Conheça os 12 melhores apps e softwares para edição de fotos

Imagem de um homem segurando o celular em frente de um computador.

Já tirou uma foto e ficou desapontado depois? Acontece direto quando você olha uma paisagem fantástica e pensa, “uma foto aqui ia dar muita curtida!”. Então, pega o celular, abre a câmera, enquadra, foca, posiciona e depois o resultado parece que ficou tão simples. Nós sabemos como resolver isso! O que falta é editar a foto, afinal, a edição transforma uma foto simples em profissional.

Para facilitar, apresentamos os melhores editores de fotos, entre apps e softwares para te ajudar a escolher o que permite editar fotos do seu estilo. Venha conferir!

9 melhores aplicativos para edição de fotos no celular

Quem não gosta de postar uma foto no Instagram? Essa rede social é feita para compartilharmos o mundo a partir da nossa perspectiva e como tem pessoas que conseguem lugares tão fantásticos para tirar fotos? Vou contar o segredo delas, não é só lugar, é a edição.

Imagem de uma mão segurando o celular, tirando foto de uma folha.

A Fontana di Trevi e os fervedouros do Jalapão não têm água azul celeste, isso não desmerece o fato que as estátuas em mármore da fonte romana sejam fenomenais e as belezas naturais do Tocantins sejam inigualáveis. Apenas evidencia o fato que a edição de foto é uma arte que valoriza o que há de melhor no local.

Chega de fotos pálidas e sem vida, com os apps que falaremos a seguir você consegue transformar qualquer foto em uma obra-prima. Vamos conhecer?

6 Apps gratuitos com qualidade profissional

Hoje em dia editar fotos é algo natural, tanto que temos aplicativos gratuitos com funcionalidades de profissionais. Então, porque não usá-los, concorda? A maioria deles possui uma versão gratuita com inúmeras funcionalidades e outra paga com ferramentas exclusivas, contudo, a qualidade dos gratuitos já é o suficiente para editar fotos incríveis. Se temos a liberdade para escolher, neste caso que sejam os melhores. Continue lendo para saber a melhor opção para o seu estilo.

1. Adobe Photoshop Express

Imagem de um celular

Pelo nome você já conhece de qual estamos falando. É o mais comum e mais utilizado para editar fotos, isso porque apresenta funções básicas que dão um up na imagem com muito estilo. Além disso, é perfeito para alterações rápidas e retoques sucintos. Embora seja fácil sua utilização por amadores na versão mobile, se você quiser usar suas habilidades para transformar as fotos com um toque mais avançado, fique à vontade – o app tem as funções.

2. VSCO

Imagem mostrando o aplicativo da VSCO.

Este app é clássico das blogueiras, afinal, toda mulher que começa a postar sua rotina no Instagram, Facebook, Twitter ou outra rede social começa a editar suas postagens neste app. E não é para menos, seus filtros valorizam as imagens sem perder a veracidade, além disso é repleto de ferramentas com ajuste automático que facilitam sua utilização. Então, se são paisagens, monumentos, ambientes amplos, ou até mesmo uma selfie, este é o melhor aplicativo.

3. Facetune

Claro que não vamos deixar de fora o Facetune, afinal, seu uso precisa ser reconhecido. Sabe aquela foto de modelo que você tira fazendo carão, de pertinho como capa da Vogue? Então, o app ajuda a dar uma retocada na pele tirando algumas espinhas, cravos e outras manchinhas que você queira remover, como também valoriza a coloração dos olhos e da boca. Quer fotos de perfil? Tenha este app pertinho de você.

4. Snapseed

Imagem de uma mão segurando um celular.

Sabe quem desenvolveu este editor de fotos? O Google. Então, não espere nada menos que qualidade. Este aplicativo conta com as melhores interfaces para os usuários uma vez que é muito intuitiva e de fácil manipulação. Sendo assim, é possível editar suas fotos com todas as características fundamentais como balanço de branco, vinheta, correção, recorte, remoção, texto, perspectivas e muitas outras que você descobre usando.

5. Pixlr

Para usá-lo, apenas abra em seu navegador. Isso mesmo, não precisa baixar ou comprar um pacote de softwares, ele contém inúmeras funcionalidades de um editor de fotos dentro da web. Se você não quiser usar uma foto autoral para treinar nas primeiras vezes, é só carregar uma imagem através do url da mesma e explorar sua usabilidade.

