Quer aprender a tirar fotos com drone? Confira nosso guia!

Drone voando nas montanhas

As imagens aéreas ganharam um público apaixonado por suas características, principalmente no ramo na publicidade e em filmagens de grandes eventos. Mas não é só no mercado profissional que as fotos com drone podem impressionar, registrar paisagens e aventuras também pode se tornar um hobby incrível.

A natureza se torna mais exuberante e suas memórias ganham um toque muito especial com a qualidade encontrada nas imagens com drone. Mas tantas oportunidades assim não significam exatamente uma tarefa fácil, por isso, é importante conhecer muito bem seu equipamento, e colecionar algumas dicas que podem fazer toda a diferença na captação.

Empresas como a FUNPro ajudaram na popularização dos drones, tornando esses equipamento mais acessíveis e uma verdadeira possibilidade para muitas pessoas. Foi pensando nisso que separamos um guia completo com dicas para garantir fotos incríveis com seu drone. Venha conferir!

Conheça os 5 motivos para ter um drone no blog da FUNPro!

Definições técnicas para uma foto com drone perfeita!

Antes de pensar em composição e até mesmo na melhor paisagem para suas fotos com drone, é importante definir algumas configurações básicas para melhorar a qualidade das imagens captadas pelo seu aparelho.

Foto aérea de ilha com drone

Caso você já esteja familiarizado com fotografias e câmeras mais profissionais, sabe que a capacidade dos arquivos em RAW é superior que um simples JPG. Com os drones, essa regra também é indispensável, já que esse tipo de compressão oferece resultados mais positivos e limpos, principalmente para imagens que vão receber um tratamento posterior.

O modo manual também é uma ótima opção para quem busca mais controle sobre os aspectos de luz e cor das fotografias com drone. O nível do ISO é essencial para imagens melhores, por isso, aposte no valor mais adequado para minimizar ruídos e granulações.

Vai filmar com o drone? Confira nossas 3 dicas imperdíveis

A hora certa de usar os filtros para drones, combinados a essas configurações, também pode fazer muita diferença nas suas imagens. A densidade neutra é uma unanimidade em vídeos onde o efeito “cinematográfico” é o destaque, mas tome cuidado, nas fotografias eles exigem sempre uma atenção extra e ocasião específica.

Você conhece a capacidade do bracketing no drone?

A foto perfeita com o drone nem sempre acontece de primeira, principalmente se você estiver começando a utilizar o equipamento. Algumas funcionalidades, como o truque do bracketing no drone, podem te ajudar a alçar captações com mais qualidade, praticidade e, acima de tudo, agilidade.

O bracketing é, basicamente, uma funcionalidade utilizada para fotografar uma mesma imagem repetidas vezes, variando apenas a exposição. Para aplicar o “truque” com o seu drone, é necessário escolher primeiro a exposição balanceada, depois uma maior, e por fim a menor exposição, mas sempre seguindo as indicações do fotômetro do drone.

Exemplo de bracketing com drone

A principal vantagem aqui é aumentar as chances de acertar os tons do jeitinho que você quer. No tratamento das imagens, é possível mesclar três fotos para chegar na perfeita. A técnica é bem simples, mas é a opção perfeita para garantir fotos com mais qualidade, tanto de resolução, quanto em sua coloração natural.

Estabilizar é difícil, mas é preciso!

Só quem já pilotou um drone sabe como é importante ganhar altura para captar imagens ainda mais deslumbrantes. Porém, com a proporção de distância percorrida, é necessário pensar também em como garantir a estabilidade, já que os drones sofrem oscilações com os ventos mais fortes em altitude. 

Mulher pilotando drone no capô do carro
É importante se manter consciente que, quanto maior a altura que o drone atinge, mas forte será o impacto contra os ventos. Mesmo com tecnologias super avançadas, a estabilidade das câmeras ainda pode ser prejudicada, por isso, realize imagens de teste em diferentes velocidades, altitudes e exposições da lente.

Mesmo com a oscilação se mostrando um limitador para a captação de imagens, as possibilidades de movimentação do seu drone não deve se tornar uma barreira. Brinque com as possibilidades de fotografar a um metro de distância do chão, ou até mesmo 300 metros dele.

A melhor forma de explorar essa capacidade é se jogar na criatividade e usar acessórios e técnicas de composição para encontrar imagens que representem seu estilo de fotografia. Pense em texturas, perspectivas, combinações de cores e até mesmo ilusões de ótica para surpreender e guardar memórias inesquecíveis.

Família feliz brincando no mar vistos por drone

Quer garantir os melhores acessórios para o seu drone? Confira nossas dicas!

Fluidez na etapa final: edição com imagens de qualidade

Apesar de registrar paisagens e cenários deslumbrantes, as imagens com drone ainda podem ser aprimoradas com uma edição básica para alinhar cor, tamanho e até mesmo retirar pontos e objetos indesejados. Como já comentamos por aqui, esse processo é infinitamente melhor com as imagens já captadas em RAW.

Aplicativos de edição de imagem para o celular, como o VSCO, são suficientemente bons para garantir uma unidade de tonalidades e proporções em suas fotos. Mas, caso você prefira um tratamento mais profissional, para imagens que serão ampliadas, por exemplo, nesses casos programas como o Lightroom são mais indicados.

Foto de cachoeira com drone

A fotografia com drones pode até ser um mistério para muitos apaixonados por esses equipamentos, mas com as dicas da FUNPro, fica mais fácil captar momentos inesquecíveis e levar paisagens exuberantes para sempre. Confira mais novidades do mundo das câmeras de ação aqui no blog, e não deixe de conhecer o nosso site!