Guia definitivo das fotos e vídeos com drone: dicas indispensáveis!

foto com drone

Tirar fotos e vídeos com drone é uma das principais atividades que o usuário pode desfrutar desses equipamentos de voo. Os aparelhos disponíveis no mercado estão cada vez melhores equipados para entregar alta performance nos registros audiovisuais.

Além disso, são inúmeras as possibilidades que podem ser exploradas pelos pilotos de drones, desde os mais experientes até os que estão começando agora a se aventurar por esse universo tecnológico.

Imagens aéreas de alta resolução, fotografias panorâmicas de alturas, mapeamento de regiões e, claro, seus momentos favoritos… Essas e muitas outras ações são possíveis com os drones, basta saber como utilizá-los.

Como sabemos, capturar o registro perfeito exige um certo nível de técnica e experiência, porém, nada que não possa ser superado com dicas certeiras! Por isso, no post dessa semana, a FUNPro preparou um guia definitivo para você conseguir fotos e vídeos perfeitos com o seu drone. Confira!

Dicas de utilização para drones – o voo das imagens

Para além da técnica fotográfica, um bom registro feito com drone depende da maneira com a qual o usuário lida com o seu equipamento. Isso quer dizer que os processos que envolvem desde o momento em que o drone está no solo até a direção durante o voo influenciam o resultado final das imagens.

Pensando nisso, listamos alguns fatores de atenção que você precisa se atentar antes mesmo de começar a explorar o universo das fotografias com seu drone. São dicas simples, mas que, com certeza, vão melhorar – e muito – sua experiência com o produto. Veja:

  • Segurança em primeiro lugar

voando com drones

Em se tratando dos veículos aéreos não-tripulados – vulgo drones –, a segurança vem sempre em primeiro lugar. Ou seja, nada de colocar você ou seu equipamento em risco só para conseguir algum registro, ok?

Além disso, pilote o seu drone em uma altitude segura, não ultrapassando as especificações de altura máxima e distância contidas no manual do produto. Evite áreas muito cheias de pessoas e objetos, como prédios e construções.

Caso opte por registrar esse tipo de ambiente, tenha atenção redobrada com a altura e a velocidade do drone – dessa forma, acidentes são evitados muito mais facilmente! Se você é um piloto iniciante, faça vários voos-teste antes de operar de fato o seu drone.

  • Analise o ambiente – planeje com antecedência!

Esse guia definitivo não poderia deixar de alertar: o trabalho começa antes do trabalho! O que basicamente significa dizer que o planejamento é a chave do sucesso de um bom ensaio de fotos e vídeos com drone.

Uma ótima dica para os mais esquecidos ou que gostam de anotar o progresso das atividades é fazer um checklist com todos os procedimentos a serem feitos e riscando-os conforme o trabalho progride.

Planeje uma rota de voo para o drone no cenário escolhido para ser registrado, pois isso ajuda a prever eventuais obstáculos e prepara o piloto/fotógrafo para os registros. Também é muito importante checar a previsão climática para o dia com antecedência, sobretudo porque os drones só podem operar em condições favoráveis.

imagem capturada com drone

Observe as possibilidades de captura que o ambiente tem a oferecer: formações naturais e geológicas, flora – possivelmente flora –, cores, formas interessantes ou peculiaridades que podem render belas imagens.

Vale lembrar que as fotos e vídeos com drone devem ser feitas em ambientes externos e abertos! Até porque controlar um drone em um ambiente fechado é difícil até para os pilotos com mais experiência, assim, as chances de colidir com um objeto é muito maior dentro de casa, concorda? O prejuízo pode ser dobrado.

Manual prático: o clique perfeito na palma das mãos!

Dadas as dicas iniciais e imprescindíveis para você mandar bem nos registros audiovisuais, é hora de partirmos à prática! Preparamos um manual definitivo e super explicativo de como conseguir fotos e vídeos perfeitos com o seu drone:

Primeiros ajustes: começando os trabalhos

ajustes controle remoto drone

A maioria dos drones comercializados atualmente possuem configurações automáticas para  captura de fotos e vídeos. Tal recurso é ótimo para você que está iniciando agora sua jornada por esse universo.

