Como melhorar a câmera do celular? Dicas e acessórios!

Pessoa irando foto de paisagem com o celular

Quer melhorar a câmera do seu celular para garantir fotos mais elaboradas? No post de hoje nós preparamos para você uma lista de dicas para quem quer melhorar a qualidade de seus cliques sem investir em um celular novo e também para aqueles que estão interessados em adquirir novos acessórios.

Confira abaixo as melhores dicas para aprimorar a câmera de seu celular.

Como melhorar a câmera do celular sem gastar dinheiro

Nem todas as formas de melhorar a qualidade de suas fotos e vídeos precisam custar caro. Na realidade, há algumas maneiras simples de aprimorar a câmera de seu celular que, muitas vezes, acabam passando despercebidas por nós.

Por isso, trouxemos dicas que podem te auxiliar nessa tarefa, sem que você precise gastar nada. Confira:

1. Cuidado com a sua lente

Parece uma dica boba e comum, mas faz uma diferença enorme no resultado de suas produções visuais. Afinal, levamos o celular conosco para todos os lugares, colocamos em cima de mesas sujas, no chão, no bolso e, com isso, a câmera do celular vai sujando e engordurando aos poucos.

Por isso, a dica número um é fácil e rápida: antes de tirar fotos, lembre-se de limpar bem a câmera do celular. O recomendável seria usar panos úmidos específicos para esse tipo de cuidado, mas é claro que passar o tecido da camiseta também pode quebrar um bom galho.

2. Explore as configurações no iPhone

Não há nenhuma dúvida de que os celulares da Apple têm ótimas câmeras, mas isso não significa que não tem formas de deixá-las ainda melhores. Na verdade, pelas próprias configurações do celular você já consegue fazer algumas boas melhorias, que farão a diferença no resultado de suas fotos e vídeos.

Vá nas configurações de seu iPhone e clique em ajustes, depois vá em câmera e siga para formatos, lá você seleciona a opção “mais compatível“, assim as suas fotos e vídeos não serão feitas em formatos leves para poupar memória, ao invés disso, elas serão feitas em um tamanho grande e compatível com os editores mais famosos de vídeo, por exemplo.

Voltando na aba de câmera, você pode fazer mais algumas alterações. Vá em “gravar vídeo” e mude o tamanho da gravação de seus vídeos. Nós recomendamos o tamanho 4K 30 fps, mas é importante lembrar que você vai gastar bastante memória com essa alteração.

Você também pode ir em preservar ajustes e habilitar os tópicos “modo de câmera”, “controles criativos” e “ajuste de exposição”, para que você não tenha que ficar fazendo as alterações todas as vezes que abrir a câmera.

3. Aplicativos externos para Android

Por outro lado, para os usuários de Android não há muitos ajustes dentro do próprio celular que possam ser feitos, mas ainda há uma forma. Há ótimos aplicativos na Play Store de seu celular que podem te auxiliar na melhoria de suas fotos e vídeos e, melhor ainda, nós trouxemos um que é gratuito!

O aplicativo Open Camera tem várias funções legais para quem fotografa ou filma pelo celular. Uma função bem bacana é o controle de exposição, por ele você pode ajustar manualmente a exposição da câmera, e também pode bloqueá-la para que não tenha mudanças conforme você se mexe ou anda com o celular.

Há vários outros truques, mas nós recomendamos que você tire um tempo para explorar o aplicativo com calma e descobrir todas as suas vantagens na prática.

4. Desmistificando o Modo manual

Por mais conhecido que seja a existência do modo manual nos celulares mais recentes, muitos de nós não sabemos a forma correta de usar cada função e as fotos acabam não tendo um bom resultado. Devido a isso, nós trouxemos uma explicação simplificada de cada função do modo manual.

Mas lembre-se, é muito bom que depois você o explore com calma, para que aos poucos você se torne familiarizado com as funções.

WB

Essa função é conhecida como balanço de banco, é por ela que você vai conseguir controlar o nível de claridade para deixar suas fotos menos estouradas , mas nós vamos te auxiliar de uma forma mais simples.

