Fotos para tirar na praia: 10 dicas incríveis para não errar!

Cenários sempre estonteantes, naturalistas e pacíficos são muito encontrados quando viajamos para praia. Ficamos encantados com a água batendo na areia e formando espuma, configurando uma imagem única e que ficará para sempre na memória! Mas e quando nós queremos transformar lembranças em fotografia?

Você pode estar pensando “é só fotografar e postar”! Porém, não é tão simples assim. Às vezes nós não temos criatividade ou, até mesmo, não sabemos como usar os recursos do espaço ao nosso favor. É sobre isso que nós da FunPro queremos falar com você hoje! Como tirar fotos na praia que fiquem incríveis e valorize o cenário?

Pensando nisso, reunimos 10 dicas fundamentais para que você acerte em cheio na fotografia e arrase nas postagens em suas redes sociais. Contudo, antes de apresentarmos esses valiosos passos, saiba que o que realmente importa de tudo isso é a sua diversão! Então não fique tão preocupado em fotografar tudo, aproveite o momento e viva a vibe praiana!

Agora sim! Quer ficar por dentro dessas dicas super informativas sobre como fazer fotos incríveis na praia? Acompanhe na sequência e entenda de uma vez por todas como se tornar um expert em produção de imagens a beira-mar! Vem!

Saiba mais: Qual a melhor câmera para viagem? Aprenda em nosso post sobre 4 dicas para escolher a melhor câmera para viagem.

10 excelentes dicas de como fotografar na praia!

Aproveitar bons momentos com os pés na areia e sentindo a brisa do mar é, muitas vezes, tudo o que precisamos para descarregar o estresse e sentir paz e tranquilidade. Mas, além de investir em nosso bem estar emocional e físico, nós muitas vezes queremos nos recordar.

Para isso a fotografia foi inventada, uma vez que o desejo de ter registrado uma memória é algo universal. Além disso, com o advento das redes sociais, como Instagram e Facebook, as pessoas passaram a registrar os seus cotidianos, assim como os momentos únicos que são vividos.

No entanto, para nós amadores na arte da fotografia, às vezes parece ser extremamente difícil pensar em uma imagem criativa, bonita e que realmente defina o que foi vivido no momento.

Por isso, pensar em estratégias para fotografar com qualidade é tão importante! Afinal, com um celular na mão ficou muito mais fácil produzir fotos reais, instantâneas e – inúmeras vezes – com aspecto profissional!

Assim, acompanhe na sequência nossas 10 dicas selecionadas para que você arrase nas suas fotos na praia e se sinta sempre feliz ao olhar para ela e recordar que viveu momentos tão inesquecíveis! Vem com a FunPro!

1 – Aposte em fotos despojadas!

Fotos forçadas e com sorriso travado são péssimas quando queremos passar veracidade do momento vivido. Quando se trata de fotografias em um cenário como o de praias, fica ainda mais estranho manipular uma foto.

É essencial relembrar que é possível sim elaborar uma fotografia, pensando em posicionamento de câmera e cenário, em que as pessoas a serem fotografadas pareçam mais naturais e despojadas.

Para isso, invista em tirar as fotos em um momento real de descontração! Assim, ficará muito mais fácil de o registro sair fiel a sua lembrança daquele dia, além de demonstrar para as pessoas que vão observar a sua foto, como você realmente estava alegre e contente!

Se não for possível registrar os momentos super espontâneos, vale a pena programar as fotos com algumas margens de descontração. Por exemplo: planeje três poses e vá revezando entre elas enquanto a câmera não para de fotografar. Pelo menos algumas fotos ficarão descontraídas.

2 – Mostre suas atividades!

Para registros realmente autênticos e interessantes, invista em demonstrar quais são as atividades que você desempenha durante o dia. Assim, além de produzir um conteúdo criativo e diferente, você também conseguirá se lembrar de momentos que as pessoas tendem a esquecer!

Por exemplo, programou um passeio de buggy? Registre esse momento tentando capturar expressões felizes e de aventura! Assim, além de você conseguir se recordar com mais facilidade da situação vivenciada, vai tirar uma foto bastante irreverente e com autenticidade de momentos realmente espontâneos.

3 – Contemple o cenário!

Essa é sem dúvida uma das dicas mais importantes da nossa lista, afinal de contas, o que há de mais belo e gracioso em uma praia é o cenário, concorda? Por isso, saber como tirar fotos na praia precisa, essencialmente, contemplar registrar o cenário!

Entretanto, não basta simplesmente tirar fotos do mar ou de coqueiros. É preciso organizar a fotografia, de maneira que o cenário a ser fotografado pareça realmente atrativo. Por exemplo, procure um combo de elementos que formam uma bela paisagem: mar, coqueiros, pedras, ondas, céu azul, dentre outros, e fotografe!

4 – Invista em fotos submersas/água

Nessa dica nós reunimos duas ideias que, quando executadas de maneira adequada, formam uma foto incrivelmente bonita e original. Eu digo adequadamente, pois quando se trata de fotografar na água, é preciso considerar certas adversidades, consegue compreender?