6. Fotor

Mais um exemplo que pode ser usado direto no navegador. Ele não é completamente gratuito, mas as opções disponíveis na versão free são mais que suficientes. Agora, falando em funcionalidade, ele possui uma técnica chamada “melhorar foto” onde faz todos os ajustes necessários automaticamente, então seu uso é perfeito para quem precisa otimizar o tempo.

3 Apps pagos que valem a pena

Obviamente que os desenvolvedores de aplicativos fazem uma versão ótima gratuita e outra mais completa paga. Isso é fato! E se você quer garantir qualidade profissional em todas as suas fotos, estes são os apps perfeitos. Principalmente se você trabalha como digital influencer, afinal, as fotos nesta profissão influenciam diretamente no engajamento, e consequentemente, no seu sucesso. Para facilitar a sua escolha, elencamos aqui os melhores aplicativos pagos para edição de fotos, conheça quais são eles:

1. Afterlight

Imagem de uma mão segurando um celular, e ao lado um computador.

Este, com certeza, é um dos mais conceituados. Isso porque é conhecido pelas ferramentas padrão de edição de fotos, porém ele permite customizar. Em outras palavras, transforma fotos simples em mundos fantásticos uma vez que os filtros e os efeitos de pós-produção disponíveis permitem você abrir sua caixa de pandora e liberar toda sua criatividade. Além do mais, você compra uma vez e já tem tudo liberado, não existem limitações premium dentro do app.

2. SKRWT

Este é um dos preferidos dos fotógrafos, simplesmente por proporcionar eficiência em sua edição. Como assim? Sabe quando você tira uma foto, mas ela está desalinhada? Este app resolve! O SKRWT é o editor ideal para alinhar a perspectiva da foto. Então, se você é um amante das fotografias de paisagens, recomendamos que invista nele.

3. Capture one

Imagem de uma um homem tirando foto de uma mulher, que que a mesma está segurando uma xícara em suas mãos.

Falando em otimização de tempo, o app Capture One apresenta o mesmo dinamismo do aplicativo anterior. Sendo assim, é possível fazer as alterações em um grupo de fotos como também criar camadas de ajustes precisos. Além disso, é desenvolvida pela empresa Phane One que é super famosa pela sua tecnologia de ponta em softwares para edição de fotos digitais!

3 melhores softwares para editar fotos no desktop ou notebook

Sabe aquela lua que brilha lá no céu? Sempre está fantástica, mas porque quando vamos tirar foto ela fica tão mísera? Isso já aconteceu com todo mundo, tanto que virou mensagem filosófica da Maísa. Agora, se você quer colocar na foto toda a perfeição que seus olhos estão vendo, estilizar sua foto, corrigir algumas imperfeições e evidenciar as cores, chegou a hora de conhecer os softwares de edição. Acompanhe a leitura e conheça.

1. Adobe Photoshop

Não podemos começar por outro sem ser este que até virou verbo – que atire a primeira lente quem nunca disse que ía photoshopar uma foto. Com certeza é o software com mais recursos para edição de foto, tanto que é o mais usado entre os profissionais para criar imagens, banners, outdoors, campanhas, enfim, tudo é possível dentro do photoshop.

Imagem da tela de um computador mostrando as ferramentas do Adobe

Além disso, as funcionalidades vão muito além de retirar fundo e retocar a pele, afinal temos fotógrafos que operam milagres e conseguem evidenciar cada detalhe da foto com técnicas de exposure bracketing, efeito fade, clareamento de dentes, mudança de cor de peças de roupas e objetos, como também manipulação de contraste, exposição, luminosidade, temperatura de cor, sombra, realce e muitos outros.

É um dos melhores e nós entendemos! Um software que possui a tecnologia de selecionar os pixels específicos para ajuste, merece nosso reconhecimento. Essa funcionalidade que citamos é a Content-Aware Fill, e como você sabe, permite esse nível de precisão na edição indispensável para quem deseja dar qualidade aos detalhes.

Por ter muitas ferramentas, parece que é muito complexo editar uma foto neste software. Mas não se preocupe, pois ele é muito popular e existem muitos tutoriais no youtube de profissionais que ensinam a usar cada particularidade de forma didática. Faça o teste gratuito por 7 dias e se gostar adquira o pacote da adobe.

2. Adobe Illustrator

Imagem de um homem em frente ao computador

Este software é ideal para imagens vetorizadas, então se o seu estilo é combinar imagens reais com animadas, este é o lugar perfeito! Aqui, você se sente um animador da Marvel já que pode criar até onde sua criatividade permitir, afinal, ele apresenta inúmeras funcionalidades e liberdade de criação, você só precisa de um pouco de habilidade com desenho para usá-lo da melhor forma.

