Fotos ao ar livre: 7 dicas para você arrasar nos cliques!

pessoa sentada olhando uma paisagem com montanhas, lagos e grama

A fotografia ao ar livre é sem dúvida uma das mais bonitas! Grande parte dessa elegância deve-se ao fato da foto ser registrada em locais com paisagens exuberantes e que embelezam ainda mais o retrato! Contudo, como recebe muita luz natural, há quem ache uma atividade difícil de executar!

Você sabe elaborar fotos ao ar livre com efeito profissional? Calma! Mesmo amadores e entusiastas na fotografia conseguem fazer registros com resultado incrível, muito semelhante ao de um especialista técnico!

Para te ajudar nessa tarefa, nós do blog FUNPro buscamos as melhores dicas entre profissionais da área e as trouxemos para você! Quer saber mais? Continue rolando a página e confira na sequência!

7 dicas para tirar fotos ao ar livre com resultados profissionais!

Praias, montanhas, edifícios em ruínas, paisagens cosmopolitas e muitos outros espaços ao ar livre servem como fundo para fotos extremamente bonitas e exuberantes. Contudo, como a luz nesse tipo de fotografia é natural e inconstante, há quem sofra para conseguir um bom resultado final!

Procurar pelo melhor ângulo, conhecer o espaço, investir na criatividade e aderir a acessórios tecnológicos para câmera – mesmo que seja do celular – são ótimas opções para investir em uma foto ao ar livre com aspecto profissional.

Contudo, para além desses critérios, existem mais dicas que podem ser interessantes para você que deseja fazer os melhores cliques em ensaios externos! Que tal conferi-las e começar a investir mais no seu conhecimento sobre fotografia? Aprenda com a FUNPro!

1 . Invista nos melhores ângulos

Mulher com chapéu sentada no meio de uma rodovia com perspectiva de continuidade da estrada

A fotografia ao ar livre é sempre um desafio, não só pelas adversidades do clima, mas também por ser uma descoberta nova a cada clique! Porém, isso não significa que a gente deva contar com a sorte, concorda?

Por isso, o melhor é ir para a aventura com os seus melhores ângulos em mente. Não há ninguém melhor que você para avaliar qual a melhor forma de posar para uma foto, não é mesmo?

Então, antes do clique externo, pense ao menos em três poses clássicas em que você considera ficar bem. Assim, será muito mais fácil ajudar as outras partes da fotografia ao ar livre, como luminosidade, poses criativas e cenários!

2 . Selecione os horários adequados

Essa parte da fotografia ao ar livre é uma das mais temidas por quem deseja um clique em paisagens naturais. É bastante visível como a luz pode deixar uma foto menos ou mais bela, afinal de contas, é ela quem faz a definição das curvas do rosto, por exemplo, e trabalha com naturalidade o jogo de luz e sombras.

Mulher encostada em uma ponte com barcos, árvores e prédios ao fundo

Por isso, a melhor maneira de acertar na fotografia ao ar livre é selecionar o melhor horário para fazê-la. Cliques efetuados cedo ou tarde demais podem comprometer o resultado final – que às vezes não dá para ser corrigido nem mesmo usando os melhores aplicativos para edição de fotos!

Dessa forma, profissionais técnicos indicam que os melhores horários para fotos externas são antes das dez da manhã e após às quatro da tarde. Nesses horários o sol não está tão quente – o que é ótimo para conservar a pele intacta – além de serem momentos em que as sombras projetadas não afetam a composição da foto. Pense nisso!

3 . Faça do sol seu melhor amigo

Já que estamos falando em iluminação, há quem deteste tirar foto ao ar livre justamente pela incidência dos raios solares. Contudo, para profissionais da fotografia, o sol é o melhor aliado para quem gosta de fotografar pessoas e paisagens naturais.

Uma ótima dica é que, em momentos onde o sol esteja bastante visível, o melhor é fotografar de costas para ele. O corpo cria uma espécie de barreira, fazendo com que a luz não estoure no rosto e proporcionando que somente a luminosidade necessária para o clique perfeito passe!

Garota encostada na grade com um sol quase se pondo

Outra atitude que pode ajudar é – principalmente em selfies – fazer testes com a câmera do celular antes de tirar a foto. Com ela aberta, posicione de frente para o rosto e “sinta a luz”, verificando qual o melhor ângulo para bater a foto! Dá muito certo, viu?

Ah, e como você está interessado em fotos ao ar livre, confira nosso guia para fotografias no período noturno!

4 . Escolha paisagens que contribuam

Qual o objetivo do ensaio ao ar livre? De cara você deve ter pensado na composição do cenário, certo? E é exatamente isso! O grande charme das fotos externas é que elas capturam o embelezamento natural dos espaços, usando-os a favor do modelo – que às vezes pode ser você mesmo – além de transformá-la em uma foto com potencial para muitos likes na rede social!