Nela você vai poder escolher dentro dos valores de 2000 a 8000, dessa maneira é importante entender que quanto maior o número, mais avermelhado sua foto fica e quanto menor, mais azulado. Mas é sempre bom encontrar o equilíbrio com o local em que você está e o resultado que quer ter antes de escolher uma numeração.

Foco

O foco é mais fácil de mexer, especialmente na famosa tática da tentativa e erro, mas para te auxiliar, vamos explicar um pouco sobre como manusear.

É bem simples: quando você quiser tirar foto de um detalhe bem de pertinho, coloque no foco menor, já quando for tirar foto de algo mais longe, coloque mais foco.

Mas experimente usar com calma, raramente você vai usar ele nas suas extremidades máximas, explore perto do meio e vá além apenas quando necessário.

Velocidade do Obturador

O obturador é a parte que se abre para que o sensor da câmera possa ser exposto à luz e, consequentemente, tirar a foto. Normalmente ele vai estar abreviado como S, SS, SV ou algo semelhante, varia muito dependendo do modelo do seu celular.

Essa velocidade é o tempo que vai levar para a câmera tirar a foto, afetando a exposição, iluminação e a quantidade de detalhes. Imagine um cata-vento girando, é por meio dessa função que você vai poder tirar a foto com ele parecendo estático ou com as nuances de seu movimento.

Dessa forma, aumentar o tempo vai influenciar na quantidade de detalhes, assim como na quantidade de ruídos e luz, podendo estourar a claridade da sua foto se você exagerar. Enquanto no mais rápido, você terá menos detalhes no escuro, mas será mais preciso e com a exposição controlada.

ISO

A sensibilidade da fotografia, conhecida como ISO, é a ferramenta que vai clarear ou escurecer a sua foto. Ele é essencial para melhorar a qualidade da câmera do celular e muito importante para fotos no escuro, por exemplo. Quando você coloca um ISO maior, você consegue ter mais detalhes em ambientes escuros, mas tem que tomar cuidado para não deixar sua foto com granulação.

O ISO menor é importante para fotos com mais nitidez e menos clareza. A dica permanece: escolha um objeto, coloque o foco e teste o ISO na prática, tire fotos com vários níveis de sensibilidade e veja a diferença de resultados. Isso vai te ajudar a entender o funcionamento dessa ferramenta.

Como melhorar a câmera do celular com acessórios

Por mais que você não precise gastar para melhorar a qualidade da câmera de seu celular, existem alguns acessórios que irão potencializar as suas fotos e vídeos ainda mais .

Por isso, nós trouxemos dois tipos de produtos que te auxiliarão nessa tarefa. Confira:

Lentes externas

Por mais que as câmeras dos celulares estejam cada vez mais potentes, elas ainda são limitadas às suas lentes padrões. Mas isso não é um problema, há muitas lentes externas que podem ser compradas e colocadas no celular para deixar suas fotos e vídeos ainda mais incríveis.

Há vários modelos que se diferem pelo intuito de cada uma. A lente macro, por exemplo, é específica para fotos com um grande close em detalhes pequenos, conseguindo criar fotos lindas de perspectivas incríveis. Gostou da ideia? Confira o porque usar lentes para câmera de celular e qual escolher.

Estabilizadores e Suportes

No caso dos estabilizadores e acessórios semelhantes, eles não têm relação direta com a qualidade da câmera, mas auxiliam muito na qualidade de suas fotos e vídeos, impedindo que fiquem tremidas, tortas, de ângulos estranhos e te oferecendo qualidade e conforto ao fazer a captura.

Há vários modelos, como tripés flexíveis, os altos e os pequenos, específicos para a funcionalidade que você precisa, também têm os estabilizadores, que são perfeitos para gravações de vídeo em movimento e para criadores de conteúdo que têm preferência em utilizar o celular durante a produção.

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para que as suas fotos e vídeos possam ir além e se tornarem ainda mais incríveis. Gostou? Compartilhe com seus amigos, para que eles também possam melhorar cada vez mais seus resultados.

Para mais conteúdos sobre tecnologias voltadas a câmeras, acesse mais conteúdos do nosso blog! Até a próxima!