Ensaio externo: 5 dicas para arrasar nas fotos!

Pessoa tirando foto de uma família no almoço

As fotografias ao ar livre normalmente são exuberantes e cheias de paisagens interessantes. Por isso, um ensaio externo é tão procurado pelas pessoas! Com uma infinidade de possibilidades, luminosidade na medida certa e capricho nas poses é possível elaborar fotos muito mais estilosas e conceituais do que aquelas tiradas em espaços fechados.

Contudo, mesmo oferecendo um cenário sem igual, muitas pessoas temem o ensaio fotográfico externo! Isso se intensifica quando pensamos em ensaios para gestantes ou com a família, uma vez que o primeiro refere-se a um momento único – e precisa ser perfeito – já o segundo por ter diversas pessoas e isso dificultar um pouco a sintonia na foto!

Tá parecendo muito difícil, concorda? Mas com as 56 dicas que a FUNPro preparou, você verá que suas fotos ao ar livre serão muito mais fáceis! Quer conhecer esta lista incrível? Prepare papel e caneta e venha com a gente aprender tudo sobre como arrasar nas fotografias externas!

Ensaio externo: 5 passos para fotos incrivelmente bonitas!

Fotografar em locais abertos e em contato com a natureza está cada vez mais em alta, isso pois o cenário que esses lugares possuem realmente são de tirar o fôlego! Assim, muitas gestantes – por exemplo – têm optado por realizar suas fotografias em espaços externos, já que o contato com a natureza exalta ainda mais o momento da maternidade.

Porém, diferente das selfies, em que nós temos controle do nosso melhor ângulo e conseguimos selecionar aquela janela com uma luz incrível, no ensaio fotográfico externo é mais difícil termos domínio de alguns recursos. Contudo, nem tudo está perdido!

Pensando em ajudar nossos leitores, nós da FUNPro consultamos nossos especialistas em fotografia e conseguimos resumir em apenas 5 passos tudo o que você precisa saber para sair bem nos ensaios fotográficos ao ar livre! Role a página e confira na sequência!

1 – Selecione um bom horário para fotografar

Escolher o horário do dia em que você irá fotografar é um dos passos mais importantes. Dependendo do momento do dia em que fazemos nossas fotos, principalmente quando o local é externo, a luz pode acabar produzindo efeitos estourados ou evidenciar sombras muito pesadas e um contraste que ressalta imperfeições.

Duas pessoas andando de cavalo no campo ao por do sol

Assim, os horários mais indicados são pela manhã, até às 10 da manhã, quando o sol é mais ameno e normalmente é possível ver nuvens no céu. Ou, no período da tarde, após às 16 horas, que é quando o sol já está mais suave e antecedendo o entardecer – uma bela paisagem a ser fotografada, inclusive.

Ah, ainda existe outro recurso de luminosidade bastante interessante! Conhecido como “hora de ouro” em português, é aquele momento em que o céu está com tons mais pastéis – antes do nascer e durante o pôr do sol. Como a adição do efeito das luzes na fotografia o cenário fica muito mais bonito, além de agregar a tonalidade da pele um aspecto mais viçoso e saudável!

2 – Estude suas melhores poses e ângulos

Quero que você faça um exercício comigo! Pense na maneira como você se posiciona para tirar selfies, o jeito do sorriso, como usa as mãos, a postura da cabeça e corpo. Conseguiu imaginar? Ótimo! Pedi para que você fizesse isso, pois é preciso reconhecer nossos melhores ângulos – mesmo que sejam aqueles fotografados por nós mesmos.

Mulher em um ensaio fotográfico no meio da natureza

Assim, fica muito mais fácil transferir toda essa técnica para fotos externas – o que já tende a funcionar muito bem. Outra dica para fotos externas é tentar aparentar – mesmo que não seja o caso – um aspecto natural, descontraído e que esteja harmônico com a paisagem escolhida. Pense nisso, e incremente!

Ah, e caso você queira se aprofundar nesse assunto, aqui no blog da FUNPro nós temos um conteúdo sobre técnicas para sair bem nas poses que é super fácil e instrutivo. Vem conferir!

3 – Escolha um local com cenário diversificado

Escolher o local em que você fará as fotos é tão importante quanto a iluminação. O diferencial de fotos externas é justamente a paisagem diversificada que esses locais normalmente possuem, então escolher logo aquele que não tem muitos recursos acaba sendo desinteressante.

Casal recém casados em um ensaio fotográfico no meio da natureza

Existem inúmeras possibilidades! Por exemplo, há casais que desejam fazer o casamento em cenários litorâneos. Aproveitar o cenário e fazer fotos incríveis na praia pode trazer muito mais romantismo e intimidade ao momento!

Claro que você não tem que fotografar em vários cenários, mas escolher um que agregue a temática do seu ensaio é essencial! Por exemplo, fotos externas em família ficam muito bonitas quando tiradas em campos abertos, com árvores e flores. Adicione a isso um picnic com frutas, e todos vestidos com roupas confortáveis e descontraídas! Pronto, temos o cenário perfeito!

4 – Invista na produção e na criatividade

Acabamos de falar sobre como fica muito mais interessante um ensaio externo com adição de acessórios criativos – como no caso do picnic. Por isso, pensar na maquiagem, cabelo, roupas e demais apetrechos pode agregar muito a composição e deixar a foto bem mais natural!

Mulher de braços abertos no meio de uma plantação de girassóis

Toda fotografia é uma forma de expressar algo e você precisa descobrir o que gostaria de demonstrar na sua. Por exemplo, em fotos de casais o que prevalece é a união, amor, companheirismo e lealdade. Por isso, tanto as poses, luminosidade e acessórios precisam ser selecionados para transparecer esses sentimentos. Conseguiu perceber?

5 – Reúna os equipamentos necessários

Agora a questão é pensar nos equipamentos que você irá precisar para fazer a foto! Para quem está aqui pesquisando como fazer a própria produção – que normalmente é com smartphone – verifique se a câmera do seu celular realmente possui uma captação de imagem adequada, e invista nos melhores acessórios fotográficos para o seu celular!

Pessoa segurando celular com um suporte

Contudo, se você estiver ingressando no ramo da fotografia e está buscando se profissionalizar, existem alguns equipamentos – como lentes, iluminadores em LED e suportes – além de uma câmera profissional, que são essenciais. Nesse caso você precisará investir um pouco mais!

Agora, se você deseja fazer fotografias de ação e aventura, aqui no blog nós temos um texto sobre como tirar fotos incríveis em movimento que certamente irá te interessar! Dê um pulinho depois e confira!

Gostando do nosso conteúdo? Por aqui no blog da FUNPro nós sempre estamos trazendo diversos textos sobre o universo da fotografia! Continue aprofundando seus conhecimentos com a gente! Aproveite e venha ler nosso post completo sobre 10 técnicas de fotografia para aplicar nas suas fotos e entenda muito mais sobre como fazer capturas incríveis!