FUNPro: Conteúdo sobre Acessórios e Cameras GoPro

Ensaio externo: 5 dicas para arrasar nas fotos!

Pessoa tirando foto de uma família no almoço

As fotografias ao ar livre normalmente são exuberantes e cheias de paisagens interessantes. Por isso, um ensaio externo é tão procurado pelas pessoas! Com uma infinidade de possibilidades, luminosidade na medida certa e capricho nas poses é possível elaborar fotos muito mais estilosas e conceituais do que aquelas tiradas em espaços fechados.

Contudo, mesmo oferecendo um cenário sem igual, muitas pessoas temem o ensaio fotográfico externo! Isso se intensifica quando pensamos em ensaios para gestantes ou com a família, uma vez que o primeiro refere-se a um momento único – e precisa ser perfeito – já o segundo por ter diversas pessoas e isso dificultar um pouco a sintonia na foto!

Tá parecendo muito difícil, concorda? Mas com as 56 dicas que a FUNPro preparou, você verá que suas fotos ao ar livre serão muito mais fáceis! Quer conhecer esta lista incrível? Prepare papel e caneta e venha com a gente aprender tudo sobre como arrasar nas fotografias externas!

Ensaio externo: 5 passos para fotos incrivelmente bonitas!

Fotografar em locais abertos e em contato com a natureza está cada vez mais em alta, isso pois o cenário que esses lugares possuem realmente são de tirar o fôlego! Assim, muitas gestantes – por exemplo – têm optado por realizar suas fotografias em espaços externos, já que o contato com a natureza exalta ainda mais o momento da maternidade.

Porém, diferente das selfies, em que nós temos controle do nosso melhor ângulo e conseguimos selecionar aquela janela com uma luz incrível, no ensaio fotográfico externo é mais difícil termos domínio de alguns recursos. Contudo, nem tudo está perdido!

Pensando em ajudar nossos leitores, nós da FUNPro consultamos nossos especialistas em fotografia e conseguimos resumir em apenas 5 passos tudo o que você precisa saber para sair bem nos ensaios fotográficos ao ar livre! Role a página e confira na sequência!

1 – Selecione um bom horário para fotografar

Escolher o horário do dia em que você irá fotografar é um dos passos mais importantes. Dependendo do momento do dia em que fazemos nossas fotos, principalmente quando o local é externo, a luz pode acabar produzindo efeitos estourados ou evidenciar sombras muito pesadas e um contraste que ressalta imperfeições.

Assim, os horários mais indicados são pela manhã, até às 10 da manhã, quando o sol é mais ameno e normalmente é possível ver nuvens no céu. Ou, no período da tarde, após às 16 horas, que é quando o sol já está mais suave e antecedendo o entardecer – uma bela paisagem a ser fotografada, inclusive.

Ah, ainda existe outro recurso de luminosidade bastante interessante! Conhecido como “hora de ouro” em português, é aquele momento em que o céu está com tons mais pastéis – antes do nascer e durante o pôr do sol. Como a adição do efeito das luzes na fotografia o cenário fica muito mais bonito, além de agregar a tonalidade da pele um aspecto mais viçoso e saudável!

2 – Estude suas melhores poses e ângulos

Quero que você faça um exercício comigo! Pense na maneira como você se posiciona para tirar selfies, o jeito do sorriso, como usa as mãos, a postura da cabeça e corpo. Conseguiu imaginar? Ótimo! Pedi para que você fizesse isso, pois é preciso reconhecer nossos melhores ângulos – mesmo que sejam aqueles fotografados por nós mesmos.

Assim, fica muito mais fácil transferir toda essa técnica para fotos externas – o que já tende a funcionar muito bem. Outra dica para fotos externas é tentar aparentar – mesmo que não seja o caso – um aspecto natural, descontraído e que esteja harmônico com a paisagem escolhida. Pense nisso, e incremente!

Ah, e caso você queira se aprofundar nesse assunto, aqui no blog da FUNPro nós temos um conteúdo sobre técnicas para sair bem nas poses que é super fácil e instrutivo. Vem conferir!

3 – Escolha um local com cenário diversificado

Escolher o local em que você fará as fotos é tão importante quanto a iluminação. O diferencial de fotos externas é justamente a paisagem diversificada que esses locais normalmente possuem, então escolher logo aquele que não tem muitos recursos acaba sendo desinteressante.

Existem inúmeras possibilidades! Por exemplo, há casais que desejam fazer o casamento em cenários litorâneos. Aproveitar o cenário e fazer fotos incríveis na praia pode trazer muito mais romantismo e intimidade ao momento!

Claro que você não tem que fotografar em vários cenários, mas escolher um que agregue a temática do seu ensaio é essencial! Por exemplo, fotos externas em família ficam muito bonitas quando tiradas em campos abertos, com árvores e flores. Adicione a isso um picnic com frutas, e todos vestidos com roupas confortáveis e descontraídas! Pronto, temos o cenário perfeito!

4 – Invista na produção e na criatividade

Acabamos de falar sobre como fica muito mais interessante um ensaio externo com adição de acessórios criativos – como no caso do picnic. Por isso, pensar na maquiagem, cabelo, roupas e demais apetrechos pode agregar muito a composição e deixar a foto bem mais natural!

Toda fotografia é uma forma de expressar algo e você precisa descobrir o que gostaria de demonstrar na sua. Por exemplo, em fotos de casais o que prevalece é a união, amor, companheirismo e lealdade. Por isso, tanto as poses, luminosidade e acessórios precisam ser selecionados para transparecer esses sentimentos. Conseguiu perceber?

5 – Reúna os equipamentos necessários

Agora a questão é pensar nos equipamentos que você irá precisar para fazer a foto! Para quem está aqui pesquisando como fazer a própria produção – que normalmente é com smartphone – verifique se a câmera do seu celular realmente possui uma captação de imagem adequada, e invista nos melhores acessórios fotográficos para o seu celular!

Contudo, se você estiver ingressando no ramo da fotografia e está buscando se profissionalizar, existem alguns equipamentos – como lentes, iluminadores em LED e suportes – além de uma câmera profissional, que são essenciais. Nesse caso você precisará investir um pouco mais!

Agora, se você deseja fazer fotografias de ação e aventura, aqui no blog nós temos um texto sobre como tirar fotos incríveis em movimento que certamente irá te interessar! Dê um pulinho depois e confira!

Gostando do nosso conteúdo? Por aqui no blog da FUNPro nós sempre estamos trazendo diversos textos sobre o universo da fotografia! Continue aprofundando seus conhecimentos com a gente! Aproveite e venha ler nosso post completo sobre 10 técnicas de fotografia para aplicar nas suas fotos e entenda muito mais sobre como fazer capturas incríveis!

Sair da versão mobile