melhor a técnica e saber como aplicá-las nas suas fotos. Vem com a gente:

Brincando com a luz: o que é Light Painting?

light painting escrito love em letras coloridas

Você com certeza já viu uma fotografia no estilo light painting. São aquelas fotos incríveis em que contornos, formas, riscos, palavras, números e o que mais a imaginação permitir são desenhados nas fotos utilizando algum ponto de luz.

Se traduzirmos do inglês, “light painting” pode ser escrito como pintura com a luz. A técnica recebe esse nome pois utilizamos o ponto de luz — seja ele qual for — como um pincel, movendo-o para criar o desenho que quisermos.

Muitos podem se confundir e pensar que esses efeitos são criados digitalmente com ferramentas de edição de imagem, o que é um engano compreensível, mas essas fotos são criadas somente com câmera, luz e nada mais!

mulher de vestido branco fazendo light painting branco no deserto

Essa é, inclusive, uma técnica de fotografia antiga (com seu início datado para a década de 1880!). Mas foi com o advento das câmeras digitais que a sua prática ficou mais facilitada, o que também é totalmente compreensível, não é mesmo?

Então se prepare, pegue sua câmera, sua criatividade, e vamos aprender a utilizar essa técnica na prática!

Aprenda a fazer Light Painting com a FUNPro

Para alcançar o melhor resultado na hora de fazer arte com a luz existem alguns pontos que você deve preparar bem. Configurações da câmera, luzes, cenário… Vem com a gente e entenda:

Preparando o cenário

Aqui as luzes serão protagonistas. São elas que vão, literalmente, brilhar para compor a fotografia. Por isso, o cenário para a captura deve ser escuro! Assim, possibilitamos um espaço em que as luzes recebem o destaque e visibilidade que precisam.

mulher fazendo light painting colorido na sala de casa

O convencional é tirar essas fotografias no período da noite. No entanto, você também pode fazê-las durante o dia, em uma sala ou outro ambiente fechado e escuro. Se você não quiser aparecer na foto e criar aquele efeito, por exemplo, de letras “flutuando” na fotografia, você precisará também de roupas escuras, que vão garantir que fique oculto das lentes.

Ponto de luz

A luz será o seu recurso principal nessa fotografia. E a notícia boa é que existem muuuitas possibilidades aqui. Você pode usar lanternas, flashes, luzes de led, pisca-piscas, chaveiros ou brinquedos luminosos, apontadores de laser, velas, isqueiros e até mesmo brasas de uma esponja de aço.

fazendo light painting no estacionamento

Existem duas possibilidades diferentes de uso das luzes nas fotos com Light Painting. A primeira, e mais comum, é movê-la para criar desenhos. Mas você pode usar a luz também para iluminar uma pessoa, objeto ou qualquer outro elemento da fotografia que você queira em foco. Nessa segunda forma, o objeto passa a ser o foco principal da fotografia.

Configurando a sua câmera

Para capturar as luzes de forma única nas fotografias é preciso mexer em algumas configurações da sua câmera. Velocidade da captura, sensibilidade à luz, abertura do diafragma… Confira abaixo como configurar a câmera para fotos Light Painting:

  • Ajuste o ISO (sensibilidade) para valores baixos, como 50 ou 100;
  • Aumente a velocidade do obturador para valores entre 15 e 30 segundos (vai depender de quanto tempo você precisará para fazer os desenhos com a luz);
  • Deixe a abertura do diafragma em F11, F12 ou o mais próximo disso.

Nas câmeras automáticas, caso não consiga mexer em todas essas configurações, o modo com fogos de artifício deve bastar.

Fazendo a foto

Um ponto importantíssimo que você deve ter em mente é que a câmera deve estar parada no momento de capturar as imagens. Portanto, o ideal é utilizar um tripé ou deixá-la em lugares firmes, em que não sofrerá com nenhum movimento.

homem com light painting de asa e aoréola de anjo

Se preciso, você pode usar o controle remoto da câmera para acionar o disparo da foto ou, ainda, programar o disparo automático.

E aí é só soltar a criatividade! Faça suas fotos, teste, aprenda e aprimore. Assim como muita coisa na vida, você só vai ficar melhor praticando. Provavelmente suas primeiras fotos não ficarão do jeito que esperava, mas é só refazê-las até atingir o resultado desejado. Nesse processo a diversão é garantida, ainda mais se as fotos forem feitas em grupo, confie!

É possível fazer Light Painting com a GoPro?

A resposta é sim!

light painting de carros no trânsito

No caso das câmeras da GoPro, para criar os efeitos de Light Painting você deverá acessar o modo foto de sua câmera e, ali, acessar as configurações. Nas câmeras GoPro existem três tipos de fotos: Single, Continuous e Night. Selecione o modo noturno (night) e, com isso, você terá acesso à outra configuração: a do obturador. Aumente o tempo de abertura do obturador e sua GoPro estará pronta para fazer fotos com o Light Painting.

Bora fotografar então? Solte a criatividade e crie suas artes com a câmera. Ah, e se quiser aprimorar ainda mais na fotografia, que tal conferir nossas 4 dicas de como capturar as melhores imagens com a GoPro?

Se você é apaixonado por fotografia e pela GoPro como a gente, fica aqui no nosso blog! Nós estamos sempre postando dicas como estas. Se sua resposta for sim, nos vemos no próximo post. Até lá e boa sessão de fotos!