Saiba tudo sobre os 3 principais modelos de drone do mercado

Os drones representam uma forma de tecnologia nova e animadora para os entusiastas do assunto. Os vários tipos de drone disponíveis no mercado são um prato cheio para quem deseja investir em um modelo desses veículos aéreos.

Ao mesmo tempo, as múltiplas opções de escolha podem confundir na hora de optar pelo modelo que melhor atenda ao perfil e às necessidades de cada usuário. Cada tipo possui características específicas que precisam ser levados em consideração.

Para você que está pensando em investir em um drone ou simplesmente deseja conhecer mais do incrível e diverso universo desses equipamentos, listamos os 3 principais tipos de drone disponíveis atualmente.

Acompanhe a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre as principais características desses modelos. Confira!

Para que serve um drone? Tudo o que você não te contaram

Antes de mais nada, é preciso esclarecer de uma vez por todas quais as funcionalidades dos veículos aéreos não-tripulados, mais conhecidos como drones. Separamos uma lista especial com os principais usos desses objetos:

  • Entretenimento e diversão

imagem com drone mavic mini

O uso recreativo de drones é o principal uso doméstico que se pode fazer desses aparelhos. Eles são uma ótima opção para os espíritos aventureiros que gostam de explorar lugares novos e conhecer ambientes diferenciados.

As opções com câmera são a escolha ideal quando o assunto é uso para entretenimento. Embora os modelos mais simples, sem câmera, sejam igualmente tecnológicos e divertidos, a câmera dá um plus na hora do desbravamento.

Além disso, devido ao crescimento na procura por modelos recreativos, o mercado de drones investe cada vez mais em tamanhos e preços mais acessíveis, o que alavancou o interesse por esses equipamentos.

  • Filmagens e fotos

imagem com drone

Caso opte por um modelo com câmera, saiba que eles são extremamente úteis para realizar filmagens e tirar fotos em altura. Isso porque são desenvolvidos especialmente para manter a qualidade e a nitidez dos registros mesmo a quilômetros de distância nos céus.

Esse é, juntamente com o entretenimento, o principal objetivo dos usuários de drone: obter capturas nítidas e amplas de grandes áreas de maneira prática e eficiente. A possibilidade de explorar perspectivas e pontos de vista únicos é o que mais atrai o público para esse tipo de equipamento.

Por esse motivo, também, muitas áreas profissionais têm se valido desses equipamentos para registros aéreos, como jornalismo, geografia, engenharia, agricultura e até mesmo polícia e exército.

  • Uso militar

Você sabia que a tecnologia drone foi desenvolvida originalmente como estratégia militar? Isso mesmo, os primeiros modelos surgiram na década de 60, mas só se popularizaram na década de 80 pelos usos das forças armadas.

Como estratégia militar, um drone substitui muito bem um ser humano, livrando os soldados do perigo do combate. Além disso, utiliza-se os drones para reconhecer terrenos, enviar mensagens e realizar serviços de espionagem. Interessante, não é mesmo?

Alguns desses usos permanecem até hoje, de forma que o mercado criou um segmento exclusivo para modelos com esse fim, que são equipados com vários acessórios que os modelos comerciais e domésticos não possuem.

  • Entregas e transporte

sistema de liberação drone

Como sabemos, um drone é perfeitamente capaz de executar algumas atividades humanas. Justamente por isso, algumas empresas têm testado essa tecnologia para realizar entregas e transportar objetos.

É uma alternativa econômica às transportadoras, pois gastam menos recursos e são mais fáceis de controlar. No futuro, cada vez mais drones serão vistos pelo céu transportando objetos e realizando entregas!

Tipos de drone: os 3 principais modelos disponíveis no mercado

Agora que você está por dentro das principais funções de um drone, chegou a hora de conhecer 3 modelos oferecidos pelo mercado. Olha só:

1. Quadricópteros

dji mavic air 2

Esse modelo é o mais fabricado mundialmente para fins comerciais. São aqueles que possuem quatro hélices em suas extremidades e podem ser pilotados pelo usuário por meio de um controle remoto ou software para celulares.

Eles estão disponíveis em diversos tamanhos e configurações, desde os mais simples até os mais sofisticado com câmera de ultra resolução, longo alcance e autonomia de bateria. Existe um modelo para cada perfil de usuário.

Atualmente, a DJI – marca chinesa – é a maior fabricante e distribuidora de drones do mundo. Seus modelos contam com tecnologias avançadas e design moderno e compacto para agradar todos os gostos.

Modelos como o DJI Mavic Air estão entre os mais procurados pelos entendedores do assunto. Também, é uma ótima opção de entrada para aqueles que estão começando agora a aventurar-se pelo universo da pilotagem de drones.

2. Asa fixa

drone asa fixa

Os drones do tipo asa fixa, também chamados de VANTs (Veículos Aéreos Não-Tripulados) são muito similares aos aviões comuns em seu design e são chamados assim porque, em vez de hélices, possuem asas acopladas às suas laterais.

Graças a esse design diferentão, os drones asa fixa possuem uma ótima aerodinâmica, o que resulta em performance de velocidade e eficiência energéticas maiores que os outros modelos.

O principal uso desses modelos não está relacionado ao entretenimento. Os equipamentos desse tipo são usados para fins profissionais de mapeamento e geolocalização. Por esse motivo, o usuário programa o voô com antecedência, em vez de pilotar o drone.

As vantagens desse modelo são a precisão, a velocidade, a eficiência e a qualidade das imagens. Para agricultores e profissionais da área, uma ótima opção de investimento.

3. Mini-drones

dji mavic mini

Esse tipo de drone é exatamente como o nome sugere: pequeno, portátil e compacto. Aqui, o foco recai principalmente na praticidade do usuário e na facilidade de manuseio, pilotagem, transporte e armazenamento.

Os mini-drones geralmente costumam ser versões menores de modelos quadricópteros. Mas, atenção! Isso não significa que eles possuam qualidade inferior! Muito pelo contrário: é necessária muita tecnologia para apresentar modelos compactos e de qualidade.

Caso você seja do tipo que priorize a usabilidade, os mini-drones são a opção perfeita para você. Considere investir em um modelo desse e surpreenda-se com os benefícios que eles têm a oferecer.

Vantagens? Descubra os principais benefícios de ter um drone

Sim, as vantagens de ter um drone são muito maiores que eventuais desvantagens que essa tecnologia pode ocasionar. Aliás, a cada dia que passa ela evolui mais e mais a fim de tornar-se ainda mais vantajosa e livrar-se de falhas.

Se você quer saber mais, já demos 5 motivos para ter um drone aqui, no blog FUNPro. Não deixe de ler e descobrir por que vale tanto a pena investir em um modelo hoje mesmo!

Agora que você já sabe tudo sobre os principais tipos de drone, que tal conferir a lista de acessórios incríveis para você explorar ainda mais as funções do seu drone? Acompanhe o blog para ficar por dentro de todas as novidades!

E lembre-se: pensou em comprar GoPro, drones e acessórios? A loja FUNPro é pioneira de vendas nesse segmento e revendedora oficial das principais marcas. Veja nossas opções e até a próxima postagem!