Como funciona a GoPro: 6 dicas incríveis para iniciantes!

homem segurando um gopro

A GoPro é uma das câmeras mais procuradas quando a intenção é registrar momentos únicos de aventura e descontração! Com uma resolução sensacional, ela é capaz de fazer fotos e filmes sem igual, o que garante que suas memórias estejam sempre vivas e possíveis de serem revisitadas!

No entanto, muitas pessoas compram a câmera, mas não sabem como usá-la! Por isso, é importante descobrir como ela funciona, justamente para usar todas as funcionalidades e explorar seu lado criativo! Pensando nisso, nós da FUNPro trouxemos um conteúdo todo projetado para iniciantes no uso da GoPro!

Quer saber como fazer imagens e filmagens em alta resolução e que capture a essência do radicalismo vivido no momento? Fica com a gente e confira nossas 6 dicas de como usar a GoPro para iniciantes!

Saiba mais: Você comprou a sua GoPro para usar com drone, mas também está começando nessa arte? Leia nosso conteúdo sobre qual o melhor drone para iniciantes!

6 dicas de como usar a GoPro e arrasar nas fotos!

A GoPro é uma empresa especialista em equipamentos para registro de momentos radicais e de aventuras. Nick Woodman, CEO e fundador da GoPro, antes de ser um grande empresário, era um surfista visionário, que teve a brilhante ideia de pensar em uma câmera resistente o suficiente para capturar os momentos nas ondas.

E assim nasceu uma das mais resistentes e aperfeiçoadas câmeras do mercado! Uma câmera digital e pedaços de roupas velhas de mergulho foram o suficiente para dar vida a ideia de elaborar um equipamento que se tornaria o que hoje conhecemos por uma câmera GoPro.

Saiba mais: Interessado em aprender a fotografar também no período noturno? Confira nosso post sobre 8 dicas sobre como tirar fotos à noite com o celular.

Mas a questão agora é compreender como usar a GoPro sendo um iniciante entusiasta na arte dos registros radicais! Por isso, confira nossas 6 dicas importantíssimas para aprender definitivamente como usar uma das mais incríveis câmeras do mercado!

1 – Lente

A GoPro possui uma lente bastante interessante. Como ela é grande e angular, pode parecer difícil se adaptar ao modelo, contudo, uma dica interessante é aproximar o objeto principal da fotografia da lente da câmera. Isso garante um design fotográfico bastante inovador e moderno.

Além disso, a lente protege contra sujeira, poeira e riscos, e – em alguns casos – pode ser facilmente removida, não havendo necessidade de usar ferramentas. Outro aspecto interessante, é que a lente é projetada para não sofrer interferência na fotografia tirada debaixo da água!

2 – Ângulos

O mais curioso da GoPro é que ela é uma câmera portátil, com um design pequeno e versátil. Isso ajuda muito quando a intenção é projetar uma fotografia em diferentes ângulos. Por isso, explorar os diversos posicionamentos da sua câmera é tão legal, já que é isso que deixa as fotos com uma aparência tão única!

Por isso, seja criativo e invista em novos ângulos! Explore as diferentes funcionalidades do zoom in e zoom out para garantir novas perspectivas e imagens fora do comum!

Saiba mais: Entenda o motivo de usar lentes em seu celular com o nosso conteúdo sobre Lente para câmera de celular: por que usar e qual escolher?

3 – Selfies

Para fazer selfies icônicas, o segredo é usar o time lapse e programar o tempo necessário para que todos tenham encontrado o melhor jeito de se posicionar! Além disso, vale a pena investir em um “pau de selfie”, ou em modelos estabilizadores e gimbals.

Caso você queira tirar uma foto que pegue grande parte da paisagem, ou ainda com toda a galera reunida, mas não quer que apareça o gimbal, é legal fazer uso de tripés. Assim, você posiciona sua câmera em um lugar plano do jeito que achar melhor e – pronto! – é só fazer a pose!

4 – Vídeos

A GoPro pensou em tudo, inclusive em funcionalidades modernas, tecnológicas e práticas para aqueles que compraram a câmera com intenção de fazer vídeos com o charme aventureiro dos esportes radicais.

Outra situação bastante legal que só a GoPro proporciona é a edição de vídeos curtos, de no máximo 6 segundos, quando inseridos no Quik, função própria do aplicativo da marca. Lá é possível juntar automaticamente todos os pequenos vídeos e, inclusive, inserir música de trilha sonora!

Saiba mais: Você ama selfies? Vem aprender como tirar fotos sozinhas com a GoPro.

