Enquadramento de fotos: inspire-se nas cenas do cinema

Enquadramento pose

Enquadramento, a peça chave para cenas incríveis, concorda? Já te adianto um detalhe,  não pense que é apenas deixar a imagem reta – em cima das linhas da câmera – existem diversas formas de enquadrar um objeto na cena que nós vamos mostrar para você neste post.

As artimanhas audiovisuais foram aprimoradas com o passar dos anos no cinema, o melhor exemplo são os CGIs que antigamente não tinham a tecnologia que temos hoje, sendo assim, era muito difícil desenvolver um modelo computacional que parecesse natural, então era preferível construir um protótipo e adicionar os detalhes na pós-produção.

Quem conhece o filme Jurassic Park sabe que a figura do T-Rex é uma obra-prima do cinema. Só que o segredo para sentirmos tanta tensão antes do surgimento dele em cena são os detalhes do enquadramento, sendo a água vibrando dentro do copo nas passadas do T-rex o momento mais emblemático da cena, e ela é todo construído em um plano detalhe.

Essa cena é um belo exemplo de como o enquadramento do cinema pode ser a inspiração perfeita para inovar nas suas fotografias, afinal, é com ele que o diretor desenvolve os sentimentos e os momentos de atenção de cada cena. Quer aprender a brincar com enquadramentos e melhorar o visual das suas fotos? Vem com a gente conhecer as 6 formas de utilizar a técnica e como você pode utilizá-la!

6 Tipos de enquadramento

Antes de começarmos a falar dos detalhes dos planos, vamos esclarecer um ponto. Muitas pessoas confundem composição e enquadramento, então nós vamos explicar em rápidas palavras para que você não fique com dúvidas:

A composição é a união de enquadramentos, ou seja, é a organização da cena completa levando em consideração a regra dos terços, a simetria, as linhas, as cores e os padrões. Já o enquadramento abrange a ideia de profundidade e contextualização dos elementos em relação ao plano de fundo.

Os dois atuam mutuamente na imagem, visto que são dependentes para conseguir uma cena impactante. Então, vamos entender melhor sobre o enquadramento seus diversos tipos:

1. Plano Geral

Este plano tem o objetivo de contextualizar o local onde a trama acontece, é a clássica abertura dos filmes sobrevoando a cidade de Nova York ou passeando ao redor do Cristo Redentor, mas ele não se resume apenas a ângulos alto de cidades. É possível utilizá-lo para localizar a personagem dentro do cenário, como acontece na cena do Thor chegando em Wakanda, ou no caso de uma fotografia de viagem, com você dentro da sala de um grande museu!

Foto em Plano Geral do Cristo Redentor

2. Plano Médio

Assim como o primeiro, o plano médio também é utilizado para estabelecer a personagem dentro do ambiente, porém com um “corte” mais aproximado do contexto. Um exemplo didático é a cena do Simba com seu pai – Mufasa – observando tudo onde o sol toca. Nesta imagem temos as personagens principais próximas a câmera, com maior foco, mas ao mesmo tempo podemos observar o plano de fundo com sua distância imensurável.Exemplo PLano Médio Paisagem

 

3. Plano Americano

Saindo um pouco do aspecto de ambiente, o plano americano adentra na linha de expressividade, isso porque as cenas são focalizadas acima dos joelhos. É um dos enquadramentos mais usados em diálogos para estabelecer relações ou cenas de lutas. Um exemplo comum da cultura cinematográfica é o momento que antecedente ao tiroteio em um filme clássico de faroeste, onde o foco está no corpo acima do joelho, seguido de uma perspectiva do oponente, depois um plano detalhe dos olhos semicerrados e a mão pronta para sacar a arma.

Exemplo foto plano americano

4. Primeiro Plano

Close-up na expressão! Centra-se nos sentimentos com a imagem dos ombros para cima. Há inúmeras exemplos que podemos citar aqui, como o discurso de Charles Chaplin em “O grande Ditador”, como também o pôster do filme “Esqueceram de Mim” com o Macaulay Culkin, ou mesmo a atuação incrível da Margot Robbie chorando frente ao espelho no filme “Eu, Tonya”.

Foto em Primeiro Plano Exemplo

Percebeu como todas as cenas focam na expressão, em transmitir sentimentos e emoções? Ela é ótima para cenas impactantes no cinema, e para selfies com o clássico enquadramento “3×4”.

