Tipos de luz na fotografia: 8 opções para fotos melhores!

Tipos de luz na fotografia: 8 técnicas para fotos melhores!

Quando nos interessamos mais por fotografia, a primeira coisa na qual procuramos nos aprofundar é na iluminação. Critério fundamental para cliques perfeitos, procurar uma luminosidade que valorize a paisagem ou a modelo faz com que o resultado final fique muito mais profissional.

Uma lista dos principais tipos de luz na fotografia

Você conhece os tipos de luz na fotografia? Frontal, lateral, em quarenta e cinco graus dentre outras são muito usadas, inclusive, na sétima arte. Cada uma delas cria um imaginário sobre o clique, que pode transmitir ideia de terror, sensualidade e até mesmo alegria.

Pensando nisso, nós do blog da FUNPro elaboramos uma lista com os tipos de luz mais usados por fotógrafos. Quer se aperfeiçoar na técnica? Continue rolando a página e confira mais detalhes na sequência.

1 . Luz Frontal

Provavelmente você já deve ter visto alguma fotografia por aí que privilegie as cores mais fortes e aparentes, não é mesmo? Nesse caso, a luz frontal – ou Paramount, como também é conhecida – é excelente, pois ela cria um efeito mais vivido nas tonalidades. Além disso, ela também é ideal para fotos de perfil, pois valoriza o formato natural do rosto, diminuindo possíveis imperfeições.

2 . Luz Lateral

Ao contrário do exemplo anterior, a luz lateral não é projetada na frente do modelo. Sendo assim, ela é usada para favorecer apenas um lado, criando um efeito elegante, místico e sensual. Por isso, é muito usado em fotografias artísticas, como no caso de capturas com fotos ao ar livre, natureza morta e nu artístico.

3 . Luz de três quartos

A luz de três quartos é ideal para quem deseja realizar retratos tradicionais, como os feitos para grupos familiares, casais e crianças. Também conhecida como fotografia em ângulo de 45º, esse tipo de luminosidade é ótimo para criar efeitos de luz e sombra que valorizam as curvas da face, realçando com naturalidade boca, nariz e queixo.

4 . Luz de Kicker

Enquanto as demais iluminações são ideais para realçar formas e cores, essa é muito comum em situações em que há a necessidade de esconder imperfeições. Aliás, ela é bastante usada no cinema, principalmente em filmes que necessitam de luz para criar sensações de estranhamento, medo, desconfiança e pavor. Nesse caso, ela não é considerada luminosidade principal, mas sim acessória.

5 . Luz de 3/4 e kicker

Você deve ter notado que esse tipo de luz nós combinamos duas técnicas diferentes, não é mesmo? A de 3/4 funciona como luminosidade principal, enquanto a de recorte é interessante para criar efeito de profundidade. Por exemplo, em uma pose retrato, é bacana posicionar o rosto do modelos para a luz 45º, enquanto a técnica de kicker é usada para garantir realce luminoso nos detalhes.

6 . Contraluz

A contraluz é outro tipo de luminosidade usada para garantir efeitos interessantes. Bastante comum em filmes de terror e suspense, ela é posicionada atrás do modelo, proporcionando margem luminosa que define o formato do corpo, muito comum em fotos noturnas. Sabe quando um personagem surge de um túnel com uma luz traseira? É exatamente disso que estamos falando.

7 . Luz zenital

Uma das mais comuns da lista, a luz zenital é muito fácil de se trabalhar, dado ao fato dela estar em nossa casa e durante o dia – proporcionada por lâmpadas convencionais e pelos raios solares. O resultado é extremamente elegante e garante um ótimo jogo de contraste. Perfeita para fotografias no estilo retrato, ela deve ser usada sem exageros para que o efeito seja refinado.

8 . Luz negativa

Mais uma queridinha de diretores cinematográficos como James Wan (Invocação do Mal) e Jordan Peele (Corra!) a luz negativa é aquela usada em posições de baixo para cima, iluminando a região “T” do rosto e proporcionando um efeito macabro muito sofisticado.

Todos esses efeitos podem ser proporcionados com ajuda da luz solar ou por meio de aparelhos tecnológicos que imitam a luz amarela ou fria, como refletores, holofotes, lâmpadas caseiras e até mesmo lanternas. Contudo, quando falamos de iluminação é preciso entender que há uma diferença entre “dura” e “suave”. Vamos conhecê-la?

O que é luz dura e luz suave?

Quando pensamos em iluminação dura, o nome pode parecer estranho e até um pouco incoerente, contudo, o conceito é bastante simples de ser entendido. De maneira geral, a dureza da luz tem a ver com a forma como ela incide no objeto fotografado.

Ela garante um efeito de sombra muito marcado e visível. Por exemplo, quando temos alta propensão de raios solares de um céu limpo sem nuvens criando um grande contraste no objeto fotografado, o efeito projetado é por meio desse tipo de luminosidade.

Já a luz suave é configurada por meio de sombras e sem definição de contornos muito explícitos. Além disso, não é possível dimensionar o início e final do sombreamento. Por exemplo, em um dia com várias nuvens, o sol projeta luz com esse tipo de efeito, difuso e com sombras menos definidas.

Como você já conhece os tipos de luz na fotografia e sabe a diferença entre suave e dura, que tal entender quando usá-las e criar efeitos incríveis? Continue a leitura e conheça nossas dicas na sequência!

Quando usar a luz dura e a luz suave?

Como a maioria das pessoas, você pode ter chegado à conclusão de que uma iluminação é melhor que outra. Entretanto, não caia no senso comum! Não há uma iluminação pior, mas sim determinadas funções em que cada uma delas deve ser aplicada.

No caso da luz dura, ela é essencial quando desejamos deixar evidente a diferença entre claro e escuro. Ela é típica de filmes de terror, em que é muito importante uma iluminação que projete sombras de maneira estratégica, valorizando aquilo que deverá ficar em evidência!

Além disso, como o próprio nome sugere, a luz dura proporciona sempre um efeito mais pesado que a luz suave, o que não a classifica como ruim, mas sim ideal para construir sensações impactantes.

Por sua vez, a luz suave é usada para mostrar delicadeza, calma e sobriedade. Sabe as fotos que normalmente vemos nas revistas de modelos, com peles muito bem trabalhadas, transmitindo sensação de felicidade e calma? Essa é uma das aplicações mais comuns da luz suave. Além disso, ela é bastante importante em cliques para propagandas que trabalham com produtos de limpeza, cosméticos e medicamentos.

Interessante, não é mesmo? Se você também é entusiasta na fotografia e busca conhecer informações relevantes para cliques cada vez mais profissionais, aqui no blog da FUNPro você tem acesso a tudo isso e muito mais! Continue conosco!

Aproveite que você está interessado em aprender mais sobre luminosidade e confira nosso conteúdo sobre ring light, para saber como escolher o modelo mais adequado para uma luz que valorize suas fotos!