Batalha FUNPro: GoPro Hero 8 Black vs. GoPro Hero 9 Black!

gopro hero 8 black e gopro hero 9 black lado a lado

A nona geração da GoPro ganhou espaço nas lojas e, como é de costume quando acontece um upgrade, muita gente se pergunta: compensa migrar de um modelo para outro? Nesse caso, um comparativo GoPro é necessário, concorda?

Entre os modelos GoPro Hero 8 Black e Hero 9 Black existem algumas diferenças e, também, algumas semelhanças. Cada modelo tem suas especificidades que garantem o uso da câmera de ação em diferentes ocasiões.

Por isso, a FUNPro preparou no post de hoje um embate: de um lado a GoPro Hero 8 e, do outro, a mais recente GoPro Hero 9 Black. Quem se dá melhor nessa luta? Vamos conferir:

Qual a diferença entre os modelos GoPro Hero 8 e Hero 9?

A GoPro é uma das câmeras mais desejadas por quem curte fotografar imagens de ação e aventura. Não é por acaso que ela ficou tão conhecida, principalmente entre viajantes, afinal de contas ela possui um design arrojado, material resistente e capacidade de captura de imagem e vídeo sem igual. A questão agora é saber qual o melhor modelo!

Atualmente a GoPro conta com dois carros chefes da marca, a GoPro Hero 8 e a GoPro Hero 9. Saber quais são as características de cada uma, como elas podem atuar no seu contexto, além de compreender quais funções são diferentes de uma pra outra ajuda no momento da decisão!

Ao comparar, lado a lado, as câmeras da oitava e da nona geração é possível observar as diferenças de tamanho e design dos dois modelos. Mas, muito além disso, as diferenças se estendem também para a qualidade da câmera, captura de imagens e funcionalidades.

diferenças gopro hero 8 vs hero 9

Essas protagonistas GoPro são ótimas e possuem desempenho extraordinário, mas como estamos falando de uma batalha de gigantes, vem para o ringue comparar e conferir quem merece registrar seus momentos de aventura!

Diferenças de Design

Antes de todo embate temos sempre a etapa de medições e pesagem dos dois combatentes, não é mesmo? E com as competidoras da vez não foi diferente.

A nova GoPro Hero 9 Black apresenta um tamanho levemente maior do que sua antecessora. As medidas certinhas você confere abaixo:

  • Dimensões da GoPro Hero 8: 66,3 x 48,6 x 28,4 mm
  • Dimensões da GoPro Hero 9: 71,0 x 55,0 x 33,6 mm

diferença de tamanho entre a gopro hero 8 black e a gopro hero 9 black

No entanto, mesmo com a diferença de tamanho, o design do novo modelo da GoPro segue semelhante às outras câmeras da marca, inclusive sua antecessora.

Uma mudança positiva é que no modelo novo o botão de captura do obturador ficou um pouquinho maior e agora tem uma pequena projeção que facilita a tarefa de achá-lo com o tato sem precisar verificar com o olhar onde ele fica.

A disputa entre os displays frontais

diferença frontal gopro hero 8 black e gopro hero 9 black

Muito mais evidente que o tamanho ou o formato do botão de captura de imagens, a diferença de displays frontais é uma das principais distinções entre os dois modelos frente a frente nesse embate.

Quem já conhece GoPro Hero 8 Black sabe: seu display fronteiro tem funcionalidade simples. Ele funciona como um mostrador, sem cores, em que é possível acompanhar a porcentagem de bateria, o tempo de gravação e qual a resolução selecionada para a captura das imagens.

Mas quem gosta de gravar no estilo vlogger não fica nada satisfeito com esse display limitado. Por isso, a GoPro Hero 9 Black sai na frente de sua combatente e satisfaz esse público.

Com um display LCD de 1.4 polegadas, a nova câmera da GoPro permite enquadrar vídeos, tirar selfies e gravar no estilo vlogger. Essa funcionalidade, no entanto, talvez não seja tão importante para parte do público consumidor da GoPro, que não sentia falta dessas funções.

tela frontal da gopro hero 9 black em comparação com a da gopro hero 8

Entretanto, se você já está acostumado com o visor frontal mostrando informações sobre as configurações da câmera e da captura de imagens, é possível setar o display da Hero 9 Black para mostrar essas mesmas informações.

