O efeito olho de peixe é produzido por uma lente chamada fish eye – em tradução livre, “olho de peixe”. Ela é comumente relacionada a uma lente que produz efeitos distorcidos na borda da fotografia. Contudo, existem outras formas criativas de usar a lente para produzir cliques incríveis.
Pensando nisso, nós do blog da FUNPro, preparamos um conteúdo com 5 dicas de efeitos olho de peixe para você produzir com a sua lente! Então, se você é um apaixonado por fotografia assim com nós, prepare caneta e papel e vem entender como usar a fish eye para arrasar nas fotos!
5 formas de usar o efeito olho de peixe!
Como você já entendeu, o efeito olho de peixe é elaborado por uma lente fisheye, que produz efeito distorcido nas fotos. Muito comum para celulares, ela integra um aglomerado de lentes para produção de fotos com o smartphone. Está muito relacionada a um único tipo de design fotográfico, por isso as pessoas costumam não se interessar nos demais recursos que ela oportuniza.
Contudo, nós exploramos os mistérios da lente olho de peixe e trouxemos maneiras criativas para usá-la nos seus cliques! Continue navegando conosco e saiba como produzir fotos de paisagens, pessoas, objetos, dentre outros modelos! Te esperamos na sequência!
1 . Efeito Névoa Radial
A névoa radial é um tipo de efeito que se parece muito com o criado pela lente radial, contudo usando a fish eye. Esse tipo de clique fica muito interessante em locais com alta movimentação de pessoas, baixa luminosidade e pontos de luz bastante específicos.
Por exemplo, pense em uma ambiente festivo – casamentos, formaturas, baladas –, nesses locais as pessoas costumam fazer muitos movimentos, e é um local com luz em apenas alguns locais específicos, não é? Pronto! São situações perfeitas para treinar esse tipo de fotografia.
Para isso, você deve baixar o obturador do seu celular por mais ou menos 1/25 de um segundo. Então, insira a lente olho de peixe e procure uma roda de pessoas em movimento, posicione a câmera e gire em noventa graus. É possível que os primeiros cliques não saiam como o ideal, mas com um pouco de treino você pega o jeito e consegue fotos sensacionais!
2 . Efeito de Exagero na Curvatura da Terra
O forte do efeito olho de peixe realmente é a distorção que ele produz, então por que não usá-lo no seu potencial máximo? Esse tipo de clique fica ótimo em paisagens, podendo ser natural ou de grandes edificações. Para elaborá-lo é bastante simples, mas é preciso tomar cuidado para que somente os elementos selecionados apareçam dentro do quadro. Vamos entender?
Para garantir um efeito de exagero na curvatura da terra, primeiro procure uma paisagem que deseja fotografar. Tendo escolhido, agora mova o celular para a linha de baixo do quadro o máximo que puder.
É importante manter dentro do enquadramento tudo o que você deseja capturar. Cuidado para não fotografar a ponta dos pés, pois como o clique acontece bem perto do nosso corpo é possível que esse detalhe passe despercebido.
3 . Paisagens Grandes sem Efeito Olho de Peixe
Você deve estar pensando “para que vou aprender a fotografar com a lente sem produzir o efeito?”, não é mesmo? Contudo, o acessório não produz somente um tipo de design, como já comentamos, mas também pode ser uma ótima oportunidade de potencializar as cores da cena.
Na verdade, esse tipo de lente é bastante interessante para potencializar a beleza de uma paisagem, garantindo um clique mais profissional. Apesar de parecer fácil, elaborar uma fotografia usando a lente olho de peixe – mas sem distorção! – não é tão simples.
Requer procurar uma paisagem sem linhas retas, podendo ser em uma praia, por exemplo. Em locais com edificações, postes dentre outros, o efeito tende a não ocorrer, isso pois a lente olho de peixe procura por retas para efetuar o efeito de distorção. Pense nisso!
4 . Fotografar Tetos Inteiros
Os tetos de grandes edificações, como no caso de igrejas no estilo gótico, costumam ter detalhes muito interessantes e bonitos para a fotografia. Alguns contemplam vitrais, desenhos, efeitos em gesso, lâmpadas amareladas, dentre outros. Por isso, tornam-se uma cena perfeita para um quadro criativo.
Usar o efeito fisheye para capturar o cenário é uma ótima ideia. Para isso, procure o meio do teto em que deseja fazer a fotografia. Caso esteja em dúvida, procure um elemento central e trace um quadro fotográfico a partir dele. Feito isso, basta efetuar o clique e garantir um efeito vibrante muito estiloso.
5 . Mudar a Perspectiva e Incluir Novas Linhas
Já ficou claro o quanto a fisheye é uma lente versátil, concorda? Nesse ponto, chegamos a um momento em que o que vale é soltar a criatividade. Por isso, para elaborar efeitos olho de peixe de forma mais dinâmica, busque por linhas diversas, mude a perspectiva!
Nesse caso, vale a pena colocar a câmera do seu smartphone rente ao chão, convidar os amigos para posar, programar o timer e tirar uma foto incrível com a galera toda reunida! Outra ideia é procurar uma paisagem com árvores fechadas, como no caso de plantações de eucaliptos, deitar no chão e fotografar o cenário – a imagem fica muito moderna e digna de ir para a parede!
Percebeu como é possível usar o efeito olho de peixe de forma super criativa e fugir do óbvio? Outra ideia é usar filtros juntos com a lente, assim fica muito mais fácil produzir efeitos diversificados. Bora soltar a criatividade?
Ah, por falar em acessórios que fazem a diferença, aqui no blog nós temos um conteúdo sobre as lentes fotográficas para celular que todo entusiasta precisa ter! Passe por lá e confira aquelas que faltam no seu kit!
Gostou do post de hoje? Toda semana nós trazemos muitos outros conteúdos como esse que você acabou de ler! Aqui no blog da FUNPro você tem acesso a novidades fotográficas, informações sobre as mais recentes descobertas em GoPro e passo a passos super fáceis. Continue passeando por aqui e conheça muito mais!
Nos vemos no próximo post!