O que é ring light? Saiba como usar o acessório nas suas selfies!

ring light de mesa para celular

Você já assistiu a algum tutorial ou conteúdo em vídeo e percebeu que ao fundo dos olhos do apresentador havia um círculo luminoso pequeno? Sensação entre os produtores de conteúdo, o ring light se tornou um equipamento essencial para quem deseja um aspecto profissional na filmagem.

Mas afinal de contas o que é o ring light? De forma bem objetiva, esse equipamento consiste em um tripé com iluminação circular de LED na ponta final da haste. Com grande capacidade de iluminação, com ele é possível deixar o rosto bastante evidente, valorizando as formas naturais e proporcionando um ambiente mais bonito e iluminado para fotos e vídeos.

Contudo, engana-se quem pensa que esse tipo de iluminação é direcionada somente para produtores de conteúdos digitais. Ele também pode ajudar em diversas outras funções do dia a dia, como na transmissão de palestras, aulas e vídeo chamadas!

Anel de led blogueira

Quer entender como usar o ring light e a melhor forma de escolher o seu? Continue rolando a página e vem conhecer esse conteúdo incrível que nós do blog da FUNPro elaboramos especialmente para você!

Quais são os tipos de ring light?

Uma febre crescente entre criadores de conteúdos digitais e profissionais que constantemente fazem transmissão em vídeo, o ring light é uma ótima opção para quem deseja iluminar um ambiente, proporcionando mais sofisticação e profissionalismo para aqueles que estão assistindo.

ring light qualidade

Mas quais são os tipos de ring light presentes no mercado? Conhecido por sua funcionalidade no momento da montagem, o modelo mais comum é o tradicional formato tripé com o círculo na ponta. Contudo, existem muitos outros formatos, inclusive para acoplar no próprio celular.

Com diversos tamanhos, alguns modelos chegam a ter altura de 1,80 e outros chegam a 30 centímetros de diâmetro, proporcionando uma iluminação mais forte e ampla. Nos modelos tradicionais, há encaixe para o celular, câmera de diversos tipos – inclusive GoPro – além de mecanismos de ajuste ótimos para capturar ângulos diferentes!

Já o modelo para celular, diferente do anterior, é mais simples e possui um anel de luz com luminosidade mais discreta. Com uma presilha, que possibilita prender o ring light no celular para capturas mais profissionais, ele tem a vantagem de ser mais prático que o modelo em tripé.

Há também ring lights de mesa, que podem ser colocados sob superfícies planas, já que possuem uma base adaptada para essa função. Eles são vendidos em tamanhos mais limitados, porém são ótimos para quem deseja incluí-lo em um uso mais doméstico, como para estudos e trabalho!

Anel de led mesa

Como usar o ring light?

Como você percebeu, existem diversos tipos de ring light e cada um deles possui uma maneira correta para uso. Contudo, considerando que o grande campeão de vendas ainda é o formato mais tradicional, o passo a passo na sequência aborda a instalação deste modelo. Acompanhe!

 

O modelo que usaremos para exemplo é um ring light de 1,60 de altura, com anel luminoso de LED, circunferência de 26 centímetros e iluminação de 5500K. Entretanto, se você tiver um modelo tradicional, este passo a passo poderá ser aplicado!

  1. Monte o tripé de maneira adequada, conforme informa o manual do fabricante, para conseguir oportunizar uma estabilização adequada para o celular ou câmera;
  2. Observe que a base do ring light estará dobrada e parafusada. Desparafuse e vire a base, de maneira que ela fique alinhada com o tripé;
  3.  Após ter virado no sentido adequado, agora parafuse novamente essa parte da estrutura, para que ela fique firme e segura;
  4.  Você verá que existe outro parafuso na ponta no anel luminoso. Desparafuse-o até que a abertura fique completamente livre;
  5. Feito isso, regule o encaixe no tripé até que as aberturas do anel – anteriormente desparafusado – fiquem niveladas;
  6. Agora insira novamente o parafuso e aperte até que ele fique completamente parafusado;
  7. Encaixe o suporte para celular ou câmera atrás do círculo luminoso. Caso ele seja flexível, molde a estrutura para que ela fique no sentido desejado;
  8. Coloque o equipamento para filmagem ou fotografia no suporte acoplado no tripé.

Pronto, agora já pode começar a usar seu ring light! Porém, após o término da produção de mídia, retire o cabo da tomada para evitar curtos que possam danificar o aparelho. Além disso, é sempre importante desativar as luzes, tanto para economia de energia, quanto para prevenção contra peças queimadas.

ring light selfie

Como escolher o melhor ring light para selfies?

Para escolher o melhor ring light é preciso, em primeiro lugar, pensar no seu contexto de uso! Como assim? Para que finalidade você deseja o aparelho? Irá colocá-lo onde? Há espaço suficiente para que ele fique posicionado com segurança?

Essas são perguntas que você deve fazer a si mesmo para adquirir o modelo certo! Tendo estabelecido qual a sua finalidade de uso fica muito mais fácil escolher. Por exemplo, se você precisa de um equipamento para uso constante e profissional, então o mais indicado é o modelo tradicional.

Ring light

Caso você deseje um modelo intermediário, para pós adaptação investir em um exemplar mais potente, uma ótima opção são os ring lights de mesa. Eles também possuem uma boa durabilidade e capacidade de iluminação.

Se você deseja um equipamento mais simples e acessível, pode optar por modelos de mesa menores, ou até mesmo em presilhas – muito usado em celulares. Contudo, esses exemplares não terão a mesma luminosidade que um ring light maior. Pense nisso!

E daí, conseguiu decidir qual o melhor modelo para você? Caso não, busque entender melhor os momentos que ele será usado e vá testado modelos para encontrar aquele que mais se aproxima da sua necessidade!

Aqui no blog da FUNPro nós trazemos conteúdos semanais sobre diversos assuntos do universo da filmagem e fotografia. Aproveite que você está aqui e continue se especializando com o nosso texto sobre tipos de enquadramento e saiba como posicionar a sua câmera e ring light no melhor ângulo!