FUNPro: Conteúdo sobre Acessórios e Cameras GoPro

Fotos Macro: o que é e como fazer?! Entenda com a FUNPro!

macrofotografia já existe há muito tempo no mundo das câmeras! Porém, com a adoção da tecnologia em alguns celulares, ela tornou-se ainda mais popular e ganhou adeptos em todo o mundo!

Você sabe o que é uma foto macro? Provavelmente, você já deve ter visto no feed vizinho uma fotografia bem próxima ao objeto fotografado, certo? Bem, isso é macrofotografia! Ou seja, quando posicionamos aquilo que desejamos capturar muito próximo a lente da câmera!

Contudo, por mais que pareça simples, já que basta “aproximar a câmera do objeto” existem algumas técnicas importantes para garantir nitidez da imagem, valorização das cores e iluminação! Vamos aprender juntos?

Confira na sequência um roteiro completo para você entender o que é macrofotografia e conhecer as melhores técnicas para sair por aí fotografando flores, objetos, insetos e tudo mais com um olhar macro!

O que é modo macro?

Seja nos celulares ou nas câmeras, a tecnologia macro consiste em proporcionar a captura de uma imagem muito rica em detalhes, potencializando o tamanho do objeto fotografado em pelo menos dez vezes mais do que o verdadeiro.

De maneira bastante objetiva, a técnica é baseada em focalizar aquilo que desejamos fotografar a menos de cinco centímetros da lente, fazendo com que os detalhes fiquem em evidência! No entanto, nem sempre é possível conseguir bons registros com uma lentes simples.

Por isso, hoje em dia, os celulares passaram a incluir essa tecnologia no sistema de captura do aparelho, afinal de contas, passamos a usar a câmera em momentos muito específicos – como nos registros de fotografias de ação, que necessitam de uma câmera especializada, tipo a GoPro.

Caso o seu celular não possua o modo macro e você deseje fazer capturas nesse estilo, é possível adquirir uma lente especializada e acoplá-la sob a do seu aparelho. Assim, fica muito mais fácil fazer registros fotográficos realmente nítidos e que valorize o conceito da foto!

Qual a diferença entre macrofotografia e microfotografia?

Há uma confusão bastante comum sobre macro e microfotografia, já que as duas técnicas atuam com imagens de objetos ampliados, para deixar evidentes detalhes que não estão disponíveis em uma foto comum.

Entretanto, a macrofotografia – como já abordamos anteriormente – trata-se de uma técnica que preza por fotografar um objeto sem recursos para ampliação, e é aí que as duas técnicas diferem!

Na microfotografia, os próprios objetos são imperceptíveis a olho nu! Por isso, para executá-la , é preciso ampliar a imagem em alta resolução para que ela demonstre as características do objeto fotografado.

Como tirar fotos em macro? 6 pontos importantes!

A fotografia macro possui pontos em comum com as tendências tradicionais! Nas duas, é importante considerar o cenário, iluminação, foco, ângulo e distância de captura. Contudo, diferente das capturas comuns, na macrofotografia é preciso concentrar esforços em certos detalhes que definem o estilo da técnica. Confira:

 

1 . Ampliação

A ampliação é um dos critérios mais importantes na fotografia macro, seja por meio de câmeras clássicas ou pela lente do celular. Nesse sentido, para fazer um registro rico em detalhes, é preciso considerar o tamanho do objeto fotografado.

Por exemplo, nas câmeras e em celulares com a tecnologia, o próprio sensor macro faz a definição dos limites da foto em relação ao objeto. Contudo, em aparelhos que não possuem esse recurso e você pretende incluir uma lente própria, será necessário estudar o tamanho do objeto para determinar a distância adequada para o clique!

Nesse caso, adotar um tripé garante melhor estabilidade e permite fotografar objetos em perspectiva! Unir as duas técnicas proporciona uma imagem cheia de detalhes, e faz com que o resultado fique mais técnico!

 

2 . Distância

E por falar em distância, há um termo na fotografia macro que chamamos de distância de trabalho. Ele nomeia o espaço que existe entre a lente e o objeto que será fotografado. Por isso, quanto maior você deixar o protagonista do clique, mais próximo deve estar a máquina fotográfica ou o smartphone.

Ou seja? Isso quer dizer que, em fotografias que o objetivo é potencializar os detalhes, a distância de trabalho será menor. Já, caso você queira uma foto macro com riqueza de cenário, vale a pena ampliar essa medida!

O problema é que, quanto mais reduzimos a distância de trabalho, menos luz entra na lente – o que pode ser um grande problema no resultado estético! Nesse caso, vale a pena investir em iluminação artificial, como flashes específicos para fotografia!

 

3 . Ângulo

Outra dica bacana na fotografia macro é que nós podemos incluir ou não objetos dentro de um mesmo plano! Como assim? Bem, é possível incluir pelo menos três protagonistas, mesmo se eles estiverem em distâncias diferentes.

Por isso, o trabalho com ângulo é tão importante na macrofotografia, pois é a forma que posicionamos a câmera que determinará o nível de criatividade da foto, podendo até mesmo gerar cliques improváveis, como nas fotos em perspectiva forçada. Vale a pena tentar!

 

4 . Foco

O foco é um fato estético, que tem a ver com a personalidade do artista, e na fotografia macro, por muitas vezes, é comum focalizar no meio do objeto. Por exemplo, se a foto é posicionada para capturar o perfil frontal de um besouro, o foco estará na face do inseto e, portanto, as demais partes ficarão desfocalizadas.

Contudo, há tendências artísticas que trabalham o foco de maneira diferente, priorizando partes menos óbvias e construindo um conceito fotográfico que tem mais a ver com uma criatividade particular! Que tal tentar algo novo?

 

5. Iluminação

Costumamos dizer aqui no Blog da FUNPro, que a iluminação é 70% de uma bela fotografia – 10% aparelhagem apropriada e 20% é técnica e criatividade do fotógrafo! Isso é tão verdade que a grande maioria das pessoas tendem a ter dificuldade de fotografar no período noturno, principalmente quando o clique é feito pelo celular.

De fato, a melhor iluminação possível ainda é a natural! Porém, existem recursos que podem ajudar a trazer mais luz ao objeto e deixar os detalhes mais nítidos e bonitos. Para isso, vale a pena investir em flashes especializados ou até mesmo em ring lights potentes!

 

6 . Cenário

Finalmente, pode parecer besteira tratar de cenário na foto macro, porém, mesmo que a intenção seja definir detalhes de um objeto, os cliques mais interessantes nessa tendência tendem a contemplar cenário em cores vivas e que transmitem textura dos itens ao fundo.

Como assim? Bem, digamos que você deseje fotografar uma fruta vermelha e precisa destacar a cor. Que tal colocar a protagonista sob um cenário amarelo ou verde? Além de criar um fundo muito bonito, também estamos usando técnicas profissionais – inclusive utilizadas nas fotografias de produtos – para reavivar a estética do objeto!

Conseguiu entender o que é fotografia macro e como usá-la nos seus cliques? Agora é colocar a mão na massa e abusar da criatividade! Ah, e se você realizar uma macrofotografia com as técnicas que aprendeu com a gente, nos chame nos comentários e diga como ficou o resultado!

Aqui no blog da FUNPro nós disponibilizamos conteúdos semanais sobre persos temas do universo fotográfico! Continue passeando pelo site e conheça nosso texto sobre os melhores aplicativos de edição e fique ainda mais por dentro de técnicas que realmente fazem a diferença na foto!

Sair da versão mobile