Guia FUNPro: o que é e como fazer fotos em perspectiva!

Fotografia é a arte de ver beleza por meio de uma lente e tentar capturá-la para que outras pessoas possam sentir, pensar, formular hipóteses e se sensibilizar pelo olhar do fotógrafo. É justamente esse olhar que torna a imagem eterna e, para conseguir o resultado desejado, muitas técnicas podem ser usadas, inclusive a óptica de perspectiva.

Fotos em perspectiva tem muito a ver com a forma como o artista enxerga determinada cena. Por exemplo, quando nos deparamos com um cenário, observá-lo de frente nos dá um tipo de panorama, contudo se subirmos em uma cadeira, temos outra perspectiva!

Então, fotografias em perspectiva tem relação direta com o ângulo em que desejamos capturar uma imagem! Você sabe o que é fotos em perspectiva? Conhece as técnicas para esse tipo de registro? Calma!

Nós da FUNPro elaboramos um guia completo explicando os maiores pilares e técnicas das fotografias em perspectiva. Quer ficar por dentro de tudo e sair por aí tirando fotos profissionais nos mais diversos ângulos? Continue rolando a página e acompanhe na sequência!

O que é fotografia em perspectiva?

Imagine que você está em um cenário cheio de prédios, que se encontram em um céu azul cheio de nuvens. Você deita no chão e tira uma foto. O resultado do registro sob aquela cena resultará em uma imagem sob o seu ponto de vista, concorda? Essa é sua perspectiva daquele momento!

Como o mundo em que vivemos é tridimensional e aliado a isso os olhos também veem as coisas ao nosso redor da mesma maneira, é possível dimensionar se algo que desejamos está longe ou perto.

Ao observar uma caneca, a minha visão e a de uma outra pessoa – que ocupa o mesmo espaço – são distintas, considerando que estamos em distâncias diferentes, concorda?

Contudo, para a fotografia o olhar tridimensional é impossível, uma vez que a lente crua (sem edições digitais) captura imagens bidimensionais. Entretanto, é possível observar detalhes de profundidade – por exemplo – por meio da técnica de perspectiva, e isso só é possível com a mudança de ângulos.

Por isso, muitas pessoas tiram fotografias criativas e estonteantes, tendo como cenário um céu de amanhecer, em que ela parece estar segurando o sol, por exemplo. Claro que na realidade isso não é possível, porém conseguimos alinhando o posicionamento do modelo, mudando objetos de lugar e até fazendo com que outros fiquem alinhados.

Conseguiu perceber a ideia de fotografias em perspectiva? Ela trabalha com os ângulos de um espaço em relação aos objetos que serão fotografados, e cria ilusões para que a foto ganhe um teor mais artístico e consiga refletir o olhar do fotógrafo.

Quais os elementos da perspectiva?

Para conseguir elaborar fotos em perspectiva alguns elementos devem ser levados em consideração. Assim, termos como linha do horizonte, linha de visão, ponto de fuga e linhas de fugas são aspectos que fazem parte da cartilha de quem deseja aprender a fotografar com essa técnica!

  • Linha do horizonte: tem relação com os objetos que vemos na altura de nossos olhos, ou seja? São aqueles elementos que estão em nosso horizonte de perspectiva. Um bom exemplo é pensar na natureza, onde o horizonte é aquela linha reta que faz uma separação entre terra e céu.

  • Linha de visão: tem relação direta com a linha do horizonte, uma vez que o cruzamento entre elas representa o que chamamos de ponto de vista. Enquanto a linha do horizonte representa uma reta horizontal, a linha de visão representa uma linha perpendicular e vertical que corta a linha do horizonte, criando um ponto de encontro entre as duas.
  • Ponto de fuga: tem relação com o nosso objetivo de fotografia. Como assim? Pense no ponto de fuga como o local em que você deseja que o elemento a ser fotografado receba atenção. É justamente a posição em que ele se encontra, que favorece com que os observadores o notem logo de cara.

Tecnicamente, é um ponto que fica na linha do horizonte e recebe todas as linhas paralelas para si. Isso pode variar, uma vez que em uma linha do horizonte é possível encontrarmos mais de um ponto de fuga, já em outros casos ele não estará necessariamente na linha do horizonte.

  • Linhas de fuga: é como se fosse o caminho elaborado pelo fotógrafo – propositalmente – para que nossos olhos percorrem a imagem e encontre os pontos de referência e relevância, uma vez que elas conduzem ao ponto de fuga. Elas sinalizam na fotografia aquilo que o profissional deseja ser visto com atenção.

Também são elas as responsáveis por criar um efeito ilusório tridimensional, ou seja? Elas atuam fazendo com que a foto tenha mais profundidade, resultando em efeitos criativos, vanguardistas e muito bonitos.

