Dicas infalíveis de como melhorar suas fotos e vídeos GoPro

fotos gopro

As fotos GoPro nunca deixam de maravilhar os usuários desse modelo de câmera pela qualidade e fidelidade dos registros, tanto em terra, em água e no ar. Da mesma forma, todos os dias surgem novas técnicas e acessórios com o objetivo de melhorar as fotos e vídeos que elas capturam.

Por “melhorar”, queremos dizer: deixar ainda melhores. Conhecer e usufruir todas as funcionalidades que esses pequenos objetos tecnológicos têm a oferecer é um processo que naturalmente leva tempo e requer um pouco de dedicação e curiosidade.

Qual o melhor momento para testar e desvendar as funções e possibilidades de fotos e vídeos da GoPro que não as viagens, passeios e momentos especiais? Os registros feitos pela câmera imortalizam suas memórias favoritas e possibilitam o compartilhamento delas com toda a galera, criando uma rede de lembranças e momentos inesquecíveis!

Sendo assim, o ideal é que todos esses acontecimentos pareçam o mais vívido possível, de forma que cada olhada seja como reviver o instante em que tais lembranças foram registradas.

Por esse motivo, montamos um pequeno guia com dicas certeiras de como melhorar as fotos e vídeos tirados com sua GoPro, para que você possa conseguir – por si mesmo – efeitos profissionais.

Acompanhe o post e descubra o passo a passo!

Cuidados com a sua GoPro

Antes de mais nada, você já deve saber que, mesmo a GoPro sendo uma câmera super resistente e robusta, ela não dispensa bons cuidados de manuseio, transporte e limpeza. Por isso, antes do assunto principal, revise conosco algumas dicas de cuidado com a sua super câmera:

Armazenamento, transporte e limpeza

limpeza da gopro

Manter uma rotina de limpeza da sua GoPro é importante para evitar que resíduos danifiquem os gatilhos de acionamento, o touch screen e a lente do produto. Por isso, utilize um pano macio feito de tecido natural e faça movimentos leves – já é o suficiente para limpar sua câmera.

Para o transporte e armazenamento, invista em acessórios específicos para essas finalidades. Cases, maletas e outros equipamentos cumprem bem essa função. Além disso, claro, deixe sua GoPro em um ambiente livre de poeira e umidade excessivas.

Proteção e manuseio

O mesmo vale para a proteção e o manuseio da sua câmera. Isso porque os acessórios funcionam como complementos perfeitos para a GoPro, adicionando funcionalidades ou garantindo que ela entregue sempre o melhor resultado.

Os acessórios mais recomendados para a proteção desse tipo de câmera são as caixas estanques, que reforçam a estrutura física e garantem a sobrevivência da GoPro em situações extremas.

caixa estanque gopro

Uma dica importante de manuseio é prestar muita atenção no cartão de memória da sua câmera, sobretudo porque o uso do tipo incorreto compromete a eficiência da câmera e a integridade dos arquivos registrados. Portanto, muita atenção!

Fotos e vídeos com efeito profissional: passo a passo

Agora que você relembrou como cuidar da sua GoPro – vale lembrar que o resultado final das fotos e vídeos depende diretamente das condições físicas do produto e da forma que você o manuseia – vamos ao passo a passo de como melhorar as fotos e vídeos obtidos com sua câmera!

Etapa 1: Planejamento

Essa é a parte do processo que mais difere a foto profissional da foto amadora: um bom profissional já tem em mente que uma sequência de fotos precisa ser pensada antecipadamente, a fim de se obterem os melhores resultados.

Por isso, a partir de agora, antes de sair disparando cliques aleatoriamente, pare um pouco e pense nas poses, nos ângulos, na iluminação, em possíveis cenários para o mesmo lugar e todos os detalhes ao redor – qualquer coisa pode render um bom clique!

Dessa forma, as suas fotos ficarão muito mais nítidas, saturadas, balanceada e estáveis – ou seja, com muito mais qualidade!

Certifique-se, também, de que a bateria da câmera está carregada, os equipamentos e acessórios estão arrumados na mochila e que a memória esteja descarregada ou em quantidade suficiente para todos os registros que você pretende fazer.

Planejar as suas fotos e vídeos, principalmente quando não se está habituado a isso, pode fazer com que eles percam um pouco de espontaneidade, então abuse dos sorrisos e expressões relaxadas. Seja criativo!

Etapa 2: Captura

Observado o ambiente, pensadas todas as perspectivas e traçadas as estratégias, é hora de colocar a mão na massa! Esse é o momento em que você coloca em prática tudo o que pensou durante a etapa do planejamento.

Atenção para alguns aspectos essenciais na hora de capturar suas imagens GoPro com efeito profissional: 

  • Iluminação e ângulo

foto gopro por do sol

Os cliques durante o dia são mais detalhados e vívidos do que os noturnos, sendo o período mais adequado para a captura dos seus momentos favoritos. Uma dica é aproveitar o nascer e o pôr do sol, explorando diferentes ângulos e enquadramentos.

Em casos de fotos noturnas, lembre-se de mudar as configurações da sua GoPro para o modo noturno e regule o ISO – sensibilidade fotográfica –  para que a câmera capte mais luz e a foto fique mais nítida e com melhor qualidade.

  • Acessórios extras

Cá estamos nós novamente falando de acessórios, não é mesmo? Pois é! Inclusive, já falamos aqui no blog sobre os acessórios essenciais para GoPro que você precisa ter. Não deixe de conferir!

foto gopro bastão de selfie

Na hora da captura não poderia ser diferente: são tantas as opções de acessórios quanto as possibilidades de disparos que eles possibilitam. Alguns dos mais importantes são os tripés, os bastões de selfie, os estabilizadorese os domes.

Etapa Extra: edição e retoques finais

Essa é uma etapa extra porque, seguindo atentamente as etapas anteriores, você já consegue melhorar significativamente a qualidade das suas fotos e vídeos GoPro. No entanto, alguns deles ainda podem precisar daquele toque extra e, por isso, separamos algumas dicas de edição:

Primeiramente, não faça ajustes excessivos. Em outras palavras, altere somente aspectos básicos como a intensidade das cores e a iluminação ou outros como a exposição, as sobras, coisas mínimas!

edição de images gopro

Em segundo, no caso dos vídeos, o elemento editável mais importante é o som. Por esse motivo, caso tenha problemas com o som na hora de gravar os seus momentos, você pode procurar tutoriais da internet para melhorar a qualidade do áudio das suas gravações.

Curtiu nossas dicas? Comece agora mesmo a colocá-las em prática e veja a qualidade dos seus registros com a GoPro aumentar drasticamente, transformando-os em verdadeiros cliques profissional!

Não deixe de acompanhar todas as postagens do blog FUNPro para receber dicas preciosas sobre GoPro e Drones! Nos vemos na próxima semana!