Você sabe como usar tripé para celular? Confira as dicas da FUNPro!

Tirando foto da cachoeira com o celular

Você já passou por aquela situação chata de tirar mil fotos de um lugar incrível, ou arrasar no carão para a selfie, e elas saírem todas tremidas? A instabilidade é um verdadeiro problema com as fotos e vídeos gravados com o smartphone, por isso é tão importante aprender como usar o tripé para celular e qual opção escolher.

Como já comentamos aqui no blog da FUNPro, é possível garantir fotos profissionais com seu celular, mas antes de aplicar as técnicas e dicas que apresentamos no post, é importante escolher o tripé certo para o seu tipo de foto favorito. Como o mercado oferece inúmeros tamanhos e funcionalidades, esse foco na seleção deve ser o primeiro passo!

A estabilidade adequada oferece mais possibilidades de ângulos para suas fotos estáticas, e ainda garante vídeos com foco, principalmente em movimento. Confira as dicas da FUNPro sobre como usar tripé para celular e quais opções podem fazer toda a diferença nas imagens.

Confira também nossas dicas para arrasar na Selfie como uma profissional!

Como usar tripé de celular?

Tirando foto do deserto com celular no tripé e uma kombi

Só quem precisou improvisar com itens da casa sabe a importância de garantir estabilidade para fotos com o celular. Apesar do truque de empilhar caixas, livros e outros objetos funcionar em um momento de emergência, esse é o tipo de  situação onde a qualidade das imagens pode ser comprometida se um tripé não estiver disponível.

Os tripés e monopés da FUNPro funcionam como um bastão articulado que, sendo médio ou grande, oferece a possibilidade de mudar os ângulos da captação, explorar distâncias e evitar, de uma vez por todas, as fotos e vídeos tremidos. O bastão de selfie também pode ajudar, mas é importante entender que ele ainda apresenta limitações de apoio.

Para utilizá-lo, você só precisa apoiar as três perninhas em uma superfície plana, ou ajustar as alturas para quem a imagem esteja no ângulo desejado, e testar poses e enquadramentos. Uma dica para testar o foco da câmera com o tripé é utilizar um objeto na posição que você vai estar para o click, pode ser um urso de pelúcia grande, por exemplo.

Celular com estabilizador parado sozinho no chão

Os estabilizadores também são uma opção para imagens em movimento. Mesmo que muitos tripés ofereçam a versatilidade de se tornarem um monopé, em trilhas, caminhadas e até mesmo na captação de um tour por algum lugar, os estabilizadores oferecem a possibilidade de uma gravação mais profissional. Vale a pena adicioná-los ao seu kit!

Conheça os modelos de tripé mais famosos

Mesmo que mercado dos tripés não apresente um número extenso de variedades para o acessório, existem diferenças cruciais entre um modelo e outro. As opções não fogem da premissa universal de oferecer estabilidade e qualidade às imagens, a verdadeira mudança está na usabilidade de cada item.

iPhone no mini tripé sobre uma mesa de vidro

No mundo dos tripés para celular, existem duas diferenças básicas quanto ao uso das perninhas do acessório. Se você deseja uma versatilidade na altura que o tripé pode atingir, para captação de imagens a distância, de paisagens ou muitas pessoas juntas, o tripé extensível é o modelo tradicional mais recomendado.

Agora se para você é ideal que não exista limitações quanto à versatilidade de superfície ou local que o suporte possa ser usado, o tripé articulado não deve ficar de fora do seu kit de acessórios. As pernas deste modelo são produzidas em um material flexível que se “agarra” em praticamente qualquer lugar.

Celular preso na árvore de ponta-cabeça tirando foto das flores

 

Os dois modelos também apresentam outras características divergentes que podem te ajudar na hora da compra.  O tripé extensível, por exemplo, garante fotos mais profissionais e costuma ser compatível com um número maior de câmeras, o que é importante caso você deseje estender seu uso para outros aparelhos.

Já com as opções articuladas, as fotos se tornam mais casuais e originais, adjetivos indispensáveis para quem quer captar imagens criativas. Esse é um modelo que também costuma ser mais acessível e com fácil adaptação.

3 dicas para escolher o tripé de celular certo!

Agora que você já conhece os modelos de tripé disponíveis no mercado, é importante entender que, antes de realizar a sua compra, existem três perguntas essenciais para te ajudar a escolher o acessório certo:

Qual o tipo de imagem que você mais gosta?

Essa é uma questão bem importante, pois o seu estilo de foto favorito pode te ajudar a delimitar as funcionalidades do tripé que mais combina com essas características. Você é do time que ama paisagens e fotos em grupo? O tripé extensível permite variações nas distâncias e, combinado ao timer do celular, pode te ajudar a aprimorar suas habilidades nesse tipo de fotografia.

Tirando foto de pôr-do-Sol na cidade com celular

A captação de detalhes, fotos do rosto e vídeos mais intimistas exigem uma aproximação maior da câmera, por isso, o tripé flexível que pode ser usado em uma mesa, por exemplo, costuma ser mais indicado para esse tipo de imagem, principalmente por sua praticidade.

Tripé para viagem ou para usar em casa?

As viagens costumam proporcionar memórias inesquecíveis, e esse presente é o que alimenta a vontade de voltar para a estrada e continuar explorando o mundo. E muito do que fica na memória desse momentos, estão registrados também em vídeos e fotografia.

Celular com tripé parado na árvore

Para deixar as limitações de lado, e ter sempre o celular pronto para captar os melhores momentos, o tripé flexível é uma ótima opção. Ele é prático, normalmente menor que os modelos convencionais, pode ser acoplado em qualquer superfície e é o melhor amigo para quem está viajando sozinho!

Como o ambiente em casa é mais controlado, e temos um tempo maior para planejar a foto perfeita, o tripé estático se torna um acessório muito versátil e cheio de possibilidades!

Como o seu tripé será utilizado?

Como nós já comentamos por aqui, o celular é ótimo para realizar fotografias profissionais de marca, principalmente quando o assunto são imagens simples para produtos. Na hora de utilizar o smartphone com essa finalidade, o tripé é essencial, mas pense bem na dimensão do produto.

A regra do tipo de foto também se aplica aqui, então joias, acessórios e itens menores podem ser captados com um tripé dinâmico sem problema. Itens maiores, como roupas, sapato e objetos de tecnologia, também exigir mais estabilidade, principalmente com a adição de modelos vivos, por isso, não abra mão da extensão.

Celular no tripé gravando a GoPro

Buscando um tripé para captar imagens mais criativas e melhorar o processo de edição? A flexibilidade, nesse caso, é super bem-vinda. E além do tripé, um bom jogo de lentes e filtros pode mudar completamente as imagens, aposte sem medo!

Confira mais 4 dicas incríveis para melhorar suas fotos com o celular!

O tripé para celular é um item indispensável para melhorar suas fotos e deixar os problemas com imagens tremidas de lado. Para viagens, em fotos domésticas, e até mesmo na empresa, esse é o acessório certo quando o assunto são fotos profissionais com o celular!

Aqui no blog da FUNPro compartilhamos diversas dicas sobre o mundo da fotografia, não deixe de conferir nosso outros posts. Conheça também nossa loja online, ela está cheia de novidades e acessórios para celular imperdíveis!