Porém, recomendamos que você dê o pontapé inicial em grande estilo e faça você mesmo os ajustes na câmera do seu equipamento. Não tem ideia de como começar? Sem problemas, a FUNPro te ajuda!

Primeiramente, mude as configurações da câmera de automático para manual. Feito isso, você terá acesso a diversos ajustes, dentre os quais recomendamos que você ajuste:

  • ISO: permite ajuste da sensibilidade à luz da câmera; para fotos com maior ou menor iluminação;
  • Nitidez: quanto mais nítida a imagem, mais vívidos são os detalhes capturados pela câmera. No entanto, não abuse dessa ferramenta, ou as imagens ficarão trêmulas e com ruídos;
  • Contraste: garante diferenças maiores entre claro e escuro, permitindo maiores divergências entre os jogos de luzes e sombra;
  • Saturação: para cores mais vibrantes ou mais próximas do cinza.

Capturando as imagens: faça os movimentos certos

pilotando um drone

Assim como os ajustes de software na câmera influenciam no resultado final dos cliques, a maneira pela qual o veículo se desloca pelo ar também faz toda diferença. O ideal é que todo movimento do drone no ar seja feito de maneira sutil, para não comprometer a qualidade dos vídeos e das fotos.

Alguns movimentos feitos com o drone no ar garantem um resultado incrível especialmente em vídeo aéreos. Essas manobras dão um toque de efeito cinematográfico às capturas em altura e são uma ótima dica para você incorporar nas sessões fotográficas:

Movimento de “tilt”

O movimento de “tilt” nada mais é que o movimento vertical da câmera, seja por si só ou durante as descidas e subidas do drone. Trata-se de um movimento muito sensível a variações bruscas de velocidades, mas que garante um resultado incrível.

Caso você sinta dificuldade em descer e subir seu drone de maneira delicada e suave, pode configurá-lo para fazer o tilt automaticamente. Vale lembrar, porém, que alguns modelos de drones podem não ser equipados com essa possibilidade (de configuração automática).

Movimento de “pan”

Esse movimento, também chamado de movimento panorâmico – forma estendida de “pan” –, acontece quando o equipamento se desloca no eixo horizontal, para a direita ou para esquerda. Também é um ótimo recurso para fotografias!

Semelhantemente, o movimento panorâmico exige certa sensibilidade do usuário com o controle do equipamento, mas nada que uns momentos de prática não deem conta. O que não pode, mesmo, é deixar de experimentar esse efeito incrível e adicionar um toque de originalidade às suas capturas! Leia também: Conheça 3 dos principais tipos de drones do mercado!

Dicas extras: explore além dos limites!

Viu como é fácil tirar fotos e gravar vídeos espetaculares e de qualidade com seu drone? Não tem segredo: é só planejar e explorar todas as funcionalidades que esses aparelhos têm a oferecer. 

Falando nisso, para os que desejam estender ainda mais as possibilidades de usos de seus drones, temos algumas dicas extras especialmente selecionada para os aventureiros de plantão: 

  • Invista em bons acessórios: lentes para câmeras, suportes para controle, helipontos para garantir pousos e decolagens perfeitos… já falamos tudo sobre os acessórios para drone aqui no blog – não deixe de conferir!

filtros para drone

  • Criatividade sem limites: não tenha receio de ser criativo; aquele ângulo inusitado, uma perspectiva diferenciada, um efeito mais conceitual – tudo isso conta e conferem aos seus registros uma identidade fotográfica só sua;
  • Explorar, explorar e explorar: seja um verdadeiro aventureiro! ninguém nunca chegou a lugar nenhum seguindo o caminho do óbvio, não é mesmo? Trilhe sua própria estrada e chegue onde ninguém jamais chegou!

Confira também 5 motivos para ter um drone!

E então, gostou das nossas dicas? Com nosso guia definitivo, você conquista de uma vez por todas a certeza de obter sempre as melhores fotos e vídeos com seu drone. Siga o blog da FUNPro e fique por dentro de todas as nossas postagens semanais. Divirta-se e até o próximo post!