O embate entre os dois displays fica assim:

  • Tela frontal da GoPro Hero 8 Black: Tela somente de status
  • Tela frontal da GoPro Hero 9 Black: LCD colorido de 1,4 pol com visualização ao vivo e Status

Diferenças na captura de vídeo

Chega de falar de design e características físicas das câmeras. Afinal, o que importa mesmo é a qualidade das imagens captadas pelas duas. E o embate aqui é acirrado: ambas as câmeras conseguem gravar vídeos em altíssima qualidade.

No modelo da oitava geração é possível capturar vídeos em qualidade 4K e com até 60 FPS. Na função de slow motion, a captura é em qualidade FullHD e em até 240 FPS. Na GoPro Hero 9 é possível gravar vídeos em qualidade 5K – no entanto, com até 30 FPS.

Para as gravações com 60 FPS é necessário voltar para a qualidade 4K, fazendo com que esse modelo tenha um desempenho igual ao da Hero 8. O Slow Motion também é semelhante ao modelo anterior, gravando em até 240 FPS em FullHD.

Aqui vão as diferenças entre as duas câmeras:

  • Captura da GoPro Hero 8 Black: vídeos em 4K com até 60 FPS e Slow Motion com até 240 FPS
  • Captura da GoPro Hero 9 Black: vídeos em 5K com até 30 FPS e Slow Motion com até 240 FPS

Então, qual é o benefício na prática?

Para os viajantes e amantes de captura de imagens, gravar em 5K é um recurso importantíssimo para o registro de imagens com qualidade e com cores impressionantes. Entretanto, é preciso ter equipamentos que suportem essas gravações.

Tanto os vídeos em 4K quanto os vídeos em 5K ocupam bastante espaço de armazenamento. Portanto, ter um bom computador para trabalhar com esses vídeos é essencial para o sucesso com essas gravações. Senão, a qualidade alta pode se tornar apenas um peso que dificulte o seu trabalho com essas imagens.

O embate entre as baterias

diferença da bateria da gopro hero 8 black e da gopro hero 9 black

Com o aumento de tamanho, a GoPro Hero 9 Black ganhou, também, uma bateria maior. Isso faz com que o modelo mais recente da câmera ganhe um tempo maior de autonomia de bateria comparado ao modelo anterior.

A diferença entre as duas baterias é:

  • Bateria da GoPro Hero 8 Black: Removível e de 1,220mAh
  • Bateria da GoPro Hero 9 Black: Removível e de 1,720mAh

Mesmo com o display frontal de LCD para alimentar, a GoPro promete que a Hero 9 tem 30% a mais de autonomia da bateria comparada ao modelo anterior. Se gravado em 1080p, a Hero 9 Black suporta gravar por até 101 minutos. Enquanto isso, a GoPro Hero 8 Black – na mesma resolução – suporta gravar por até 75 minutos.

O que mudou na qualidade de imagem

  • Qualidade da câmera da Hero 8 Black: 12 Megapixels
  • Qualidade da câmera da Hero 9 Black: 20 Megapixels

Muita gente pode se deixar levar pela ilusão de que a quantidade de megapixels de uma câmera interfere diretamente na qualidade das imagens mas, na realidade, não é bem assim.

diferença entre foto de praia com a gopro hero 8 black e a gopro hero 9 black

Os megapixels definem apenas o tamanho das imagens capturadas. Dessa forma, quanto mais megapixels a imagem tem, maior a sua capacidade de ser ampliada sem perder a definição.

Então, a diferença aqui é que os megapixels a mais dão ao novo modelo a única vantagem de poder ampliar mais a sua imagem sem perder a qualidade. Mas se você usa a GoPro apenas para publicar suas imagens nas redes sociais, em blogs e para revelar em tamanho normal, a diferença de megapixels aqui não fará nenhuma diferença.