Contudo, existem espaços que contribuem temas distintos na fotografia. Por exemplo, fotos na praia precisam ter uma harmonização propícia entre roupas e acessórios, imagina só usar um casaco de frio nesse local? Não ia ficar legal, concorda?

Garota em Plano aberto com prédios azuis ao fundo

Contrapartida, se você estiver em um cenário urbano, com grandes edificações e em um clima propício para o frio, o mais sensato é tirar os casacos, cachecóis e botas do guarda roupas e incluí-los no figurino da foto!

Explore o máximo possível dos recursos estéticos que essas paisagens proporcionam. Por exemplo, em uma grande cidade a configuração dos prédios, grafites e placas de trânsito podem ser ótimos “acessórios” para estruturar uma composição bonita ao ar livre!

5 . Consulte o clima do dia

O clima é sempre uma dúvida constante em fotos ao ar livre, já que não dá para prever se estará chovendo ou fazendo muito sol durante o clique! Por isso, o melhor a fazer é consultar a previsão climática do dia e tentar contar com a sorte!

Você pode até tentar fazer uma foto na chuva, contudo pode ser que ela não tenha um resultado final tão bonito, como quando usamos filtros protetores ou câmeras de ação – que são elaboradas para suportar o contato com água.

Caso você tenha uma GoPro, por exemplo, será muito mais fácil fotografar na água e conseguir um efeito digno de ir para a sua rede social! Aliás, para isso, talvez seja interessante investir em uma caixa estanque – inclusive ela é incrível para fotos embaixo d’água!

6 . Escolha roupas que favoreçam

Engana-se quem acredita que o figurino é dispensável nas fotografias externas! Na verdade, ele é tão importante quanto os fatores técnicos e, quando escolhidos de maneira harmônica, tendem a contribuir muito para o resultado final.

Nós separamos alguns dos espaços externos mais procurados para esse tipo de foto e incluímos dicas para compor uma ambientação com seu look! Vem conferir:

Praia: mar azul, areia branca e um sol que dá gosto de ver, não configura somente um cenário exuberante para aproveitarmos as férias, mas também torna a praia um ótimo lugar para cliques estonteantes! Abusar de roupas e em tecidos naturais, como o algodão, cores neutras ou pastéis e acessórios de verão contribuem muito para a beleza da foto!

Homem em movimento brincando de girar uma criança com praia ao fundo

Parques: os parques são o destino de muitas pessoas que desejam uma bela foto ao ar livre! Contudo, como normalmente podem ser acessados em diversas estações do ano, o melhor mesmo é pensar nos figurinos de acordo com o clima. No outono, é um dos principais locais para fotografar – principalmente se houver muitas árvores. O espaço contribui com folhas secas, luminosidade amena e uma combinação muito elegante de roupas!

Cidades: os cenários cosmopolitas são cheios de possibilidades ótimas para fotografia ao ar livre. Seja na ciclofaixa entre os prédios, em paredões com grafites ou até mesmo em edificações antigas e deterioradas, são cliques que normalmente possuem um resultado final de tirar o fôlego! Como possibilidade de figurino, muitas pessoas investem em composições streetwear, vintage, hygge dentre outras que mostram toques de modernidade!

homem andando em ambiente aberto com prédios ao fundo

Plantações: preferidas entre aqueles que desejam tirar ótimas fotografias em grupo, as plantações roubam a cena e transformam a fotografia em uma arte – quase – campestre! Aliás, o campo é um ótimo tema para inspiração de figurino! Camisas xadrez, vestidos floridos, chapéus e poses delicadas fazem a cena e contribuem para um resultado muito elegante!

7 . Inclua equipamentos tecnológicos

Finalmente, fotografias ao ar livre com aspecto profissional pedem por acessórios tecnológicos. E não estamos falando de grandes iluminadores, mas sim de objetos básicos, como um tripé e lentes adicionais.

celular Iphone com uma lente aplicada

Esses elementos, assim como filtros, suportes e estabilizadores, são perfeitos para conseguir mais facilidade no clique, pois eles ajudam a transformar um clique comum em uma fotografia especializada, com nivelamento adequado, luminosidade propícia e enquadramento perfeito!

E caso você esteja pensando que esses acessórios são exclusivos de câmeras profissionais, saiba que hoje existem modelos apropriados para celular que funcionam muito bem e garantem uma captura com um resultado muito semelhante ao de máquinas profissionais!

Bem, agora não existe mais desculpa para não investir nas fotos ao ar livre, certo? Como você percebeu, existem diversos recursos acessíveis que podem fazer do seu clique externo uma fotografia para o resto da vida – repleta de memórias e com gostinho de saudade!

Aqui na FUNPro você confere diversos conteúdos como esse, continue conosco se informando sobre o universo fotográfico! Vem ler nosso texto sobre dicas para iniciantes nas câmeras de ação, opção perfeita para fotos ao ar livre!