Agora que você conhece os elementos que compõem uma fotografia em perspectiva, vale também compreender como fazê-las e obter o resultado que você planejou na sua cabeça. Para isso, é preciso uma série de técnicas, que podem ser fáceis ou mais complicadas, dependendo do ângulo que se deseja fazer o clique!

Quais são os tipos de fotografia em perspectiva?

Apesar de existirem alguns ângulos difíceis de serem fotografados, pois precisam do auxílio de equipamentos como bastões, tripés, monopés e estabilizadores, outros são bem fáceis de obter. Isso quer dizer que você pode começar treinando fotografias por eles e, quando sentir estar profissionalizado, investir nos acessórios que estão faltando no seu kit!

Ah, mas caso você queira saber mais sobre como usar o tripé para fazer fotografias profissionais de longas distâncias e alturas, aqui no blog nós temos um texto que pode te ajudar! Dê uma passadinha por lá depois!

Perspectiva linear

Muito usada por fotógrafos que adoram fazer imagens de grandes edificações, esse tipo de fotografia em perspectiva acontece com a conversão das linhas de fuga em somente um ponto, o que gera o efeito ilusório de distância e profundidade. Por isso, essa técnica faz com que o ambiente pareça ser maior do que realmente é.

Perspectiva com lente grande angular

A lente grande angular é um tipo de lente que faz com que mais partes de um cenário caibam dentro do quadrante fotográfico. Como ela faz uma projeção muito maior do que uma lente comum – dentro de uma mesma distância – é possível abranger muito mais elementos dentro da fotografia.

Além disso, como ela possui um amplo campo de visão, o resultado na imagem tem a grande possibilidade de sofrer distorção – um efeito artístico distorcido bastante usado na fotografia – o que não ocorre com outros tipos de lentes que objetivam fotografar grandes perspectivas, fazendo com que a foto saia mais tradicional.

Fotos em ângulo alto

Plongê, plongée ou, como já dissemos acima, fotos em ângulo alto são aquelas em que o resultado é obtido sob um prisma – ou posição – em que o fotógrafo esteja mais elevado em relação ao objeto que será fotografado.

Ela é bastante usada para fotos em que queremos um efeito mais delicado, que aparente fragilidade. Diferente dos exemplos anteriores, nela perdemos o efeito de profundidade, uma vez que o modelo ou objeto a ser fotografado estará mais distante da lente.

Fotos de ângulo baixo

Muito conhecida no meio profissional como contra-plongê, ao contrário da técnica anterior, nas fotos de ângulo baixo o elemento fotografado deve estar em uma perspectiva mais alta do que o fotógrafo.

Ou seja? Nesse caso as fotos são tiradas de baixo para cima! Geralmente essa técnica é usada para atribuir um efeito mais robusto e forte ao objeto fotografado. É muito usada em fotografias do reino animal ou no cinema, para capturar uma cena em que o personagem pareça mais poderoso.

Zênite e Nadir: o que são e como fazer?

Para entender essa técnica, queremos que você pense em duas cenas! Na primeira você está observando – de muito alto – os carros passando por uma avenida bastante movimentada, eles são pequenos, assim como as pessoas que atravessam a rua, uma vez que você está observando a imagem de cima para baixo.

Na fotografia, chamamos essa técnica de Zênite. Ela é mais difícil de ser elaborada, uma vez que o ângulo precisa ser reto e estar muito distante do objeto que será fotografado. Configuram aquelas fotos ou filmagens em que conseguimos ver um plano bastante amplo, porém sob um olhar distante.

Na segunda cena você está deitado no chão, olhando o céu estrelado recortado por árvores. Elas são grandes e parecem ficar unidas ao final, tendo como plano de fundo somente as marcações luminosas das estrelas. Como já deve ter percebido, essa técnica é chamada de Nadir.

Ao contrário da anterior, ela é mais fácil de ser obtida, uma vez que você não precisará se colocar sob uma perspectiva “alta” e cheia de risco, pois basta deitar no chão para conseguir capturar a imagem desejada.

Caso você deseje fotografar um espaço, o ideal nessa técnica é selecionar um móvel mais plano, como uma mesa, e usar a linha horizontal formada pelo tampo como referência para marcar a união das linhas de cena com as linhas de fuga. Isso faz com que o ambiente pareça bem maior!

Como é bacana aprender a usar os recursos que temos em nossas mãos para elaborar fotografias mais estilosas e com aspecto profissional, concorda? O mais interessante disso é compreender as técnicas e lançar nosso olhar particular sobre elas.

