Dome para GoPro: conheça o acessório do momento

dome para gopro em superficie d'água

Já viu circulando por aí aquelas fotos com “efeito aquário”? Essas imagens capturadas metade dentro e metade fora da água viralizaram na internet nos últimos tempos, mas você sabe como são feitas? Basta você acoplar um acessório à sua câmera de ação e soltar a criatividade. Parece simples, não é?! Conheça tudo que você precisa saber sobre Dome para GoPro.

O que é Dome? 

Dome é um acessório para câmeras GoPro que corrige as distorções da lente. Desenvolvido para facilitar o foco em fotos submersas, esse dispositivo é capaz de manter a linha da superfície da água distante da lente da câmera, possibilitando que você capture, em um único clique, o que acontece em cima e em baixo da água. Conectado à sua câmera, o Dome possibilita que você conquiste o famoso “efeito aquário”. 

Um acessório com a mesma finalidade, porém adaptado à Câmeras Dslr, já era utilizado por muitos fotógrafos profissionais. Mas o grande sucesso desse dispositivo se deu no momento em que as marcas desenvolveram um modelo para a queridinha das redes sociais: a GoPro. 

Tipos de Dome para GoPro

Com todo o sucesso desse acessório, hoje, há muitas marcas no mercado que trabalham com modelos de Dome para GoPro. Há alguns mais sofisticados, outros mais básicos, que se diferenciam em algumas características estruturais e pelas possibilidades que trazem às suas fotos submersas. 

Quer conhecer as principais diferenças entre os tipos de Dome? Separamos os modelos que mais se destacam no mercado. Confira:

Dome Telesin

Considerado um dos modelos de entrada da marca Telesin, referência no mercado de acessórios para GoPro, esse modelo chama atenção pela simplicidade: basta conectar a câmera ao dispositivo, apertar alguns parafusos de mão e já está pronto para usar. 

Sendo um dos modelo de entrada, esse Dome é compatível com as câmeras GoPro Hero 5 Session, Hero 4 Session e Hero Session. Construído em material PC + acrílico, além  do Dome Telesin com caixa estanque acoplada, este modelo vem acompanhado de strap (alça de pulso, chave para fixação dos parafusos, capa protetora e conjunto de pastilhas antiembaçante). 

Dome Shoot

Com uma cúpula em acrílico de 6 polegadas e bastão flutuante, esse modelo de Dome para GoPro já acompanha mais acessórios, que podem facilitar o manuseio da sua câmera no momento das fotos. Além do bastão, que facilita a utilização do dome e permite explorar diferentes ângulos, o dispositivo acompanha uma caixa à prova d’água, pastilhas antiembaçantes e bolsa para armazenamento.

Nesse modelo, você consegue remover a caixa estanque e pode, inclusive, usá-la separadamente, assim como pode utilizar o case estanque original da GoPro (Super Suit), se for de sua preferência. Fabricado em ABS de excelente qualidade, e compatível às câmeras GoPro Hero 7 Black, Hero 6 Black, Hero 5 Black e Hero (2018), o Dome Shoot resiste à fotos com até 30 metros de profundidade.

Dome com Bastão e Gatilho Telesin 

Sendo um dos modelos mais completos do mercado, esse Dome da marca Telesin, além da caixa estanque integrada, acompanha uma série de acessórios exclusivos. O destaque nesse equipamento vai para o bastão flutuante e o gatilho disparador, que facilitam o processo de fotografar e de gravar vídeos, aumentando suas possibilidades de manuseio do dispositivo. 

O Dome com Bastão e Gatilho da Telesin é compatível com as câmeras Hero 7 Black, Hero 7 Silver, Hero 7 White, Hero 6 Black, Hero 5 Black e Hero (2018). A lente com diâmetro de 6 polegadas é equipada com cúpula de acrílico e doze parafusos. Também acompanha pastilhas antiembaçantes, alça de pulso, capa de proteção, acessório de limpeza e chave de fixação. 

Como Usar?

A instalação do acessório à sua câmera é bem simples. Assim como outros dispositivos para GoPro, basta você encaixar o equipamento à caixa estanque do seu Dome e o acessório já estará pronto para uso. 

Na hora de fotografar, a escolha do local é extremamente importante. Prefira ambientes com águas mais calmas e transparentes, como piscinas, prainhas, cachoeiras, etc. Assim você garante que sua imagem terá clareza, tanto em cima quanto embaixo da água. 

Outra questão importante na hora de fotografar é a posição do seu Dome. Você pode usá-lo tanto na posição vertical como horizontal, mas em ambas é importante atentar para o nível da água. Tente posicionar a metade da cúpula do seu acessório alinhada com a superfície da água. 

Pronto! Agora é só usar sua criatividade. As possibilidades são infinitas. 

Onde Comprar? 

Apesar de não ser um equipamento tão comum no mercado, você pode comprar seu Dome para GoPro nas maiores lojas do segmento. Prefira fornecedores com experiência no mercado e que possa lhe oferecer a garantia e o suporte que você precisa. 

Especialista em acessórios para GoPro e para Drones DJI, você pode adquirir seu Dome na FUNPro, uma das lojas pioneiras desse segmento no país. Encontre uma grande variedade de produtos com as melhores marcas em acessórios do mundo.