5. Primeiríssimo Plano

Seguindo a linha de profundidade, o primeiríssimo plano deixa o foco para a expressão do rosto. Sendo elas, a alegria extrema, o desespero, a surpresa, a indignação, a raiva, em outras palavras, a imagem carrega uma carga emocional grande. O estilo de filmagens de viagem onde o videomaker deixa que sua GoPro filmes reações do rosto enquanto explora uma trilha incrível, ou conhece uma cidade dos sonhos é o exemplo perfeito de um primeiríssimo plano “na vida real”.

Primeiríssimo Plano

Isso não quer dizer que as imagens não possam ser imponentes ou neutras como é o caso das capas de álbuns, sendo uma das técnicas mais usadas por cantores como Adele em 21, Michael Jackson em Invincible, Anitta em Bang, Madonna em Celebration, Lady Gaga em Applause.

6. Plano Detalhe

Sabe aquele detalhe que transforma a cena? Então, este plano é essencial para enriquecer a imagem e preenchê-la com detalhes que os outros planos não focam. A intenção é focar num objeto ou numa ação de tal forma que não seja possível ver o rosto por completo ou as partes do ambiente. Se você já assistiu Breaking Bad conhece a cena da mosca pousando no óculos, bem como a dilatação das pupilas em “Requiem For a Dream”. É fã de aventuras? Os surfistas que acoplam sua GoPro na prancha e encaram ondas incríveis são ótimos no plano detalhe!

Exemplo Plano detalhe

3 dicas para fotografias com recorte

Agora que você já possui várias inspirações para suas cenas fotográficas, nós preparamos algumas dicas muito úteis para se aventurar nos enquadramentos da fotografia. No geral, as técnicas abrangem a interação do corpo com os recortes da imagem, certo? Mas também envolvemos elementos fixos. Calma, continue a leitura para entender melhor como funciona!

Cortes na cabeça – apenas – se a pessoa estiver em primeiro plano

Muitos alegam que é proibido recortar algumas partes da cabeça em fotos, mas já adianto para você que a técnica é bem aceita quando o modelo encontra-se em primeiro plano. Lembrando que em outro enquadramentos não é recomendado que use esta técnica visto que tira a conceituação completa.

Enfim, um exemplo muito conhecido são as selfies, afinal, a sua imagem está em primeiro plano, porém ela não precisa, necessariamente, compreender de forma total a parte superior da cabeça.

Selfie Celular

Recorte de objetos na cena

Esta técnica é usada para transmitir a sensação de continuidade do ambiente, acontece muito em cenas onde a personagem confere os alimentos na geladeira. Perceba que os alimentos não são representados por completo e sempre parece que continuam além da imagem.

Foto com Foco no Alimento

Mas não é apenas em cenas de alimentos que isso acontece, sempre que você quiser transmitir a sensação de amplitude e continuidade você pode aplicar esta técnica. Outra importante referência são as imagens de ambientes dentro da casa, que tal posicionar a câmera em um canto especifico e brincar com os recortes na pós produção? Cada escolha de enquadramento vai oferecer uma sensação diferente!

Evite cortar a foto nas articulações do corpo

Lembra do tópico anterior onde falamos sobre o recorte para parecer maior, então, em fotos de corpo não é interessante cortar a imagem nas articulações corporais – isso quebra a imagem corporal. Para a composição ficar mais agradável recomendamos que recorte a imagem na metade da coxa, do antebraço, bem como, acima ou abaixo do umbigo.

Uma ressalva, não precisa ser milimetricamente na metade do membro, pode ser em diferentes locais para cima ou para baixo das articulações. A decisão de recorte fica por conta da sua análise do enquadramento: sentiu que está faltando algo? Repense e use a criatividade!

Mais uma dica, quando fotografar plano detalhe de rosto, sempre deixe os lábios aparecerem por completo, nunca recorte na horizontal, se quiser  um recorte diferenciado faça isso verticalmente.

Gostou do conteúdo? Agora é só tirar fotos incríveis e postar nas redes sociais. Ah, se não sair alinhado, fique tranquilo! Leia o conteúdo sobre editores de fotos e veja que existem apps que alinham fotos que ficaram “tortas”.

Nos vemos no próximo post!