O que muda nas funcionalidades

Aqui, as semelhanças entre os dois modelos são maiores do que suas diferenças. Ambas possuem função que permite usar a câmera como Webcam e, também, o recurso que permite realizar o streaming de vídeos direto do aparelho.

O HyperSmooth – a função que a GoPro tem para estabilização de imagem – está presente tanto na Hero 8 quanto na Hero 9 Black. Nos dois o recurso funciona muito bem e a diferença na estabilização das imagens é bastante sutil.

As duas também possuem o recurso nivelamento de horizonte, que permite movimentar a câmera livremente e ainda assim conseguir resultados que parecem de cinema. No entanto, a diferença está no fato de a GoPro Hero 9 Black já ter essa função nativa na própria câmera, enquanto os usuários da Hero 8 devem ativá-la pelo aplicativo da GoPro.

A função TimeWarp foi aprimorada e, agora, vem em sua versão 3.0 na GoPro Hero 9. Essa poderosa funcionalidade é uma verdadeira máquina do tempo: quando um vídeo é gravado em velocidade acelerada, ela permite deixá-lo em velocidade normal, com som e até mesmo revertê-lo para câmera lenta.

No modelo da oitava geração o TimeWarp 2.0 permite apenas reverter o vídeo acelerado para a velocidade normal e, no entanto, sem som.

GoPro Hero 9 Black sai na frente com algumas novas funcionalidades, como:

  • HindSight: uma funcionalidade que quando ativada captura até 30 segundos de imagens – fotos ou vídeos – antes de você começar a filmagem. Com ela você nunca mais vai perder imagens incríveis por ter apertado o botão do obturador tarde demais!
  • LiveBurst: se ativado, grava 1,5 segundo antes e depois da captura. Assim, permite encontrar a foto perfeita ou, ainda, compartilhá-la como um vídeo curto.
  • Captura programada: com a câmera da nona geração você pode programar o horário em que deseja começar a gravação. Já imaginou você configurar sua câmera para iniciar a gravação no nascer do sol às 5h da manhã sem precisar acordar cedo? Com a captura programada você pode! É só posicionar a câmera e configurar a captura programada.

Muita coisa? Confira abaixo o resumo de como fica esse embate:

  • Funcionalidades da GoPro Hero 8: Função Webcam, Streaming de Vídeo, HyperSmooth e TimeWarp 2.0. Nivelamento de horizonte apenas no app.
  • Funcionalidades da GoPro Hero 9: Função Webcam, Streaming de Vídeo, HyperSmooth, TimeWarp 3.0, HindSight, LiveBurst e Captura programada. Nivelamento de horizonte integrado na própria câmera.

Qual a conclusão do embate?

No geral, se você pretende fazer o upgrade de uma Hero 8 para a GoPro Hero 9 saiba que a maior diferença vai estar na praticidade e facilidade trazidas pelo display de LCD frontal, queridinho daqueles que amam uma selfie ou gravar vlogs.

lente removível gopro hero 9

Outro ponto de diferenciação entre as duas e que não citamos anteriormente é o fato de a nova GoPro contar com lentes intercambiáveis – o que não é possível na Hero 8. A câmera da nova geração pode ser equipada com as chamadas Max Lens, capazes de maximizar a estabilização e o campo.

Por esses motivos, a nova GoPro Hero 9 Black é recomendadíssima para quem gosta de captar imagens de alta qualidade, procura maior estabilidade nos vídeos captados pela câmera e sente falta de um visor frontal para facilitar suas filmagens.

Mas, ainda assim, a GoPro Hero 8 Black continua sendo uma boa opção, se garantindo principalmente nas funcionalidades que são quase idênticas ao modelo mais novo. Ela fica atrás, realmente, na resolução das imagens, no tamanho do equipamento, na duração de bateria e na usabilidade de seus dois displays.

Então, antes de fazer a sua escolha, a dica da FUNPro é: avalie suas necessidades e veja qual câmera GoPro se encaixa com o que você precisa.

E aí, pra você qual GoPro vence o combate? Deixe sua opinião aqui nos comentários e continue ligado no blog da FUNPro!