Tudo sobre presets: saiba o que são e como usar no Lightroom

Em uma breve passagem pelo feed do Instagram você tem a chance de ver diversos tipos de presets: diferentes tonalidades, cores e estilos. Eles se tornaram parte da rotina de usuários da rede social, e vão além de influenciadores digitais, pessoas comuns também curtem postar fotos que se assemelham por meio de filtros pré-definidos.

Dessa forma, é possível levar até as redes sociais mais do que os seus momentos favoritos, os presets podem expressar a sua essência, seja ela representada por cores vibrantes, ou até mesmo com camadas mais singelas, apenas para garantir aquele toque especial que é a sua cara.

Mesmo que filtros e pós edições representem apenas uma das etapas para garantir registros incríveis, eles já se tornaram parte indispensável da rotina de fotógrafos profissionais e amadores. Para entender melhor a sua definição e como usá-lo nas fotos, aproveite o conteúdo deste post que a FUNPro preparou sobre os presets!

O que são presets: o poder dos filtros pré-definidos

De forma simples, a definição de presets é a seguinte: são filtros que, ao serem aplicados nas fotos, ajustam a cor, brilho, contraste e a textura das imagens, deixando-as com mais estilo e personalidade. Ideal para quem não abre mão de tirar fotos estilosas e garantir um feed conceitual e organizado nas redes sociais.

Esses filtros são comuns em aplicativos de edição, como o Lightroom e o VSCO. O seu uso tornou-se popular nos feeds do Instagram de diversos influenciadores digitais e atualmente muitos deles até comercializam para que seus seguidores tenham a experiência de usar seu estilo nas fotos.

Por outro lado, eles devem ser usados com cautela. Isso porque a cor e a iluminação da foto original influencia no resultado garantido após a inclusão do filtro, ou seja, antes de adquirir os pacotes que os influenciadores oferecem no meio digital, saiba que até chegar nas cores e tonalidades exatas, eles também utilizaram a iluminação adequada.

Dessa forma, se você deseja desbravar o universo dos filtros, saiba que é importante contar com o auxílio de acessórios de iluminação, capazes de fornecer diferentes níveis de luz. Assim, você tem mais oportunidades para chegar até o resultado que você vê nos seus feeds favoritos sem depender apenas da luz natural.

Como usar presets: dicas para usar no Lightroom

Cada software de fotografia conta com seu próprio modo de incluir o preset, mas não se preocupe com o grau de dificuldade, pois se você está começando a desbravar o universo dos filtros, saiba que usá-los é muito simples, basta escolher o seu favorito e carregá-los na configuração do aplicativo.

Uma dica para encontrá-los de forma gratuita no Instagram é escrever na barra de pesquisa o termo “preset” e explorar os perfis que aparecem por ali. São muitos estilos para conhecer e aproveitar nas suas fotos.

Se você utiliza o Lightroom para fazer as edições, aqui vai uma dica de como usar: logo após encontrar o seu favorito, faça o download e adicione-o na biblioteca, assim, escolha o filtro que será utilizado e clique em adicionar. Depois disso, volte ao menu e clique na foto que você deseja personalizar.

Em seguida, vá até a opção de 3 pontos do aplicativo e escolha “criar predefinição”. Agora, basta selecionar os principais aspectos que você deseja salvar, incluir um nome para ela e concluir a criação.

Ao abrir a imagem na qual o preset será incluído, toque na opção “predefinições” do aplicativo que você verá tudo o que predefiniu no app, até mesmo aquelas que já foram criadas por você. Por fim, escolha a sua criação e aplique.

Fotos profissionais: tenha os equipamentos certos

Até aqui você conheceu informações importantes sobre os presets e como usá-los no aplicativo Lightroom, da Adobe. No entanto, saiba que para chegar a um resultado com qualidade superior, é necessário contar com os equipamentos certos, afinal os filtros sozinhos não fazem milagre.

Se você realmente está em busca de ter um feed incrível por meio de fotos e vídeos de qualidade, atualmente existem diversos modelos de câmeras de ação que são capazes de te acompanhar nas suas viagens e momentos importantes da sua vida, tendo como resultado um show de profissionalismo.

O modelo GoPro HERO9 Black, por exemplo, conta com recursos como a instalação da lente Max para promover uma maior estabilização e campo de visão avançado. Além da bateria, que conta com capacidade 30% superior comparada com a última versão da câmera. E tem mais:

Sendo resistente à prova d’água, você pode utilizar a sua câmera em até 10 metros de profundidade, como também aproveitar seus recursos avançados para fazer registros incríveis enquanto você se movimenta nas suas aventuras.

Então, curtiu este post? Agora que você sabe o que são presets e como tirar fotos com nível profissional, está preparado para ter um feed na rede social de encher os olhos dos seus seguidores. Se você ainda tem dúvida ou opinião sobre o assunto, deixe nos comentários. Aproveite também para compartilhar o post com seus amigos e familiares. Até mais!