Aprenda 11 técnicas da composição fotográfica!

Composição fotográfica: aprenda 11 técnicas!

Já ouviu falar na regra dos terços ou espiral de ouro? Um dos dois nomes soa familiar, não é verdade? São duas técnicas diferentes para formar uma composição fotográfica de excelência. Pronto para aprender a fazer? Então, vamos à leitura!

1. Regra dos terços

Essa é a divisão básica, geralmente, quando começamos a ter interesse em fotografia, abrimos as configurações da câmera do celular e ativamos o uso de grades. São elas que formam a regra dos terços!

As grades são formadas por duas linhas horizontais e duas linhas verticais. Os pontos onde elas se cruzam são os locais de maior interesse do espectador, ou seja, onde tem mais impacto visual. Também chamados de pontos de ouro!

Por isso, escolha posicionar seu motivo fotográfico em um desses pontos.

2. Espiral de ouro

Bom, a regra dos terços é a forma básica do espiral de ouro. Mas não é a mesma coisa que a composição anterior. Nessa técnica, o motivo da foto é deslocado para um pouco para o centro. É como se as linhas se deslocassem levemente em seu eixo.

Na regra dos terços, as linhas são estáticas. Já no espiral, elas movimentam-se horizontalmente ou verticalmente, assim a imagem tem mais cinesia.

3. Enquadramentos de enquadramentos

Fotos de paisagem espetaculares registradas através de uma janela. Esse é o exemplo clássico dessa técnica, afinal, ela busca contextualizar ao observador o que está por trás daquela belíssima imagem. É uma forma de instigar a pensar amplamente. Além do mais, é uma maneira de dar profundidade ao tema e esconder pormenores que não acrescentam positivamente ao conteúdo.

Para aprender mais sobre enquadramentos, confira o nosso conteúdo completo e inspire-se com exemplos do cinema.

4. Simétrico

Lembra que o espiral de ouro preza pela movimentação? Então, a técnica do efeito simétrico é totalmente diferente. Esse formato de composição busca a rigidez, em outras palavras, demonstra força e estabilidade.

Inclusive, é uma técnica muito usada em fotografias de viagens, principalmente no meio da rodovia rodeada de árvores simetricamente posicionadas. Pense nessa inspiração para sua próxima aventura!

Estamos cercados de simetria e podemos torná-la atraente. Vale ressaltar que podemos encontrar mais de uma técnica na mesma imagem, ok? A foto simétrica usa muito a regra dos terços!

5. Radial

Indo na contramão do simétrico, a composição radial é perfeita para transmitir a sensação de “vai mexer” – é uma sensação de vida!

Ela funciona da seguinte maneira: todos os elementos da imagem saem do centro e se espalham até as pontas. É como fotografar de cima uma árvore e suas raízes, nossos olhos são sempre levados ao centro por todos os componentes da foto.

6. Sobreposição

Agora, chegou o momento de darmos profundidade à foto usando os componentes. É perfeito para delimitar quem está em qual plano, primeiro, segundo ou no fundo. É uma forma de dar perspectiva e convidar os olhos do espectador a observar os pormenores. Além do mais, é perfeito para dar tridimensionalidade à imagem e contrastar os objetos da cena.

Para que seu conhecimento sobre essa técnica fique mais completo , leia o nosso conteúdo sobre perspectiva. Aqui nós construímos um guia completo com dicas valiosas para tirar fotos das suas aventuras com maestria.

7. Horizontal

Agora, chegamos a mais uma técnica muito usada em viagens, a composição horizontal. Usamos muito a técnica panorâmica para pegar toda a suntuosidade da paisagem, não é mesmo? E esse enquadramento estreito e largo é perfeito para transmitir descanso e calmaria, principalmente, em paisagens que envolvam céus.

Quer uma dica? Deixe o tema principal do lado direito. Assim a imagem também faz uso do espiral de ouro, onde, nesse caso, os olhos do espectador correm da esquerda para a direita.

8. Vertical

O sentido vertical transmite o poder da altivez, da força e do crescimento. Por exemplo, fotos debaixo para cima das cachoeiras, das montanhas que estiver escalando ou mesmo evidenciando a altura das árvores em meio a uma trilha. Todos esses são exemplos de composições verticais fantásticas para seus registros na natureza.

Imagem tirada de forma vertical, apontando para o céu

O importante é sempre mostrar que o elemento é alto, mas sem direcionar os olhos para o topo da imagem, entendeu? É o que acontece quando fotografamos auroras boreais. Sempre as centralizamos, mas elas correm do topo até o meio da imagem, verticalmente.

Quando lemos uma imagem de baixo para cima, nos é transmitida a sensação de exaltação. Agora, quando nossos olhos começam a ler a imagem de cima para baixo, isso é o oposto, ou seja, opressão. São formas sutis de comunicar-se através da fotografia, embora carregadas de significado.

9. Diagonal

Assim como o vertical comunica-se de uma maneira, a composição diagonal induz ao dinamismo, ou melhor, são mais interessantes. Principalmente, quando for tirar fotos de flores e folhagens, estradas, praias e rios. O objeto da foto estando “caindo” de uma ponta a outra, transmite naturalidade.

10. Círculo

Por fim, chegamos em nossa penúltima composição fotográfica, o formato em círculo. Com certeza você já viu uma foto onde um cardume posiciona-se em círculos, até parece que estão fazendo pose. Esse formato circular presente na imagem, capta o nosso olhar e é difícil desvencilhar dele, é uma forma magnífica de evidenciar esse aconchego que a natureza transmite.

11. Sombras

Agora sim, estamos em nossa última inspiração, a composição fotográfica que evidencia as sombras. É uma técnica brilhante usada para destacar elementos que não aparecem propriamente na imagem, apenas a sombra rouba a cena.

E para acrescentar mais contraste, use um filtro e deixe a imagem preta e branca. Para deixar a carga emocional nas alturas, utilize um editor de foto e deixe a imagem com a mensagem que você quer transmitir.

Com isso, o formato da sombra ficará evidenciado e até seus pormenores serão detalhados. A imagem fica carregada de emoção! Já sabe como registrar as próximas aventuras, não é mesmo?

Agora, chegou o momento de unir as várias esferas do conhecimento e construir uma composição fotográfica de excelência! Tire fotos espetaculares das suas aventuras com uma Gopro e registre momentos com imagens profissionais.

Gostou do conteúdo? Pois, semanalmente, nós temos dicas super interessantes para você. Continue acompanhando o blog da FUNPro e fique sempre por dentro. Aproveite para aprender a fazer fotos ao ar livre com as 7 dicas arrasadoras!

Então, pronto para aprender mais?

Até o próximo post!