A Anitta é uma ótima referência para este tipo de conceito. Conhece o clipe “Bang”? No clipe os movimentos de dança se unem perfeitamente com os efeitos da pós produção e ele representa – muito bem – uma da incríveis possibilidades do Illustrator, claro que para editar fotos e não vídeos.

3. Adobe Lightroom

Agora, se você não quer misturar animação e realidade, use o lightroom. É um dos melhores softwares pois é possível usá-lo no navegador além de possuir configurações já definidas, ferramentas simples para usar e ajustes rápidos. Este programa é super interativo e você consegue conectá-lo com o armazenamento em nuvem e compartilhamentos na internet. É um dos queridinhos dos fotógrafos, afinal, as fotos editadas ficam sensacionais!

Foto de uma paisagem sendo mostrada em uma ferramenta do computador.

Hoje o número de fotos que um profissional precisa entregar para o cliente é absurdamente maior que da década passada. Se antes nossos avós tiravam uma foto e distribuíam, agora, nós lotamos um cartão de memória com 32GB ,64GB ou 128GB da mesma festa, e queremos ver todas com qualidade. E o fotógrafo consegue editar um combo de fotos de uma só vez com o Lightroom.

Por essa incrível funcionalidade, é uma ótima opção se você é indeciso na hora de tirar fotos. Então, abuse da quantidade, depois coloque todas no app e use os presets favoritos (já já vamos falar mais sobre eles). Se você tem alguma dúvida sobre edição de fotos, fique tranquilo! Nós já preparamos um conteúdo completo sobre edição de fotos profissionais!

3 presets para você se inspirar

E claro que não podemos deixar de falar dos presets. Este recurso otimiza o tempo do editor visto que as configurações já estão prontas e basta aplicá-las nas fotos, sendo assim, os elementos principais são: temperatura, matiz, contraste, cores, textura e luminosidade.

Então, trouxemos para você algumas inspirações que valem a pena colocar em prática nas suas fotos. Vamos conferir?

1. Tom pastel

Duas fotos iguais uma ao lado da outra, sendo uma mais clara e outra mais escura. A imagem é de uma mulher sentada.

Esta tonalidade inspira delicadeza e suavidade nas suas fotos, e não é à toa! As cores em tons pastel inspiram tranquilidade através das suas vibrações, sendo chamadas também de candy colors por se referirem aos marshmallows e doces infantis. As configurações para aplicação dessas cores são:

– contraste: – 25

– Exposição: + 0.80

– Realces: – 100

– Sombras: + 25

– Brancos: – 97

– Temperatura: + 20

– Matiz: + 10

– Vibração: – 30

2. Summer heat

Quer realçar seu bronzeado? Este preset é o ideal, afinal, ele evidencia a tonalidade da sua pele tornando-a super bronzeada e uma dica: use em fotos que você está na piscina e na praia pois o contraste entre a sua pele e a água ficam excepcionais. Vamos aplicá-lo na suas fotos do verão?

– Filtro do Instagram: G6 + 12

– Exposição: – 1.8

– Contraste: – 1.7

– Saturação: + 3.5

– Temperatura: – 1.0

– Fade: + 5.0

3. Super natural

Duas fotos iguais uma ao lado da outra, sendo uma mais clara e outra mais escura. A imagem é de uma criança ao ar livre.

Este filtro revela a sua beleza com naturalidade. Então, use-o se quiser evidenciar as suas bochechas rosadas e toda sua beleza sem make. Acompanhe abaixo as configurações do Lightroom para conseguir este aspecto nas suas fotos:

– Exposição: -0.08

– Contraste: – 5

– Realces: – 11

– Sombras: + 71

– Brancos: – 48

– Pretos: + 12

– Matiz: + 4

– Vibração: + 7

– Saturação: + 2

Os presets são super interessantes, pois são uma verdadeira ajuda para os apaixonados por edição, não é mesmo? Então, aproveite para conferir o post com tudo sobre eles, e melhor ainda, saiba como usar presets no Lightroom.

Agora que você já conhece os melhores aplicativos para edição de fotos,que tal colocá-los em prática? Tenha fotos fantásticas com nossas dicas. Para ajudar você ainda mais, confira o conteúdo completo com dicas de ângulos, ou seja, aprenda a tirar fotos em perspectiva.

Nos vemos no próximo post!