Lente para câmera de celular: por que usar e qual escolher?

Mulher segurando celular preto com lente extra

Os celulares estão presentes em cada momento do nosso dia! Além das funcionalidades básicas para ligação ou mensagem de texto, o avanço da tecnologia permitiu que os smartphones se transformassem em academia, cinema, jornal e até mesmo câmera fotográfica. E acessórios que potencializam essas funções, como as lentes para câmera de celular, também já são uma realidade.

Assim como a caixa de som ajudam a melhorar a capacidade do áudio disponível no aparelho, as lentes para celular oferecem novas funções de filmagem e fotografia para a câmera. Seja na captação de detalhes muito pequenos, ou em imagens que registram a exuberância de um ambiente inteiro, as lentes não podem ficar de fora.

Elas estão à nossa disposição para melhorar a qualidade de captação, aumentar o desempenho, e proporcionar maneiras criativas de usar a câmera. Ainda está na dúvida sobre se deve, ou não, adquirir seu kit de lentes? Confira as dicas da FUNPro sobre como escolher as melhores opções do mercado!

Melhore suas habilidades e aprenda a usar a câmera do celular de forma profissional!

Por que utilizar lentes para câmera de celular?

Homem segurando celular com lente extra

Essa é uma pergunta muito simples, mas para respondê-la, é preciso entender qual sua real expectativa para as fotos e vídeos captados com a câmera do celular. Apesar do avanço da tecnologia, e de smartphones oferecerem uma capacidade cada vez maior de funções em suas câmeras, ainda existem limites que apenas uma câmera profissional seria capaz de superar.

Porém, como nosso foco aqui são os celulares, e a praticidade indiscutível que é apostar na câmera do aparelho, é essencial buscar recursos que equilibrem suas necessidades. As lentes para celular não melhoram apenas o potencial da câmera, elas oferecem qualidade para as imagens e oportunidades para desenvolver suas habilidades de captação de uma forma mais profissional e barata.

Com um kit de lentes completo e cheio de possibilidades, é mais fácil treinar a captação em diferentes distâncias (com as lentes macro e a grande angular), brincar com ângulos e recortes de uma forma mais criativa, e imaginar diferentes formas para registrar um mesmo cenário ou paisagem.

5 lentes para celular sobre uma mesa

Além do potencial criativo das lentes para celular, é necessário considerar também sua praticidade, afinal, com elas é possível transformar o celular em uma câmera profissional de uma forma compacta. Se você está buscando qualidade e novas oportunidades para captação, as lentes para câmera de celular não podem ficar de fora!

O kit de lentes para celular perfeito

Antes de elaborar o seu kit de lentes perfeito, é importante levar em consideração as possibilidades de cada lente. Para expandir seus horizontes e encontrar sempre uma nova forma de registrar suas viagens, celebrações ou até mesmo a vida cotidiana, as opções de lentes para celular mais famosas do mercado são:

Fisheye

Apesar de ser a lente característica de câmeras de ação, é possível garantir um efeito muito semelhante com as lentes para celular. A lente fisheye, ou olho de peixe, captura imagem no ângulo de 180 graus e oferece as imagens um formato mais arredondado, criando uma visão esférica dos ambientes.

Foto de casarão tirada com celular e lente olho de peixe

Essa é uma ótima opção para captar cenários completos na natureza ou na cidade, pois sua característica angular facilita o registro de um número maior de elementos. Apesar da distorção característica das lentes, elas também possibilitam selfies super criativas, principalmente quando se visita pontos turísticos muito grandes.

Confira outras dicas sobre como tirar fotos sozinha aqui no blog FUNPro!

Macro

Se você é apaixonado por detalhes, não pode deixar a lente macro de fora do seu kit para celular. A principal característica desse tipo de lente é a captura de imagens com um close principal super aproximado de pequenos objetos ou pontos de um elemento maior, e o fundo completamente desfocado.

Tirando foto de folhas com celular e lente macro

Com essa particularidade da lente macro, é possível abusar da criatividade capturando cenários por suas características mais singulares. Em um passeio na praia, que tal usar sua lente para focar nos grãozinhos de areia? Ou em uma viagem de ecoturismo, é possível captar cada detalhe que constroem a natureza imponente como ela é.

Wide

Essa é a lente para os aventureiros de plantão, pois com um campo de visão bem mais ampliado, a lente para celular Wide possibilita a captação de imagens repletas de elementos de uma forma completa. Essa é aquela lente que não deve sair da mochila de quem ama trilhas e aventuras na natureza.

Foto de casarão tirada com celular e lente grande angular

Mas não se engane, a amplitude da lente Wide pode ser usada em diferentes habitats, pois ela funciona muito bem em ambientes fechados, como a grande sala de um museu ou captando um pôr do sol inesquecível. Seja você alguém que prefere a calma do campo, ou os barulhos da cidade, essa é uma lente para manter sempre por perto.

Teleobjetiva

Usada majoritariamente por profissionais do jornalismo, principalmente durante a captação de esportes, a lente teleobjetiva multiplica a capacidade de zoom do seu celular. Diferente da lente macro, seu principal objetivo é te ajudar a captar fotos e vídeos aproximados, porém de uma longa distância.

Foto da lua tirada com celular e lente teleobjetiva

Ao substituir o zoom digital do celular, pelo zoom óptico da lente, a teleobjetiva elimina granulações indesejadas e oferece mais qualidade para imagens que utilizam a amplificação de objetos a distância. Quer registrar o recorte perfeito de um cenário distante e cheio de elementos? A teleobjetiva é a melhor opção!

Aposte no poder dos filtros

Assim como as lentes têm o potencial incrível de transformar a qualidade das imagens fotografadas pelo celular, os filtros também tem um papel super importante na dinâmica de uma captação mais criativa, personalizada e profissional. São eles que oferecem diferentes cores e nuances para imagem antes da edição digital, e por isso devem ser valorizados.

Uma boa forma de somar os filtros ao seu kit de lentes é pensar na usabilidade que cada opção pode oferecer para o seu estilo de filmagem ou fotografia. Filtros com coloração granulada, por exemplo, proporcionam diferentes intensidades para a iluminação da imagem, e são excelentes para fotografar e dar contraste às paisagens na natureza.

Segurando filtro nd com as mãos na floresta

Famoso na fotografia profissional, o filtro ND também é perfeito para ambientes externos, principalmente com a luz solar no seu máximo, pois ele consegue reduzir a velocidade do obturador modificando assim a intensidade das cores, e não sua tonalidade.

Já os filtros estrela são os queridinhos de quem prefere brincar com as luzes e nuances da fotografia noturna. Com esse filtro aplicado a lente teleobjetiva, por exemplo, é possível realçar os pontos de luz da imagem, criando um foco suave. O filtro também funciona com outras lentes, principalmente com a aproximação de detalhes da macro.

Tirando foto da cidade com celular e filtro estrela

Sabe aquele reflexo chato que superfícies com água e vidro proporcionam? O filtro CPL foi pensado exatamente para eliminar esse problema. Esse modelo também oferece uma ótima captação de cores, deixando-as mais vibrantes, ou distribuindo-as com uniformidade e tonalidades mais reais.

As lentes são alternativas excelentes para melhorar a capacidade de fotos e vídeos capturados pelo seu smartphone. Combiná-las com filtros, e outros acessórios como o tripé, pode ser a resposta para seus problemas com imagens sem qualidade e longe das expectativas.

Conheça mais dicas aqui no blog da FUNPro, e não deixe de conferir as principais novidades no nosso site. Até o próximo post!