High Key: Conheça a Técnica e Aplique Em Suas Fotos

High Key: conheça a técnica e aplique com as dicas da FUNPro!

As técnicas de fotografia estão cada vez mais acessíveis e possíveis de serem executadas com o celular. Um ótimo exemplo disso, são as infinidades de cliques que conseguimos em propostas bokeh e golden hour somente usando nosso smartphone, conceitos fotográficos e criatividade.

O mesmo também é possível com a técnica high key! No entanto, antes de tentarmos capturar uma imagem dentro desse conceito, é interessante conhecê-lo de ponta a ponta, concorda? Foi por isso que nós, do blog da FUNPro, elaboramos um conteúdo que vai te ajudar a entender tudo sobre a high key e como usá-la nas suas fotografias!

Fique por dentro do conteúdo e confira na sequência!

O que são técnicas high key e low key?

Se buscarmos compreensão no dicionário, as palavras “high” e “low” significam, em português, respectivamente “alto” e “baixo”. Isso pode parecer confuso agora e não ter nada a ver com fotografia, contudo compreender o significado dessas palavras nos dá pistas do que as técnicas propõe.

E por falar nisso, as técnicas high key e low hey trabalham justamente a disposição de luz em tons altos ou baixos, garantindo um efeito bastante contrastante e profundo em sombras e mais branco e luminoso nos tons claros. Isso demonstra que as duas técnicas são opostas e carregam passos de elaboração diferentes.

Por exemplo, no high key os tons de luzes trabalhados são mais claros e amenos, garantindo um efeito mais suave e clean. Contudo, quando pensamos em low key a situação se opõe, e trabalhamos tons mais fechados com foco em uma luz mais dura, promovendo um efeito marcante de silhueta.

Para ficar mais claro, você já deve ter notado em fotografias de casal, maternidade, dentre outras, um cenário com fundo completamente preto. É bastante provável que nesse tipo de foto tenha sido usada a técnica low key, já que há uma produção focada em um efeito mais artístico, trabalhando a luminosidade somente na silhueta.

Veja bem, por mais que o conceito da técnica high key pareça ser o mesmo de uma fotografia superexposta, há processos que as diferem. Na primeira proposta, há um trabalho mais minucioso com luz e sombra, além de contar com recursos de edição que potencializa o estilo fotográfico – o que não acontece em cliques com alta exposição e estouro de luz.

Como fazer o efeito High Key?

O efeito high key requer um pouco mais sobre conhecimento de luz e sombra, justamente por ser essa a matéria prima que garante eficiência na proposta desejada. Além disso, alguns acessórios como difusores e rebatedores de luz também podem ajudar, pois eles permitem que a luz fique mais suave e limpa.

Além disso, se formos pensar em fotografias tradicionais, sempre buscamos fazer os cliques com a luz atrás do celular ou máquina fotográfica, concorda? Em cliques clássicos, o foco da luz é direcionado para iluminar a parte da frente do objeto ou modelo a ser fotografado.

Isso não acontece na técnica high key, pois a iluminação não é direcionada somente para pontos específicos, mas sim por todo o espaço que deverá ser fotografado. Como assim? Enquanto em técnicas tradicionais focalizamos a luz, como explicado anteriormente, aqui é necessário fazer com que a luminosidade preencha todo o enquadramento da foto.

Para te ajudar a usar a técnica, nós elaboramos um passo a passo super simples! Continue acompanhando na sequência e confira nosso guia para fazer cliques incríveis no estilo high key!

1 . Escolha o fundo

Para conseguir fazer um clique com qualidade na técnica high key, antes é importante determinar o fundo ideal. Ao contrário do estilo low key, em que havia privilégio por luz dura e fundo preto, aqui nós temos o contrário. Por isso, em uma proposta baseada em tons claros, o mais adequado é optar por um cenário extremamente claro.

Em casa, por exemplo, você pode escolher uma parede branca e colocar um lençol ou outro pano com fundo branco. Além disso, prefira um local com alta luminosidade, como de frente para janela ou sacada.

2 . Opte por elementos claros

Esse tipo de técnica é muito usada em fotografias de recém nascidos, conhecidos com ensaio new born, justamente pela neutralidade e sensação de inocência que o estilo transmite. Por isso, seja ao fotografar seu filho em casa, ou fazer fotos com amigos e parceiros, o melhor a fazer é optar por elementos decorativos em tons claros.

Nas roupas, por exemplo, privilegie vestimentas em tons amenos. Caso prefira um pouco de cor, opte pelos tons pastéis, pois eles favorecem bastante a iluminação em técnica high key, já que ficam ótimos com branco.

3 . Dedique-se na iluminação

O truque de mestre da técnica high key é focar na iluminação. Lembre-se de que nesse estilo é importante que a luminosidade do ambiente esteja em completa harmonia, isso quer dizer que a luz precisa preencher todo o espaço de maneira uniforme. Nesse caso, o mais indicado é optar pela iluminação natural e colocar um fundo branco para rebater os feixes de luz.

Também não é indicado usar a iluminação da parede ou do teto, pois elas podem desregular a ambientação do espaço e promover sombras, resultando em uma fotografia que não atende ao estilo artístico das composições high key.

Assim como em qualquer fotografia, na técnica hig key a iluminação é a chave de tudo. Porém, é preciso entender que, diferente de outras técnicas, nela há um trabalho diferenciado com luminosidade. O importante é que agora você sabe disso e pode abusar nos testes aí mesmo na sua casa, usando o seu próprio smartphone.

Gostou do conteúdo de hoje? Aqui no blog da FUNPro nós trazemos posts como esse toda semana, continue por aqui e confira muito mais sobre dicas de fotografia, acessórios fotográficos e técnicas para cliques inovadores. Até mais!