Fotos submersas – aquelas tiradas em uma perspectiva de fundo do mar – precisam de equipamentos ou acessórios adequados para o registro. Nesse caso, indicamos não usar celulares que não sejam preparados para estar em contato com água e sais provenientes do mar.

Para isso, vale investir em câmeras do tipo GoPro, que são elaboradas especificamente para atender demandas específicas e próprias de fotos em cenários naturais!

Caso você não queira fotografar debaixo da água, então pode usar seu celular! Porém, alertamos para ter muito cuidado no momento da fotografia, tendo em vista que seria uma verdadeira tragédia deixar o aparelho cair no mar e correr o risco de ser danificado.

Saiba mais: Quer se aprofundar no assunto? Vem ler nosso conteúdo sobre Técnicas e acessórios para fotografia embaixo d’água com a GoPro.

5 – Use filtros que valorize a naturalidade

A acessibilidade de poder baixar um aplicativo de edição de fotos é incrível! O próprio Instagram possui alternativa de filtros para colocarmos em nossas imagens. Porém, quando se trata de tirar fotos em espaços abertos e com bastante incidência de sol, usar filtros pode não ser tão interessante assim!

Fotografias à beira-mar por si só já são lindíssimas, porém alguns filtros realmente podem valorizar a coloração do céu e do mar, garantindo assim um registro muito mais estonteante! Uma possibilidade de dica na hora de escolher o filtro adequado é não optar por aqueles que possuem muitos efeitos, pois queremos conservar o caráter natural da foto! Pense nisso, tudo bem?

Quer saber muito mais sobre fotografar suas viagens? Acompanhe nosso conteúdo sobre Acessórios e dicas essenciais para fotografia de viagem!

6 – Não esqueça do pôr-do-sol

Assim como fotografar o cenário é algo importante em como aprender a tirar foto na praia, investir em fazer imagens do pôr-do-sol é algo super especial, já que – além de formar um fotografia muito bonita – o entardecer em uma praia é algo que não pode faltar jamais no feed de alguém que adora praias.

Nesse caso, uma dica é fotografar o pôr-do-sol no início, já que assim nós garantimos que a luz do sol entre e seja possível a lente da câmera capturar o momento bastante visível! Além disso, escolha um momento em que as cores pareçam uma pintura que mescle variações de cores no céu!

7 – Tente fotos aéreas!

O diamante da nossa lista certamente é essa dica: fotografias aéreas! Tirar uma foto de uma perspectiva do alto pode revelar imagens realmente incríveis, pois ela captura várias informações ao redor do foco, contudo nosso braço muitas vezes não alcança o que queremos!

Uma ótima solução para isso é investir em suportes – como “pau de selfie” – que sustentam a câmera em uma altura mais elevada. Você também pode, caso tenha um drone, posicionar uma GoPro no equipamento e assim gerenciar como quer que a fotografia saia!

Gostou da nossa dica? Vem se entender mais com o nosso conteúdo sobre Guia definitivo das fotos e vídeos com drone: dicas indispensáveis!

8 – Use a luz natural ao seu favor!

Em se tratando de fotografias em lugares abertos, contar com a luminosidade do espaço pode ser algo bastante interessante para obter registros de qualidade! Por isso, tente posicionar a câmera um ângulo que possua uma iluminação que favoreça o registro. Evite, por exemplo, ficar em uma posição que esconda a luz do sol.

Quanto ao flash, tome bastante cuidado! Ele precisa ser usado somente quando necessário, já que pode proporcionar fotos distorcidas e com iluminação muito destacada, o que confere um aspecto muito agressivo a foto e elimina o caráter profissional que desejamos obter na imagem!

9 – Fotografe a cultura local

Quando viajamos para a praia o nosso foco certamente é a areia, o mar, os bons amigos reunidos e a brisa leve. Porém, há inúmeras outras atividades que podemos aproveitar também! Por isso, invista em fotografar a cultura do lugar.

Por exemplo, ao comer uma comida mais incomum e exótica, aproveite o momento e tire uma foto. Vai visitar feiras de artesanatos – como é proveniente desses lugares – registre o momento! Pense em mostrar aquilo que normalmente as pessoas esquecem! Assim, você certamente irá obter fotos muito fiéis aos momentos felizes vividos!

10 – Saia do comum!

Finalmente, saia do comum! O mais importante em saber como tirar fotos na praia é incorporar a essas dicas o seu jeitinho particular. Inserir nos nossos registros traços da nossa personalidade certamente é um ponto essencial a ser considerado, afinal de contas quem viveu toda essa experiência fomos nós, não é mesmo?

Diante disso, saia do que normalmente é postado. Demonstre autenticidade e originalidade, e produza imagens dignas de dar saudade quando olhamos. Assim, além de ter uma fotografia de acordo com suas peculiaridades, é possível atribuir a ela uma das características mais importantes na fotografia: a capacidade de tornar algo único realmente inesquecível!

Quer continuar entendendo tudo sobre o universo da fotografia? Continue no blog da FunPro! Nós sempre produzimos conteúdos de qualidade e verdadeiramente informativos. Aproveite e faça também a leitura do nosso post sobre 10 técnicas de fotografia para aplicar nas suas fotos! Ah, não esqueça de nos seguir nas redes sociais! Nós sempre postamos lá nossas atualizações!