Dica FUNPro: como gravar vídeos com o celular?

como gravar videos no celular

 

As principais marcas de smartphone do mundo investem cada vez mais no aprimoramento de configurações em seus aparelhos, e o avanço que costuma ganhar maior destaque são as funcionalidades da câmera. Imagens captadas por eles sempre impressiona, e se você vem se perguntando sobre como começar a gravar vídeos com o celular, saiba que existem alguns truques e dicas que podem te ajudar!

Apesar do conhecimento sobre captação de imagens ser muito amplo e cheio de peculiaridades, se você deseja praticar a filmagem com celular como hobby, alguns truques, acessórios e até mesmo dicas básicas podem te ajudar a evitar erros simples durante todo o processo.

Seja para filmar momentos inesquecíveis de uma viagem especial, para captar nuances do cotidiano, ou até mesmo para começar a criar conteúdo em redes sociais, os vídeos com celular tem um grande potencial de qualidade e praticidade. Confira as dicas da FUNPro e comece a filmar hoje mesmo!

Conheça também as principais dicas sobre fotografia de viagem aqui no blog FUNPro!

Gravar vídeos no celular: comece com as configurações!

O primeiro passo para começar a realizar filmagens com o celular é garantir que a opção disponível seja capaz de atender algumas exigências e configurações que melhorem essa experiência. Não se engane, pois você não precisa ter em mãos o último lançamento em tecnologia, a ideia aqui é tirar o melhor das funcionalidades disponíveis!

configurando camera do celular

Apesar dos megapixels transformarem a realidade dos fatos, é importante se manter atento a esse aspecto. Uma câmera com 13 megapixels, por exemplo, oferece mais resolução do que uma de 8, e se você busca uma imagem de maior qualidade, esse é um fator essencial.

Porém, um fator ainda mais importante para a qualidade dos vídeos é a resolução, que até pode ser confundido com o megapixel, mas tem uma finalidade completamente voltada para vídeos. O mercado atual já disponibiliza aparelhos que filmam em HD (720p), Full HD (1080p) até mesmo Ultra HD (4K), mas não se apegue somente a essas características.

Quando o assunto é a resolução, nem sempre a mais potente é a que vai ser melhor utilizada no dia a dia. Para vídeos caseiros profissionais, o Full HD já da conta do recado, principalmente se ele for combinado a outros fatores, como iluminação e acessórios extras para captação de som.

Outra funcionalidade que também é bem particular aos vídeos é o zoom do celular, que pode ser óptico ou digital. Quando o zoom digital, que já vem no software interno do aparelho, não da conta das aproximações desejadas em um take, é hora de aplicar ainda mais potencial com as lentes de zoom óptico, que são vendidas separadamente, mas indispensáveis para quem deseja garantir qualidade em seus vídeos.

ajustes na camera do celular

Existem outras configurações que também podem proporcionar diferentes experiências, como dual camera ou slow motion. Porém, não se deixe limitar por configurações, afinal, a melhor forma de começar a gravar vídeos para o celular é apontar a câmera e apertar o play!

Equipamentos e acessórios: um kit de filmagem profissional!

Apesar das configurações citadas acima desempenharem um papel muito importante na praticidade e no processo de filmagem com o celular, são os acessórios que transformam a experiência e os recursos de uma forma profissional.

Tripés e monopés: estabilidade nas gravações

tripe para celular

O primeiro acessório que se torna indispensável se você pretende gravar vídeos para as redes sociais, como o Youtube, em imagens caseiras, ou até mesmo para sua empresa, são os tripé e monopés. Eles são indispensáveis para garantir filmagens com foco e evitar problemas desequilíbrio ou falta de proporção no quadro captado.

Para estabilizar os vídeos com o tripé é necessário apoiá-lo em uma superfície, e com o auxílio de objetos, ou de um amigo, organizar a imagem que aparece no visor do celular. O monopé funciona de uma forma bem semelhante, mas com ele, é necessário controlar os níveis da imagem com as próprias mãos – uma excelente opção para viagens.

