Fotos de longa exposição: conheça a técnica e aplique!

foto de longa exposição de uma cachoeira

Você já se deparou com aquela imagem quase mágica de estrelas riscando o céu ou cachoeiras e rios formando mantos d’água? A técnica fotográfica por trás dessas imagens deslumbrantes é a longa exposição.

De forma bem simples, a fotografia de longa exposição acontece quando programamos o obturador da câmera para que ele fique aberto por mais tempo que em uma foto padrão.

Com essa configuração o sensor da câmera captura todos os movimentos que são feitos dentro do intervalo de tempo limitado pela exposição da imagem fotografada.

Quer saber mais sobre a técnica e garantir 5 dicas sobre como replicá-la aí na sua casa? Confira o conteúdo que a equipe FUNPro preparou para você!

Afinal, como é feita a foto de longa exposição?

Antes de entender como são feitas as fotos com longa exposição, é importante dar um passo para trás e compreender como as imagens são capturadas por uma câmera padrão, seja do celular, digital ou analógica. O sistema básico de uma fotografia é a incisão de luz sobre um objeto foto sensível, e para que esse objeto receba a exposição correta, três fatores são essencias: a abertura do diafragma, o ISO – que é a própria sensibilidade fotográfica – e a velocidade do obturador.

Esse último fator é o mecanismo que se abre e fecha em milissegundos, permitindo assim que a quantidade certa de luz entre na câmera e exponha seu sensor que captura a imagem. Quando as configurações da câmera permitem que esse mecanismo permaneça aberto por um tempo maior que o padrão, é quando a fotografia de longa exposição acontece!

Conheça também nosso conteúdo sobre light painting, outra vertente da fotografia de longa exposição!

5 dicas para acertar na fotografia de longa exposição!

Apesar de se tratar uma técnica relativamente simples de ser aplicada, algumas dicas podem te ajudar a realizar suas fotos com alta exposição da melhor forma possível. Ah, vale ressaltar que essas dicas podem ser aplicadas em qualquer equipamento que ofereça uma velocidade de obturador ajustável, ou seja, é possível aplicar a técnica em fotografias capturadas pelo celular, câmera digital, câmera de ação e até mesmo analógica. Vamos as dicas?

1. Conheça o seu equipamento

Pois é, como falamos anteriormente, a fotografia de alta exposição pode ser realizada em diferentes tipos de câmeras, e para saber se o seu equipamento pode te oferecer essa possibilidade, é importante conhece-lo muito bem, afinal, o segredo para uma boa fotografia, seja de alta ou baixa exposição, é um conhecimento profundo dos recursos que seu equipamento oferece.

Alguns celulares e câmeras mais antigos não tem a mesma capacidade que opções de última tecnologia, mas nem por isso você pode deixar de ler o manual do aparelho que tem aí em casa e “fuçar” todos os seus recursos para entender quais possibilidades ele te oferece.

Comece seus estudos sobre fotografia de longa exposição brincando com funções manuais para saber até onde você e seu equipamento podem ir!

2. Encontre o local adequado

A longa exposição é muito utilizada para fotografias da natureza e, assim como qualquer registro encantador das belezas naturais, é importante levar em consideração o local que suas fotos serão capturadas.

Outro fator importante em relação ao cenário é que, diferente dos cliques normais, esse é o tipo de fotografia que precisa ser muito bem planejada, afinal, ela vai capturar movimentos rápidos que podem ser perdidos facilmente.

Estude o local, seus possíveis ângulos, a incidência da luz no objeto fotografado, se a iluminação é suficiente ou se você vai precisar de luzes artificiais de apoio. Essa análise prévia vai impactar profundamente no seu resultado final!

Quer acertar nas fotos ao ar livre? Conheça nosso guia para não errar mais!

3. Saiba o melhor horário para sua foto

Assim como o local adequado faz toda a diferença para a fotografia de longa exposição, o horário certo do dia para capturar aquele movimento também pode ser crucial para um resultado satisfatório. Mas antes de escolher o momento do dia para o clique perfeito, entenda como aquele movimento que será capturado se comporta nos diferentes horários do dia.

Para garantir lindas fotos com longa exposição de dia preste atenção nos recursos fotográficos que vão colaborar para que a imagem não saia clara demais, afinal, ao diminuir a velocidade do obturador, a entrada de luz no sensor da câmera é bem maior.

Ajustes de fotometria como o ISO, e seu fechamento máximo, podem auxiliar bastante nessa incidência de luz exagerada.

Já nas fotos de longa exposição a noite, a exposição luminescente precisa ser explorada no seu máximo, por isso, a abertura do diafragma é mais indicada, já que a sensibilidade do ISO pode oferecer ruídos demais para a captura em cenários escuros.

Para evitar qualquer erro, atente-se sempre aos três pilares da fotometria para uma imagem mais equilibrada e iluminada.

4. Antecipe o movimento que será capturado

Como nós já falamos por aqui, o movimento é um fator decisivo para garantir uma foto de longa exposição que vai impressionar seus admiradores. Além de estudar o cenário escolhido, é importante que esse movimento esteja em sua mente de forma completa, para capturá-lo no momento certo.

Um bom exemplo disso são as fotografias de longa exposição que capturam as estrelas. Para registrar o movimento completo na imagem perfeita, é importante separar um tempo de estudo prévio com sua câmera para entender qual o momento certo de começar e finalizar o clique.

Afinal, cada passo do seu planejamento contribui para que o clique final se torne uma memória exuberante.

5. Atenção para a pós-produção

A técnica de longa exposição já oferece à imagem um toque de obra de arte, mas a pós-produção pode ajudar a realçar esses pontos positivos que ela já tem. O realce de cores de forma mais expressiva é muito comum nesse tipo de fotografia, e pode ser um detalhe ainda mais chamativo com a ajuda da pós-produção.

A saturação e o contraste também são beneficiados com essa ajuda, melhorando inclusive o contorno das imagens! Para editar suas fotos com mais profissionalismo, confira nosso conteúdo com dicas essenciais!

A fotografia de longa exposição é uma técnica que exige planejamento e paciência, mas o resultado que ela oferece para as imagens é algo sempre inspirador. Continue acompanhando nossas dicas sobre fotografia aqui no blog e conheça novas técnicas para aplicar com a câmera de ação, digital ou até mesmo com o celular!