Fotos e vídeos com GoPro? Dicas infalíveis para arrasar nos cliques!

As fotos GoPro nunca deixam de maravilhar os usuários desse modelo de câmera pela qualidade e fidelidade dos registros, tanto em terra, em água e no ar. Da mesma forma, todos os dias surgem novas técnicas e acessórios com o objetivo de melhorar as fotos e vídeos que elas capturam.

Conhecer e usufruir todas as funcionalidades que esses pequenos objetos tecnológicos têm a oferecer é um processo que naturalmente leva tempo e requer um pouco de dedicação e curiosidade. E não existe forma melhor de explorar essas possibilidades do que com testes em diferentes cenários e iluminação.

Qual o melhor momento para testar e desvendar as funções e possibilidades de fotos e vídeos da GoPro que não as viagens, passeios e momentos especiais? Os registros feitos pela câmera imortalizam suas memórias favoritas e possibilitam o compartilhamento delas com toda a galera, criando uma rede de lembranças e momentos inesquecíveis!

Por esse motivo, montamos um pequeno guia com dicas certeiras de como melhorar as fotos e vídeos tirados com sua GoPro, para que você possa conseguir – por si mesmo – efeitos profissionais. Acompanhe o post e descubra o passo a passo!

Fotos e vídeos com efeito profissional: passo a passo

É importante salientar que o resultado final das fotos e vídeos depende diretamente das condições físicas do produto e da forma que você o manuseia. Assim, é essencial, para conseguir bons registros, que a câmera seja mantida sempre em segurança e bem cuidada. Vamos ao passo a passo de como melhorar as fotos e vídeos obtidos com sua câmera!

Etapa 1: Planejamento

Essa é a parte do processo que mais difere a foto profissional da foto amadora: um bom profissional já tem em mente que uma sequência de fotos precisa ser pensada antecipadamente para gerar os melhores resultados. Principalmente quando você deseja fotografar selfies com sua câmera GoPro.

Por isso, a partir de agora, antes de sair disparando cliques aleatoriamente, pare um pouco e pense nas poses, nos ângulos, na iluminação, em possíveis cenários para o mesmo lugar e todos os detalhes ao redor – qualquer coisa pode render um bom clique.

Certifique-se, também, de que a bateria da câmera está carregada, os equipamentos e acessórios estão arrumados na mochila e que a memória esteja descarregada ou em quantidade suficiente para todos os registros que você pretende fazer. Nesse caso, se você estiver iniciando no mundo GoPro, nosso conteúdo de dicas infalíveis para iniciantes pode te ajudar!

Planejar as suas fotos e vídeos, principalmente quando não se está habituado a isso, pode fazer com que eles percam um pouco de espontaneidade, então abuse dos sorrisos e expressões relaxadas. Seja criativo!

Você gosta de mar? Confira nossas dicas sobre fotografias subaquáticas com a GoPro!

Etapa 2: Captura

Ambiente observado, perspectivas analisadas e estratégias traçadas? Chegou a hora de colocar a mão na massa! Existem alguns aspectos importantes para se observar antes de iniciar sua captação de imagens com a GoPro. Confira nossa lista para efeitos profissionais durante a ação:

Iluminação e ângulo

Os cliques durante o dia são mais detalhados e vívidos do que os noturnos, sendo o período mais adequado para a captura dos seus momentos favoritos. Uma dica é aproveitar o nascer e o pôr do sol, explorando diferentes ângulos e enquadramentos.

Em casos de fotos noturnas, lembre-se de mudar as configurações da sua GoPro para o modo noturno e regule o ISO – sensibilidade fotográfica – para que a câmera capte mais luz e a foto fique mais nítida e com melhor qualidade.

Já para as fotos em movimento, é importante considerar o momento em que você fará o clique! Nesse caso, o planejamento pode te ajudar! Invista em ângulos que privilegiam os movimentos e não deixe de conferir as dicas da FUNPro sobre como tirar fotos em movimento!

Acessórios extras

Cá estamos nós novamente falando de acessórios, não é mesmo? Pois é! Inclusive, já falamos aqui no blog sobre os acessórios essenciais para GoPro que você precisa ter. Não deixe de conferir!

Na hora da captura não poderia ser diferente: são tantas as opções de acessórios quanto às possibilidades de disparos que eles possibilitam. Alguns dos mais importantes são os tripés, os bastões de selfie, os estabilizadores e os domes – o acessório do momento que corrige possíveis distorções da lente em fotos aquáticas.

Etapa Extra: edição e retoques finais

Essa é uma etapa extra porque, seguindo atentamente as etapas anteriores, você já consegue melhorar significativamente a qualidade das suas fotos e vídeos GoPro. No entanto, alguns deles ainda podem precisar daquele toque extra e, por isso, separamos algumas dicas de edição:

Primeiramente, não faça ajustes excessivos. Em outras palavras, altere somente aspectos básicos como a intensidade das cores e a iluminação ou outros como a exposição. Fotos e vídeos com câmeras de ação já tem características muito particulares, não elimine sua originalidade ímpar com filtros desnecessários!

Vai optar por aplicativos de edição? Prefira as opções customizáveis onde você consegue criar filtros únicos que combinam com a vibe da viagem, ou até mesmo podem deixar seu feed mais harmônico. Opções como o Adobe Lightroom são incríveis para esse tipo de edição mais intuitiva.

No caso dos vídeos, o elemento editável mais importante é o som. Por esse motivo, caso tenha problemas com a captação de áudio na hora de gravar os seus momentos. Existem alguns aplicativos que podem te ajudar a desempenhar essa tarefa diretamente do seu smartphone, como Quik e o Splice – ambos podem ser encontrados para Android e iOS, além de serem gratuitos.

Curtiu nossas dicas? Comece agora mesmo a colocá-las em prática e veja a qualidade dos seus registros com a GoPro aumentar drasticamente, transformando-os em verdadeiros cliques profissionais! Um conteúdo que também pode te ajudar são nossas 4 dicas fundamentais para fotografar com a sua câmera de ação!

Não deixe de acompanhar todas as postagens do blog FUNPro para receber dicas preciosas sobre o universo da fotografia em geral, mas especificamente daquelas que esbanjam ação e aventura com a sua GoPro!