5 – Bateria

As câmeras de ação são preparadas para aguentar grandes percursos sem necessidade de substituição de bateria, contudo, assim como as demais, uma hora a energia acaba e é necessário a substituição. Por isso, investir em baterias adicionais é importante. Imagina estar no meio de uma trilha incrível e a sua câmera simplesmente desligar?

Pois é, tem momentos que não dá para retroceder e simplesmente fazer diferente. Por isso, como dizem por aí “o prevenido morreu de velho”, justamente para demonstrar como se precaver é a melhor alternativa para evitar transtornos. As baterias adicionais são a solução!

6 – Cartão de memória

Infelizmente é impossível usar a GoPro sem um cartão de memória, isso porque ela não possui memória interna para armazenamento de mídias. Então, é importante investir em um cartão que possua uma ampla memória, velocidade de gravação e classe adequadas ao modelo, uma vez que a produção de vídeos ocupa bastante espaço, bem como precisa contemplar as especificidades da câmera e ter uma agilidade de gravação interessante.

Contudo, você também pode – assim como com a bateria – investir em cartões de memória adicionais! Existem diversos cartões com inúmeras capacidades de armazenamento no mercado, o que é interessante e atende às várias demandas, já que há pessoas que possuem cartões mais amplos e não querem investir em um com tanta memória.

Saiba mais:Quer saber mais sobre o processo de armazenamento da sua GoPro e ainda aprender a usar a nuvem para isso? Leia nosso conteúdo sobre o armazenamento em nuvem GoPro Plus!

Passo a passo básico para iniciantes na GoPro

Nós sabemos que você deve estar ansioso para fazer uso da sua câmera e começar a registrar os mais incríveis momentos! Por isso, nós trouxemos um passo a passo com 4 etapas essenciais para você usar a sua câmera com todas as especificações do manual, bem como com a maior segurança possível! Vem conferir!

Etapa 1 – Destrave

Nesse momento é preciso considerar o modelo da sua câmera, tendo em vista que elas variam de uma para outra. Em algumas versões – como a Hero 5 Black, Hero 6 Black, Hero 7 Black – você, primeiramente, precisa retirar a câmera da moldura que a envolve e remover a porta lateral do equipamento, para ter acesso ao compartimento do cartão de memória.

Contudo, caso você possua os modelos Hero 8 Black ou o Hero 9 Black o passo é diferente, tendo em vista que elas não possuem mais a moldura em volta da estrutura, sendo necessário apenas abrir a porta lateral e remover a bateria.

Etapa 2 – Cartão de memória

Tendo feito no passo anterior, agora é preciso inserir o cartão de memória! Lembra quando nós te alertamos da importância dele? Pois é, ele realmente é essencial e faz parte de um dos primeiros passos, uma vez que ele abrigará as mídias que você irá produzir!

Etapa 3 – Carregamento da Bateria

Inserido o cartão de memória, o próximo passo é fazer o carregamento da bateria da GoPro. Assim como no primeiro passo, nesse momento é preciso considerar o modelo da sua câmera. No caso da GoPro Hero 9 Black e Hero 8 Black, o local da bateria fica na mesma porta onde é colocado o cartão, diferentemente do que ocorre com as versões anteriores, que ficam em um compartimento diferente.

Coloque a bateria no local adequado e conecte sua câmera a um carregador USB ou a um computador, e utilize o cabo USB-C que a GoPro inclui na caixa do produto. A bateria leva cerca de 2 a 3 horas para carregar completamente, e você vai perceber que quando o processo estiver concluído, a luz de status da câmera se apagará. Feito este processo, você só precisa remover o cabo e fechar a porta da câmera.

Etapa 4 – Utilização da câmera

Esse é o momento mais desejado e nós sabemos muito bem disso, pois você já deve estar ansioso para usar sua mais nova e potente câmera, contudo preste bastante atenção no momento de fechar as portas da câmera. Ele precisa encaixar o fecho perfeitamente, pois do contrário é provável que você tenha algum tipo de problema para registrar seus momentos únicos e super radicais na água.

Viu só? Não é nenhum “bicho de 7 cabeças”! Agora que você já está por dentro dos passos essenciais para usar a sua GoPro, que tal fazer seu registro e marcar a FUNPro nas redes sociais?! Queremos ver como você anda se saindo, pois nossa satisfação é presenciar os momentos únicos de nossos leitores!

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe esse e muito mais no nosso blog! Continue com a gente e aproveite para conferir nosso post sobre 10 técnicas de fotografia para aplicar nas suas fotos!