Faça isso nas suas fotografias em perspectiva! Por mais que você esteja iniciando no ramo, o momento de aprender é agora e ousar faz parte do processo de aprendizagem. Porém, para além disso, é legal editar as imagens e aplicar filtros interessante para potencializar o efeito da perspectiva

Gostando do nosso conteúdo? Aqui no blog da FUNPro nós sempre trazemos dicas, instruções e guias que abordam diversos temas do universo fotográfico! Continue conosco e fique ainda mais especialista nessa arte!

Aproveite e vem ler nosso texto sobre dicas para ensaio externo e saiba como capturar imagens com iluminação e cenários naturais.

O que é perspectiva forçada?

Uma das técnicas que mais vem sendo usada nas fotografias de perspectiva é aquela em que o artista força uma composição, elaborando sequências de cliques criativos, diferentes e – até mesmo – engraçados.

Toda foto conta uma história e faz relação com a intimidade do artista naquele momento, isso é fato! Contudo, diferente das fotos em que a perspectiva é natural, nessa técnica ela é usada para conseguir um efeito proposital.

A perspectiva pode ser forçada de diversas maneiras, seja mudando a posição do modelo em relação ao sol, para que pareça que ele o segura na mão, seja deixando um objeto mais próximo a lente, enquanto o modelo fica em um plano mais fundo, criando o efeito – por exemplo – de uma gota d’água caindo de uma garrafa, enquanto uma pessoa tenta bebê-la.

Você sabe como escolher a câmera ideal para você? Aqui no blog nós te ensinamos!

Perspectiva na composição: 3 exemplos para você arrasar!

É relativamente fácil obter um efeito bonito e estiloso nas fotografias em perspectiva, já que elas permitem dar um destaque maior na composição do ambiente. É também por isso que elas aparentam ser sempre profissionais e técnicas, uma vez que já estamos acostumados a vê-las sempre elaboradas por grandes nomes da fotografia, como Sebastião Salgado, Ansel Adams e Anne Geddes.

Então o que diferencia um fotógrafo amador de um profissional – além das especializações que o primeiro possa não ter? Ora, é justamente o olhar que ele coloca sob a imagem! A perspectiva artista é o grande pulo do gato do fotógrafo, pois nesse momento é possível observar toda criatividade e sensibilidade que o coloca como referência profissional na área!

Por isso, por mais que você adore seguir regras e goste de fotos estruturais, vale a pena incluir seu toque pessoal no clique. Invista na criatividade e tente fazer capturas por diferentes composições de perspectiva e pontos de fuga. Para isso, vamos te ajudar a começar com 3 exemplos pensados pelos profissionais da FUNPro. Confira a seguir.

1 – Foto em perspectiva com ponto de fuga no centro

Que tal com uma fotografia onde o objeto focalizado está bem ao centro da cena? Parece bobo, não é mesmo? Mas pode resultar em um efeito muito bonito se você conseguir conduzir as linhas de fuga até o objeto. Ela pode ficar ainda mais bela se você incluir um efeito mais desfocado ao fundo.

2 – Foto em perspectiva com ponto de fuga na lateral

Outra ideia bacana é fotografar o objeto desejado na lateral. Contudo, você pode incluir nessa ideia uma técnica muito usada para dar mais foco ao que será fotografado em referência se posicioná-lo no sentido em que fazemos a leitura de textos! Como assim? Você deve colocá-lo da esquerda para direita, fazendo o caminho das linhas de fuga até ele.

3 – Alinhamento das linhas da cena com as linhas de fuga

Para dar ainda mais destaque ao objeto ou modelo a ser fotografado, você pode unir as linhas que já possui na cena com as linhas de fuga. Dessa forma, além de trazer o ponto de referência com foco maior, o efeito de profundidade fica incrível!

Caso você deseje fotografar um espaço, o ideal nessa técnica é selecionar um móvel mais plano, como uma mesa, e usar a linha horizontal formada pelo tampo como referência para marcar a união das linhas de cena com as linhas de fuga. Isso faz com que o ambiente pareça bem maior!

Como é bacana aprender a usar os recursos que temos em nossas mãos para elaborar fotografias mais estilosas e com aspecto profissional, concorda? O mais interessante disso é compreender as técnicas e lançar nosso olhar particular sobre elas.

Faça isso nas suas fotografias em perspectiva! Por mais que você esteja iniciando no ramo, o momento de aprender é agora e ousar faz parte do processo de aprendizagem. Porém, para além disso, é legal editar as imagens e aplicar filtros interessante para potencializar o efeito da perspectiva

Gostando do nosso conteúdo? Aqui no blog da FUNPro nós sempre trazemos dicas, instruções e guias que abordam diversos temas do universo fotográfico! Continue conosco e fique ainda mais especialista nessa arte!

Aproveite e vem ler nosso texto sobre dicas para ensaio externo e saiba como capturar imagens com iluminação e cenários naturais.