10 técnicas de fotografia para aplicar nas suas fotos!

As técnicas de fotografia, diferente do que o nome sugere, não dizem respeito a regras impostas para tirar boas fotos, tendo em vista que cada fotógrafo possui um estilo e um olhar diferente. No entanto, servem para orientar e auxiliar na captação de uma nova versão do que é fotografado.

Se você está iniciando suas práticas fotográficas ou até mesmo deseja ampliar seus conhecimentos, confira 10 técnicas que selecionamos para te auxiliar a enxergar os cenários do dia a dia por outro espectro. Até o final deste conteúdo você será ainda mais capaz de fazer produções de tirar o fôlego!

Use as técnicas de fotografia ao seu favor

A arte da fotografia existe graças a suas inúmeras vertentes, como o estilo de cada fotógrafo, suas referências, inspirações, entre outras. Porém, um aspecto que se assemelha entre os profissionais é o uso de técnicas.

Mesmo desenvolvendo diferentes tipos de estratégias para fazer uma boa foto, os fotógrafos aproveitam seu conhecimento técnico e teórico a fim de impulsionar a criatividade. Quer ver? Continue a leitura e conheça algumas delas.

10 técnicas de fotografia para colocar em ação

Como sabemos, as técnicas e até mesmo alguns truques de fotografia servem como verdadeiras aliadas para os fotógrafos captarem as melhores versões de um mesmo objeto ou cenário. Se você busca pelo seu aprimoramento, aproveite as próximas dicas para aplicar nas suas fotos ainda hoje.

1 – Use a regra de 3

Logo nos primeiros termos de um curso de fotografia o aluno aprende a regra de 3, tendo em vista que é uma das técnicas mais populares entre os profissionais da área.

Essa regra consiste em dividir o frame da câmera em 9 retângulos idênticos, sendo 3 na posição vertical e 3 na horizontal. Alguns aparelhos já possuem essa divisão automática, basta selecionar a opção de exibir as linhas na tela de visualização.

O objetivo dessa técnica é focar os elementos mais relevantes do ambiente em uma ou mais linhas, assim, você é capaz de deixar os itens do cenário em uma posição que os deixem estéticamente mais bonitos.

2 – Centralize o objeto fotografado

Diferente da técnica anterior, esta consiste em focar o objeto principal no centro da foto, no entanto, é mais indicada para cenários que já possuem simetria, como a frente de uma Igreja, uma escadaria, entre outros.

Aqui, você pode usar a simetria nos seus diferentes aspectos, podendo ser o reflexo de uma árvore na beira do rio, uma nuvem no céu azul, enfim, o que vale neste momento é unir essa técnica ao seu olhar artístico para garantir uma produção digna de um profissional.

3 – Escolha uma paleta de cores

A combinação de cores é uma técnica muito usada no mundo artístico. Afinal, são as cores que dão vida a qualquer obra, seja um quadro, uma roupa e, principalmente, uma fotografia.

A técnica da paleta de cores garante a harmonia do cenário, além disso, traz o aspecto minimalista para a sua produção. Por isso, se você deseja fazer fotos com um nível maior de profissionalismo, aproveite essa dica para acertar em cada clique.

4 – Planos fotográficos

No âmbito da fotografia, existem algumas técnicas conhecidas como planos fotográficos que todo estudante precisa conhecer. Apenas para citar alguns, você pode utilizar o plano americano, plano médio, plano de detalhe, entre muitos outros.

Se você deseja ampliar seu conhecimento nesta área, vale a pena buscar as artimanhas de cada uma dessas técnicas para garantir fotos com limites do enquadramento a nível profissional, além de te ajudar a garantir um significado único à imagem.

5 – Utilização de padrões

Antes de falar sobre esta técnica, dê uma breve olhada ao seu redor, o formato das janelas, das portas da sua casa, dos prédios, entre outros. Todos eles se assemelham no quesito padronagem, afinal, todos possuem o formato retangular.

Isso deve-se porque o ser humano é naturalmente atraído por linhas simétricas, tendo em vista que garantem o aspecto de harmonia ao cenário. Por isso, vale a pena aproveitar esse conhecimento para fazer alguns cliques com essa mesma proposta.

Porém, não são somente linhas retas que tornam um ambiente simétrico, você pode aproveitar linhas curvadas como de uma ponte ou monumento da sua cidade e criar uma foto surpreendente.

6 – Light Painting

O Light Painting é uma técnica muito usada entre os apaixonados por fotografia, tendo em vista que consiste em fotografar contornos, palavras e muito mais por meio de um ponto de luz.

Dessa forma, o objeto fotografado, no caso uma pessoa, usa um foco de luz para desenhar o que a imaginação permitir. Com a câmera configurada para essa ação, o fotógrafo faz seus registros tendo como resultado inúmeras formas iluminadas.

7 – Sincronia: técnica para fotos embaixo d’água

Se você é aventureiro e utiliza câmeras de ação para fotografar momentos radicais embaixo d’água, aqui vai uma técnica especial para garantir ótimos resultados com o seu grupo de amigos.

Mas saiba que para um bom resultado será necessário praticar bastante, tendo em vista que para usar essa dica para foto subaquática você precisará de uma pessoa para se posicionar embaixo d’água e, assim, sincronizar seu movimento com o restante do grupo que faz parte do cenário.

8 – Simplicidade

A arte da fotografia é maravilhosa somente pelas suas inúmeras possibilidades. O minimalismo é uma tática usada para amplificar a beleza de cenários imperceptíveis, como a gota de orvalho em uma planta.

Assim, um cenário simples como esse é capaz de promover sensações únicas que jamais poderiam ser sentidas caso a foto tivesse sido tirada em plano geral ou plano americano, por exemplo.

9 – Foque no objeto principal

A técnica de focar no objeto principal é muito interessante para amplificar a essência de um ponto que você deseja fotografar. Neste caso, você pode usar a configuração da sua câmera para borrar o cenário ao fundo e, assim, fotografar apenas o objeto.

Ao destacar o ponto principal da foto, você tem como resultado uma foto atraente e que chama atenção logo na primeira vista.

10 – Linhas

A técnica de priorizar as linhas do cenário garante uma produção muito interessante. Aqui, você pode aproveitar linhas horizontais, verticais ou até mesmo linhas tortas para transmitir a beleza do cenário.

Além disso, é possível aproveitar os formatos triangulares e diagonais de paisagens arquitetônicas para criar uma dramaticidade na foto, trazendo também a sensação de movimento.

Por fim, saiba que independente dessas dicas, é muito importante que você transmita o seu olhar particular no que deseja fotografar. Assim, conseguirá resultados únicos e que sejam capazes de retratar a sua verdadeira essência.

Se você sentiu falta de alguma dica ou tem uma técnica própria para compartilhar, deixe aqui embaixo nos comentários, nós da FUNPro queremos saber! Além disso, mande este conteúdo para seus fotógrafos favoritos e tenha ainda mais motivos para conversar sobre esse universo tão rico que é o da fotografia. Até mais!