Os estabilizadores oferecem a capacidade de gravar imagens em movimento, como trilhas, shows ou até mesmo no fundo do mar, sem o apoio de uma superfície plana. Outra vantagem incrível desse item é girar em torno do próprio eixo, permitindo assim diferentes formas de explorar os ângulos e possibilidades de uma imagem.

Filtros e lentes para captar melhor

Já comentamos sobre elas por aqui, e temos inclusive um post inteiro sobre como melhorar as imagens do seu celular com as lentes, mas vamos precisar mencioná-las mais uma vez pois, quando o assunto são os vídeos, elas realmente são indispensável.

lente para celular

Com funcionalidades de zoom, captação macro, teleobjetiva e até fisheye, as lentes para celular são um marco na captação de vídeos, por isso, elas são perfeitas para gravar detalhes mais aproximados, paisagens exuberantes ou até mesmo um bate papo descontraído. Não abra mão de um kit bem completo na sua coleção!

Os filtros também devem fazer parte desse combo, principalmente se o foco é transmitir todas as nuances de ambientes ao ar livre. Para filmar a natureza com o celular, filtros como o ND auxiliam no processo de suavizar as cores e transmitir a imagem mais próxima do real possível.

Acessórios extra para profissionalizar seus vídeos com o celular

Lentes, filtros e tripés são alternativas universais, que se adaptam e oferecem seu potencial para diferentes objetivos nos vídeos com celular. Porém, é importante garantir itens que se adaptem a necessidades mais específicas e promovam qualidade na sua captação.

 

acessorio para celular

Microfones são um ótimo exemplo de acessório extra que transforma a experiência de gravar e editar um vídeo. Confiar apenas no gravador de áudio do celular pode causar diversos problemas de volume baixo, ruídos e até mesmo cortes na gravação, o que complica, e muito, o processo de pós produção.

Quer registrar cada detalhe de uma passeio incrível? Seja na natureza, em um país completamente novo ou na vizinhança da sua casa, o Power Back disponibiliza cargas extras e é indispensável para evitar que a bateria do celular acabe com todos os takes e cenários que poderiam fazer parte dessa gravação.

Dicas de filmagem e edição com o celular

Acessórios e configurações são muito importantes, mas para gravar vídeos com o celular de uma forma mais profissional, os truques básicos são indispensáveis. Afinal, de nada adianta ter os materiais de melhor qualidade, sem um olhar treinado para utilizá-los na prática!

Antes de apertar o play, certifique-se de as lentes do celular estão limpas e sem nenhuma obstrução de pode acontecer em algumas capinhas. Perceba também, em casos onde a filmagem vai acontecer sem o auxílio de um tripé, onde fica a saída de áudio, pois se ele for importante para aquele vídeo, você não poderá posicionar a mão nesse local.

capturando videos com celular

Pense também na orientação que o vídeo será exibido. Imagens para Youtube, feed do Instagram, ou até mesmo para uma apresentação em TV ficam melhores no sentido horizontal, já para os stories ou para aplicações específicas, a filmagem na vertical é liberada.

iluminação é sempre uma fator a ser pensado, então planeje os takes para que ela jogue sempre à favor da intenção daquele vídeo. Sempre que possível, utilize a luz natural dos ambientes, mas tomadas externas, evite os horários de pico, onde os raios solares oferecem sombras muito intensas. Normalmente eles acontecem próximos ao meio dia.

O processo de edição também pode ser otimizado nas filmagens com o celular, principalmente se você planejar direitinho cada cena e seguir alguns passos: estabeleça uma ordem lógica dos arquivos, retire o início ou o final com imagens de testes, aposte nos aplicativos para adicionar bordas, letreiros de introdução, mudanças de cor e escolha uma trilha que combine com o clima das imagens.

Essas dicas podem ser aplicadas a qualquer tipo de smartphone, não se limite a começar a somente quando tiver em mãos as opções de última geração. Como já comentamos lá no início do post, existem sim algumas configurações que auxiliam nesse processo, mas elas podem ser adaptadas com muita criatividade e uma dose extra de curiosidade para aprender sempre mais!

Aqui no blog da FUNPro temos uma categoria exclusiva com dicas sobre fotografia e filmagem com o celular. Não deixe de conferi-las e nos vemos no próximo post!