Iluminação para foto: conceitos e como aplicar com a FUNPro!

duas amigas tirando selfie com fundo muito iluminado

Tirar fotos é eternizar momentos, ainda mais quando publicamos nas redes sociais, não é verdade? Compartilhar com os seguidores as aventuras nas viagens é incrível, aliás ter um feed com os melhores momentos da nossa vida é extraordinário, pois é uma ótima forma de memória.

E você sabe que nós somos apaixonados por fotografia, não sabe? Tanto que nós sempre estamos desvendando os segredos das fotos para que todos tenham qualidade em seus registros. Inclusive o do post de hoje é – sem dúvida – um dos nossos preferidos: a iluminação para foto!

A iluminação influencia na mensagem, no que a captura quer inspirar. Tanto que imagens da praia são sempre com as cores vibrantes  e o bronzeado das pessoas bem marcado, já as fotos nas trilhas em meio a floresta tem um ar mais nebuloso. Tudo por conta da quantidade de claridade que incide sobre o objeto da foto. Então, quer entender como se expressar através da iluminação e, acima de tudo, aprender algumas técnicas sobre ela? Continue lendo que nós explicaremos para você em instantes.

3 tipos de iluminação para foto

Antes de entrarmos na técnica, é interessante diferenciarmos os três tipos de iluminação: artificial, natural e ambiente. Acompanhe a leitura que nós explicamos com mais detalhes cada uma delas:

1. Artificial

A luz artificial é produzida por meio de algum equipamento ou que recebeu uma interferência humana em seu processo. Dessa forma, temos como artificial as luzes emitidas por lâmpadas (luz de LED, incandescente, fluorescente, halógenas, incandescentes), refletores, faróis, abajures, velas, lampiões e lanternas.

ferramenta de luz artificial

Uma curiosidade: o fogo produzido pela natureza é natural, aquele provocado pela lava ou incêndios ocasionados pelas altas temperaturas em locais secos. Porém, o fogo da vela, de isqueiros, de lamparinas e da fogueira são considerados artificiais pois possuem a intervenção humana para que aconteçam.

2. Natural

Como o próprio nome já diz, é a luz da natureza. O que podemos contar como natural são as luzes irradiadas pelo Sol, a Lua, as estrelas, os raios, as auroras boreais, a lava e o seu fogo e até elementos da fauna e flora como os vagalumes e as algas bioluminescentes. Todo elemento da natureza que possui luz própria e incide sobre os demais a sua volta é considerado luz natural. E nas fotografias essa luz pode ser aproveitada para criar verdadeiras obras de arte.

garota sorrindo com a praia ao fundo e o sol batendo na cara

3. Ambiente

A luz ambiente é a mistura dos dois acima, dessa maneira é um ambiente que a luz natural incide, porém a artificial complementa. É um dos artifícios usados na decoração de espaços da casa, por exemplos, onde abrimos espaço para luz externa entrar através de vidros, janelas e portas, porém dentro dele ainda instalamos lustres, arandelas, plafons, spots e pendentes. Essa integração entre interno e externo chamamos de luz ambiente.

Aprenda a diferenciar luz dura e luz suave

Bom, agora que já diferenciamos os tipos, precisamos falar sobre o contraste entre luz e sombra. Essa discrepância pode ser intensa ou sutil, por isso que existem duas classificações: luz dura e luz suave. Pelo nome já dá para se ter uma ideia do que cada uma aborda, contudo vamos entrar em detalhes.

1. Luz dura: o uso da sombra marcante

Sabe quando é nítido onde a luz começa e onde termina? Essa forma de deixar extremamente visível a sua localização é chamada de luz dura. Ela incide com bastante intensidade em cima do objeto da foto, criando uma sombra poderosa e uma linha marcante entre a luz. Utilize-a quando quiser registrar seu rosto, como um retrato. E se quiser um ar mais misterioso, é só editar deixando-a preto e branco – o contraste ficará ainda mais presente!

homem sério olhando pra camera, com rosto meio a meio entre sombra e luz

2. Luz suave: delicadeza na imagem

A luz suave, como o próprio nome já diz, possui uma delicadeza nas suas formas, tanto que você não discerne onde começa a sombra e onde ela termina. Essa transição entre a luz e a sombra é um verdadeiro equilíbrio entre os elementos. Lembrando que estamos falando em como ela incide sobre o objeto da imagem, o ponto principal. Se tiver sombras no plano de fundo, elas podem aparecer, não tem problema.

casal se beijando com pedras e plantas secas ao fundo

6 técnicas de iluminação ao ar livre

A melhor parte de uma viagem é registrar a natureza, os sorrisos e os momentos espetaculares que passamos com os amigos e familiares. Só que existem maneiras de deixar essas fotos ainda melhores apenas usando algumas técnicas de posição e utilizando suportes. Acompanhe a leitura e veja as 6 técnicas que preparamos para você:

1. Posicione de formas diferentes

A posição da luz é de extrema importância para iluminar o foco. Pensando nas memórias das suas viagens, nós trouxemos algumas dicas essenciais de posição de luzes, inclusive nós dividimos em 3: frontal, lateral e contra. Veja só como as suas fotos podem ficar.

