Seja um profissional: veja como editar fotos e ter bons resultados!

Se você tem paixão por fotografia, mas ainda sente dificuldades na hora de editar os registros, precisa aprender a como editar fotos profissionais. Afinal, é nesse momento que você deixará as produções mais bonitas e ainda definirá a maneira que o público deve receber a sua mensagem.

A boa notícia é que atualmente existem várias ferramentas e aplicativos de edição capazes de auxiliar o fotógrafo a melhorar aspectos que até então só poderiam ser ajustados na câmera, sendo que nem sempre é possível fazer com que cada elemento presente na hora dos cliques sejam perfeitos.

Por isso, não se preocupe se você ainda não domina a edição fotográfica, tendo em vista que a perfeição somente é alcançada conforme você testa as funções da câmera e das ferramentas. Mas, para tornar o seu processo de conhecimento mais fácil, preparamos 5 dicas fundamentais de como editar fotos. Aproveite!

Fotógrafa com o celular? Conheça os acessórios para garantir um efeito profissional!

Saiba como editar fotos com 5 dicas fundamentais

Editar fotos é como pintar um quadro, afinal, ao escolher as cores e iluminações corretas você consegue transformar qualquer imagem em algo sensacional, cheio de nuances, cores e brilho. No entanto, saiba que para ter o melhor resultado, o seu trabalho deve começar antes mesmo de tirar a fotografia. Saiba mais:

1 – A edição começa nos ajustes da câmera

Essa dica para ter resultados profissionais nos seus registros inicia-se antes mesmo do primeiro clique, pois a maneira que o seu aparelho está ajustado influencia diretamente no resultado final, até mesmo depois de aplicar as edições. Por isso, antes de começar a fotografar, leia o manual da sua câmera e domine as configurações técnicas.

Uma sugestão universal é fotografar em RAW, pois dessa forma você terá imagens cruas e nítidas, apresentando detalhes muito mais profundos nos quesitos de cor e profundidade. Já para câmeras de ação, é importante mantê-las com a velocidade do obturador de 1.500s, que te fornecerá registros incríveis dos movimentos durante suas aventuras.

2 – Faça o controle da iluminação

Todo fotógrafo que deseja se tornar profissional precisa aprender a dominar a iluminação, por isso essa é a dica é essencial para você! Para editar suas fotos como um profissional, comece ajustando a sua câmera no momento de tirar as fotos dependendo da quantidade de luz. Caso necessário, utilize aparelhos de iluminação.

No momento de usar a ferramenta de edição, você pode melhorar a luz das imagens aumentando o brilho. Porém, tome cuidado para não estourar as fotos, pois em grande quantidade você pode destacar alguns pontos e deixar outros invisíveis. Então, para editar a iluminação com mais tranquilidade não se esqueça de ajustar a luz anteriormente.

3 – Ajuste as cores das imagens

A fotografia profissional é uma verdadeira obra de arte, afinal cada pessoa tem um olhar diferente, como também maneiras de expressão únicas. Isso também se aplica com a precisão das cores dos registros. Dessa forma, não existe uma regra para ajustar as cores das imagens sem ser a seguinte: faça experimentações e identifique quais delas mais te agradam.

Caso você prefira transmitir um aspecto mais profundo nas suas produções, vale a pena utilizar a função preto e branco na ferramenta de edição. Para aumentar ou diminuir as tonalidades, você pode experimentar as funções de contraste, brilho e nitidez, na qual cada uma delas trará resultados singulares.

4 – Use presets

Os filtros pré-definidos, também conhecidos como presets, já se tornaram verdadeiros aliados dos fotógrafos, pois com eles não é necessário experimentar várias funções na hora de editar até encontrar a que mais se enquadra com o seu gosto pessoal. De forma prévia você confere variados estilos e assim pode usar tranquilamente.

Assim, ao aplicá-los nas suas fotos, você já tem a cor, brilho, textura e contraste ajustadas, tornando suas produções mais requintadas e elegantes. Para saber como usar os filtros no Lightroom, confira o nosso post no blog sobre o que são presets e aprenda de forma simples a tratar suas imagens.

5 – Mantenha a padronização

A quinta e última dica de como editar fotos é mantê-las padronizadas, pois um dos aspectos que fazem as pessoas identificarem um artista é por meio da associação. Então, evite usar vários tipos de contrastes, cores e texturas. Analise aqueles que mais se adequam com a mensagem que você deseja passar e assim libere sua criatividade.

Por fim, esteja sempre atualizado com as novas ferramentas de edição e tendências, como também com o que seus fotógrafos favoritos estão fazendo, pois assim você terá mais chances de conhecer os principais lançamentos da área e ainda se inspirar para criar projetos cada vez melhores.

Sentiu falta de alguma dica? Deixe um comentário aqui embaixo com a sua opinião, nós queremos saber! Depois disso, aproveite para ler o nosso conteúdo completo no blog sobre como montar um estúdio de fotografia, lá você terá a chance de conhecer tudo o que é necessário para ter um espaço só seu e mandar bem nas produções internas.