Luz dura e luz suave: entenda a diferença e como aplicá-las!

Foto de melão com efeito sob luz dura

Adentrar no mundo da fotografia é basicamente aprender tudo sobre conceitos e técnicas de registro de luz para, futuramente, ser capaz de desafiar as regras estudadas em nome do seu estilo próprio! Nesse processo eterno de aprendizado, é essencial entender o comportamento da luz no enquadramento da câmera para que se alcance o efeito desejado.

Seja a fonte de luz natural ou artificial, os entusiastas da fotografia precisam ser conscientes sobre a “dureza” da luz presente em cena e como ela pode contribuir ou prejudicar a intenção da foto ou do vídeo. Para te ajudar com essa questão, trouxemos um conteúdo completo sobre luz dura e luz suave.

Uma vez identificada a variação da luz no ambiente, você terá a facilidade de tirar fotos incríveis, do jeito que havia imaginado! Continue a leitura e entenda a diferença entre os tipos de sombras que se projetam no objeto a ser fotografado.

O que é luz dura?

Luz dura é uma iluminação que incide diretamente sobre o objeto que será fotografado ou filmado. Pelo fato dela gerar sombras bem demarcadas e tornar mais nítido o contraste das formas que estão em cena, dizemos que a “dureza” da luz está alta.

Entenda este conceito na prática: vá a um lugar aberto em um dia de sol a pino e com céu límpido, sem nuvens. Perceba como a sua sombra é projetada no chão com alta definição. Esse exemplo é ótimo para entender como a luz natural pode funcionar como luz dura.

Outra maneira de compreender o que é luz dura é o exercício de acender uma lanterna, apontar para a lateral do seu rosto e tirar uma selfie. Mesmo que o ambiente esteja relativamente iluminado, você notará que os contornos da sua expressão estarão bem marcados na imagem, sendo possível identificar a origem da luz dura. Portanto, esse efeito também pode ser criado com luz artificial.

O que é luz suave?

A iluminação com intensidade fraca concebe o que chamamos de luz suave ou difusa. Quando não conseguimos determinar com precisão as formas das sombras do objeto ou da pessoa a ser fotografada, é possível afirmar que a dureza da luz está baixa e o cenário, portanto, está com a iluminação homogênea e dissipando os raios de luz para todos os cantos do ambiente.

Atualmente, há uma grande variedade de equipamentos no mercado tecnológico que auxiliam no trabalho de suavizar a luz dura. Estamos nos referindo aos difusores feitos com materiais que absorvem a luz incidente e a dissipa pelo ambiente. Softboxes e rebatedores são aliados perfeitos para garantir uma luz mais suave na hora de fotografar.

Afinal, quando usar luz dura e luz suave?

A resposta mais comum na fotografia: depende da intenção! Luz e sombra são as matérias-primas que fotógrafos e diretores de cinema utilizam para criar efeitos e sugerir interpretações conforme a vontade dos idealizadores. Ou seja, o controle da dureza da luz é um dos principais truques que você precisa aprender para manipular a percepção do espectador de acordo com o que você imaginava no momento do enquadramento.

Além de proporcionar uma composição fotográfica mais técnica e assertiva, o uso da luz dura e luz difusa está alinhado com um estudo profundo de métodos que são capazes de enriquecer o resultado final da imagem fotografada.

Por exemplo, se a intenção é evidenciar expressões faciais, projetar sensação de oposição entre elementos na cena, a luz dura é ideal para ser usada de forma dramática. Além de destacar as personagens, a luz dura também auxilia na criação de uma atmosfera de tensão, com muito mistério e suspense.

Se o efeito desejado for o contrário, é indicado utilizar recursos de iluminação que ajudam a difundir os raios de luz pelo cenário. A luz suave favorece a impressão de calmaria e delicadeza, sendo perfeita para fotografar retratos felizes e composições com uso de cores mais claras e brandas.

Considerando as diversas situações de iluminação que você pode encontrar, é importante saber como fazer a luz dura ou luz suave na sua composição fotográfica. Caso você sinta necessidade de valorizar o contraste da imagem, aproxime a fonte de luz do foco principal da foto para criar sombras bem definidas com a luz dura. Quando a intenção for a produção de sombras indefinidas com luz suave, abuse de tecidos, placa de isopor e outros equipamentos para dispersar a luz emitida.

O trabalho do fotógrafo é complexo, não é mesmo? Compensar a exposição de luz e encontrar o equilíbrio perfeito entre luz e sombra de acordo com a sua intenção são apenas alguns fatores que podem transformar sua foto em algo marcante!

Se você curtiu o conteúdo de hoje, indicamos a leitura do post “Fotos ao ar livre: 7 dicas para você arrasar nos cliques!” disponível em nosso blog. Aproveite para aprofundar os seus conhecimentos na fotografia!