Frontal

A iluminação frontal permite iluminar toda a parte da frente e dessa forma o contraste entre as sombras é muito pequeno. Perceba no exemplo abaixo que o objeto central está totalmente iluminado, criando assim um equilíbrio fantástico entre ele e o plano de fundo.

mulher na praia segurando o chapéu, com paisagem ao fundo e gaivotas andando na beira da praia

Lateral

A luz lateral cria um efeito com as sombras. É uma das técnicas mais utilizadas para criar profundidade e volume, dando a entender que a sua foto está em três dimensões. Inclusive, a iluminação lateral permite que pareçam mais espontâneas – como se não tivesse posado.

garota de bicicleta se aproximando, com uma estrada sem fim ao fundo

Contra

Sabe quando a foto é tirada com o Sol no plano de fundo? Então, essa técnica é chamada de contra-luz e muito usada no golden hour, ou seja, uma hora antes do nascer ou por do sol. Repare em como os retratos com essa luz parecem mais coloridos – mais vivos! Eles interagem muito bem com a natureza.

pessoa com roupas de inverno de costas para o sol

2. Utilize suporte e estabilizadores

Os estabilizadores e os suportes são equipamentos imprescindíveis para tirar fotos nítidas e fazer vídeos com qualidade profissional. Se você quer entender a importância do estabilizador para celular para suas produções, leia o nosso conteúdo depois.

Outro equipamento muito importante, principalmente para as fotos em grupo estilo selfie, são os bastões. Pois eles ajudam na amplitude da imagem, dessa maneira todo mundo aparece. Se ainda assim tem muita gente querendo aparecer e não conseguindo, fique tranquilo! Vejas as dicas que separamos para tirar fotos em grupos sem estresse.

Homem de óculos escuro segurando um bastão de selfie para gopro

Mas e se não tem ninguém para tirar uma sua? Ou mesmo na lua de mel, como tirar fotos de casal se tem apenas você dois, será que entregar o celular para um estranho elas sairão boas ou de qualquer jeito? Bom, sabemos que ficar sem registrar o momento está fora de cogitação. Por isso, leve na mochila um pequeno tripé, com ele é possível fotografar em qualquer lugar e com qualquer iluminação mesmo sozinho. É só posicioná-lo onde quiser, colocar o temporizador e pronto!

3. Tire fotos amplas com drones

Os drones são espetaculares, não é mesmo? Com eles é possível registrar os momentos de um ângulo que ninguém vê. Por isso que as imagens feitas com ele são tão impressionantes e com uma iluminação tão única. A alma das fotos com drone está no envolvimento do ser humano com a natureza – só com eles percebemos que somos tão pequenos!

4. Já pensou em usar o efeito flare?

O efeito flare é quando você posiciona a lente contra luz e ela cria um efeito óptico na imagem. Os fotógrafos profissionais utilizam lentes anti-flare quando fazem ensaios externos, para que esse efeito não seja prejudicial para o objeto, o foco. Portanto, é um recurso utilizado para criar imagens interagindo com o ambiente.

E dê uma olhadinha na imagem abaixo, fica muito bonito também, não fica? Se a sua câmera do celular ou lente não conseguir captar esse efeito, não se preocupe. Use presets e efeitos, eles adicionarão esse fenômeno em suas capturas.

mulher em primeiro plano com paisagem iluminada ao fundo

5. Flash para fotos

Este é um detalhe que faz muita diferença, tudo porque envolve a temperatura das luzes. E se for mal utilizado atrapalha no balanço do branco e dificulta a edição posterior. Se não sabe onde editar os seus momentos, então conheça 12 apps e softwares que transformarão suas produções.

Imagine misturar um ambiente quente com um flash frio?! Realmente, na hora da edição, as peles das pessoas ficarão muito diferentes de como são na vida real. Inclusive com essa variação de  tonalidade, os ajustes que fizer não serão precisos.

Aqui nós não vamos entrar em muitos detalhes profissionais de classificação de cores, nós queremos trazer uma dica. Use essa técnica do flash quando você quiser evidenciar todos os detalhes, de dia é muito útil para equilibrar as sombras, embora em ambientes escuros ou noturnos, o flash dá a imagem um efeito vintage.

6. Regule o iso: aprenda a usar esse recurso!

O ISO é a velocidade com que os sensores captam a luz da imagem. Ao tirar uma foto, nós captamos os fótons do ambiente, são eles que a sua câmera vai identificar, capturar, processar e registrar. A velocidade dessa captura é determinada pelo ISO – e isso acontece em segundos. Um ISO 100 captura com metade da velocidade que um ISO 200, que por sua vez é metade do 400, e assim por diante. Viu como é fácil?

Agora, aplique essa regra básica – que faz toda a diferença em suas imagens: se o ambiente tem pouca luz, coloque um alto valor no ISO . Logo, se tiver muita luz, configure um valo baixo para o ISO , não é difícil? Apenas tome cuidado para a imagem não fique pixelada. Altos valores de ISO quando existe muita luz criam alguns ruídos na imagem como se ela fosse granulada.

A infinidade de técnicas não param por aqui, se quiser aprofundar ainda mais no assunto, nós já preparamos um conteúdo bem interessante sobre ensaio externo e lá nós damos 5 dicas para você arrasar. Vale a pena dar uma olhadinha e anotar todas as informações.

Gostou do conteúdo? Pois agora nós queremos ver as fotos incríveis que você vai tirar. Continue acompanhando o blog da FUNPro e fique sempre atualizado com as dicas. Aproveite para aprender a enquadrar as fotos com inspirações do cinema.

Nós vemos no próximo post!